Produtos
Cinta lombar: para que serve e como utilizá-la corretamente

Cinta lombar: para que serve e como utilizá-la corretamente

Se você sofre de algum tipo de dor de coluna, já deve ter ouvido falar na cinta postural lombar. Se o seu médico recomendou esse acessório, mas você ainda não o utiliza porque tem dúvidas, talvez não saiba sobre a sua grande variedade de benefícios.

Essa cinta pode ser utilizada por diversas pessoas, seja para prevenir lesões durante a prática de exercícios físicos na academia, seja para ajudar indivíduos que fizeram uma cirurgia e precisam de uma proteção ou alívio da dor na região da coluna.

Sabemos que são muitas as dúvidas que rodeiam esse assunto. Além disso, não há como investir em um produto sem saber se ele realmente funciona. Você tem perguntas sobre a cinta lombar? Calma! Com este post, vamos ensinar para você tudo sobre ela. Confira agora mesmo nos tópicos a seguir.

Conheça mais sobre a cinta lombar

A cinta lombar, como o nome já diz, é uma cinta que envolve a região lombar. Essa área é composta por um conjunto de músculos que ficam na parte inferior das costas, sendo uma das partes frágeis do organismo por ser um local submetido a pesos constantes.

Porém, você sabe como ela funciona? Nesse cenário, a cinta lombar proporciona sustentação e protege essa parte das costas, agindo na prevenção dos riscos de lesões. Também proporciona estabilidade nessa região e auxilia na postura correta. Tudo isso faz com que as dores deixem de surgir e que não se tornem um problema, afetando a vida pessoal e profissional das pessoas.

Além disso, o calor da cinta faz com que os músculos repousem e, como consequência, ocasiona o alívio da dor. Assim, esse equipamento é indicado para qualquer pessoa que tenha problemas de coluna ou de postura. Ela também é indicada para pessoas que desejam evitar esse tipo de situação por realizarem muito esforço, como trabalho pesado ou treinos constantes na academia.

Saiba quando a cinta é recomendada

Tendo diversos benefícios, esse produto pode ser utilizado em vários casos. Geralmente, essa cinta é indicada por prescrição médica. Por isso, caso você esteja com dores nas costas e queira fazer uso desse produto, antes, é importante consultar seu médico.

Dito isso, a seguir, confira algumas situações comuns em que o uso da cinta é recomendado:

• para pessoas que ficam muito tempo sentadas;
• para pessoas que permanecem muito tempo em pé;
• no caso de mulheres que estão na fase do pós-parto;
• em casos pós-cirúrgicos (abdominal e de coluna lombar);
• para prevenir diversos tipos de lesões na coluna;
• para evitar dores na coluna;
• como corretor postural para hérnia de disco;
• para ajudar em caso de fraqueza na coluna.

Com a devida orientação médica, até mesmo as mulheres grávidas podem fazer uso da cinta lombar. Muitas vezes, com o peso da criança no ventre, a coluna passa por um grande esforço. Por isso, existem cintas lombares direcionadas especificamente às gestantes. Elas são projetadas exclusivamente para prevenir e reduzir os riscos de lesões na coluna.

Cinta lombar abdominal

Aprenda a escolher a melhor cinta

No mercado, existem diversos modelos e materiais de cintas. Porém, muitas delas são de má qualidade e, por conta disso, podem prejudicar a sua coluna em vez de ajudar. Dessa forma, saber escolher um produto que tenha um padrão mais elevado de qualidade faz toda a diferença em seu tratamento e bem-estar.

Salientamos que, em todos os casos, o importante é ter a recomendação do seu médico, pois ao reconhecer suas necessidades específicas, ele poderá indicar o modelo mais adequado para a sua realidade. Todavia, como regra, é necessário encontrar uma cinta que ofereça suporte na região lombar e que auxilie na sua postura.

É fundamental que as cintas possam ser ajustáveis conforme a necessidade, com fechos e elásticos para ajudar na compressão. Mas não apenas isso, é importante que o material tenha uma composição que garanta conforto e proporcione uma certa liberdade para fazer os movimentos, características encontradas, por exemplo, no neoprene ou no elastano. Assim, você evita prejuízos em seus afazeres cotidianos.

Outro ponto importante para levar em conta antes de realizar a compra é pensar no design do produto. É importante que o desenho do item seja adequado ao seu corpo, de forma que gere conforto. Muitas pessoas precisam utilizar a cinta lombar para trabalhar, ficando com ela ao longo de praticamente todo o dia. Por isso, uma cinta com um desenho correto e que respeite seu corpo é fundamental para garantir o bem-estar durante o uso.

Veja quais são os principais tipos de cinta postural lombar

Como dito, existem vários modelos de cinta para a lombar. Entre os principais modelos do mercado, podemos destacar os seguintes:

• cinta postural magnética;
• cinta postural simples;
• roupa de compressão.

