Bem-estar
Você conhece os benefícios de andar de bicicleta?

Você conhece os benefícios de andar de bicicleta?

Apesar da rotina atarefada, você não pode deixar de lado o seu bem-estar e a sua qualidade de vida. Tanto para os mais ativos quanto para aqueles que estão procurando um esporte para começar a se movimentar, pedalar pode ser uma ótima opção! Os benefícios de andar de bicicleta vão além da diversão e podem fazer a diferença na sua saúde física. 

Quer entender melhor como andar de bicicleta pode lhe fazer bem? Confira alguns motivos que separamos para você!

Melhora o condicionamento físico

O condicionamento físico está relacionado à capacidade do corpo de trabalhar durante estímulos intensos, incluindo atividades físicas. Um dos principais benefícios de andar de bicicleta é justamente a melhora constante dessa capacidade.

Isso porque pedalar ajuda a fortalecer os músculos do corpo e tonificá-los, melhora a coordenação motora ao realizar vários movimentos ao mesmo tempo e aprimora a resistência por continuar se movimentando mesmo com o esforço.

Auxilia na perda de peso

Pedalar é uma excelente alternativa para aqueles que buscam uma atividade física que auxilie na perda de peso. Além de tonificar os músculos, principalmente os das pernas, é possível perder até 700 calorias nesse potente exercício aeróbico.

Dessa forma, os benefícios de andar de bicicleta incluem perder peso, modelar o corpo e se sentir bem consigo mesmo de forma acessível, segura e prática. 

É um esporte de baixo custo

Muitos esportes exigem equipamentos caros e manutenções constantes nos acessórios, o que não é o caso de andar de bicicleta. Além disso, ao incorporar a bike no seu dia a dia, é possível economizar dinheiro com deslocamento, pedalando até o trabalho, a escola ou até mesmo durante passeios nos finais de semana.

Entretanto, é necessário investir em alguns equipamentos para evitar feridas em acidentes, mas que também são de baixo custo. Além de garantirem uma modalidade segura, podem durar muito tempo se você tiver os devidos cuidados.

Pode ser praticado em qualquer lugar

Essa atividade é bastante comum entre aqueles que querem começar a se exercitar, pois pode ser realizada independentemente de academia, turma ou personal trainer. Pedalar ao ar livre, por exemplo, pode ser extremamente estimulante e divertido, seja sozinho, com um grupo de ciclistas ou até mesmo em família.

Cabe frisar novamente a importância do uso correto de equipamentos. Se aventurar por aí em cima da bike pode ser muito prazeroso e benéfico, mas nunca se esqueça de andar sempre com capacete, joelheiras, luvas e cotoveleiras. 

Reduz o estresse

Esse é um dos principais benefícios da prática de atividade física. Isso porque, quando o corpo é estimulado por esportes como andar de bicicleta, por exemplo, ele produz dopamina, ocitocina, serotonina e a famosa endorfina, substâncias conhecidas como hormônios do prazer.

Elas são responsáveis por diminuir os níveis de estresse no corpo e promover uma sensação de bem-estar cada vez mais constante quando se pratica atividades físicas com frequência.

Viu como pedalar pode ser eficiente e prazeroso? São diversos os benefícios de andar de bicicleta, mas é importante começar o treino com bastante calma para evitar lesões e acidentes mais sérios. Comece devagar e deixe seu corpo ditar o ritmo à medida que você for evoluindo. Os benefícios virão aos poucos, não se preocupe.

Gostou do post? Então deixe um comentário compartilhando suas experiências!

Clique aqui e confira nossa linha de produtos esportivos e fitness.

Nenhum post encontrado