Como explicamos, para saber exatamente qual o modelo adequado para sua coluna e suas necessidades, cabe uma conversa com o seu médico ortopedista, para que ele possa indicar a melhor solução para você. Cada caso é um caso, por isso existem particularidades que devem ser levadas em conta na escolha desse item.

Entenda quais são os benefícios desse produto

O uso da cinta lombar postural traz diversos benefícios para os usuários, sobretudo quando falamos em pessoas que têm problemas de coluna ou dificuldade para ficar com a postura adequada. A seguir, listamos algumas das vantagens que você obterá com esse equipamento.

Prevenção de lesões

Esse tipo de cinta faz com que o usuário permaneça sempre com uma postura adequada, ao sentar, ficar em pé, deitar, caminhar etc. Mantendo a postura, o peso do corpo será distribuído da maneira certa, evitando que lesões aconteçam nos ossos, músculos e articulações.

Alívio de pressão

Por estabelecer uma distribuição correta do peso em nosso corpo, a cinta proporciona um alívio da pressão na coluna. Isso é importante para evitar dores e cansaço nas pessoas que têm problemas posturais.

Redução da força muscular excessiva

Quando utilizamos a cinta, nossa postura permanece sempre correta. Dessa forma, a força muscular é mais bem distribuída, evitando esforços desnecessários. Por conta disso, fazer movimentos leves fica mais fácil e menos cansativo.

Tronco ereto

Manter o tronco ereto é recomendado para o correto funcionamento dos órgãos internos e dos músculos de uma pessoa. Nesse sentido, uma cinta para postura também vai ajudar, visto que forçará a postura ereta a todo momento, esteja você sentado, em pé ou deitado.

Sabia como limpar o produto

Esse é um produto que ficará em contato constante com o corpo, durante o expediente de trabalho ou até mesmo em momentos de atividade física. Por isso, é importante saber como fazer a higiene correta da cinta, evitando assim o mau cheiro e outros tipos de problemas relacionados ao seu uso diário.

De maneira geral, a limpeza do produto é feita de forma simples. Retire a cinta do corpo e a estenda em uma superfície adequada para fazer a higiene. Limpe a cinta manualmente, fazendo uso de água natural e sabão neutro. Caso seja necessário, utilize uma escova macia.

Após fazer isso, deixe a cinta secar naturalmente na sombra. Uma dica importante é não torcer nem esfregar o produto. Além disso, evite fazer a secagem forçada, atrás de geladeiras ou por meio de outras formas artificiais, pois isso pode deformar a peça. Também não é recomendado utilizar amaciante, pois a cinta é feita com material respirável, e o produto pode prejudicar essa característica.

Entenda como usar corretamente a cinta

Outro ponto importante com relação às cintas posturais é saber utilizá-las de forma correta. O primeiro passo, como dissemos, é escolher o melhor modelo para você, seguindo as recomendações médicas. Além disso, é importante saber ao certo quando utilizar a cinta. De maneira geral, é recomendado utilizá-la no máximo por 8 horas diárias, sempre seguindo as orientações médicas.

Dito isso, quando for utilizá-la, coloque a cinta no corpo e feche o velcro principal. Depois, ajuste a compressão de acordo com as indicações médicas e do fabricante. É sempre importante ajustar a peça na região lombar para que as abas fechem corretamente na frente do corpo. Lembre-se de que, além de corrigir sua postura, é importante que ela fique confortável em seu corpo, para não atrapalhar suas atividades cotidianas.

Escolha o melhor local para comprar a cinta postural lombar

Existem lojas físicas e virtuais que são especializadas na venda de produtos para garantir a mobilidade e o bem-estar das pessoas, como a Ortoponto. Temos para venda modelos de cinta postural lombar de bastante qualidade. Exemplo disso é a cinta abdominal com hastes de aço flexível Hidrolight.

Esse produto ortopédico tem um sistema de ventilação exclusivo, para que a transpiração da pele ocorra sem problemas, evitando assim o acúmulo de suor e o mau cheiro no produto. Além disso, a regulagem de compressão é feita por meio de faixas elásticas, que ficam localizadas na parte traseira da cinta ou no velcro da parte frontal, facilitando o ajuste e garantindo o conforto e a comodidade ao utilizar esse produto.

Como você pôde perceber neste post, as funcionalidades da cinta lombar são diversas e podem servir para inúmeras situações. É importante que você fique atento a todas as informações que trouxemos para que possa escolher o produto mais adequado às suas necessidades.

Você conhecia essas informações sobre a cinta postural lombar? Agora que já sabe melhor como ela funciona e o que deve levar em conta na hora de escolher a melhor cinta para seu caso, confira nossos modelos. Com certeza temos a melhor opção para você!

Nenhum post encontrado