Bem-estar
Tipos de massagem: aprenda 5 e saiba seus benefícios

Tipos de massagem: aprenda 5 e saiba seus benefícios

A massagem é uma técnica muito antiga de terapia, usada no Oriente há milhares de anos. Para se ter uma ideia, existem desenhos com mais de 5 mil anos que remetem a diferentes tipos de massagens, na China, Japão, Egito, Irã e outros países.

No Ocidente, os primeiros a compreenderem o poder terapêutico da massagem foram os gregos. Na Idade Média, a prática perdeu força, sendo proibida pela igreja, que pregava que a massagem possuía conotação sexual. Porém, a partir do século XVI, a prática começou a ser aceita novamente e os conhecimentos da massoterapia espalharam-se pelo mundo.

Hoje, existem diversas técnicas, com fins terapêuticos ou estéticos. Conheça, a seguir, 5 tipos de massagens e seus principais benefícios. Boa leitura!

1. Shiatsu

O objetivo da massagem Shiatsu é relaxar os músculos endurecidos e equilibrar os pontos meridianos, que são os canais de energia do corpo. A técnica é feita por meio de pressão em determinados pontos do corpo humano. Nela, o massagista usa apenas os polegares, dedos e palmas das mãos.

O equilíbrio dos pontos de energia corrige desequilíbrios internos, previne patologias e ajuda no tratamento de doenças crônicas e agudas. Dessa forma, a Shiatsu proporciona sensação de bem-estar, combate a insônia e a ansiedade, corrige problemas de postura e melhora a circulação sanguínea.

2. Abhyanga

Essa técnica utiliza óleos vegetais medicados e aquecidos para nutrir os tecidos do corpo, eliminando toxinas. Os óleos são escolhidos de acordo com o perfil biológico do paciente e, durante a massagem, são espalhados com movimentos e leves alongamentos.

A massagem Abhyanga desintoxica o organismo, deixa o corpo mais resistente às doenças, melhora a oxigenação dos tecidos e, ainda, estimula o sistema digestivo. Com essa técnica, o corpo torna-se mais forte e menos vulnerável ao cansaço. Além disso, os óleos promovem uma hidratação profunda, deixando a pele macia e agradável ao toque.

3. Ayurvédica

Famosa por seus efeitos relaxantes, a massagem Ayurvédica é uma grande aliada da saúde, pois ajuda a equilibrar corpo, mente e energia. É uma técnica baseada em três princípios: energia vital, circulação sanguínea e respiração. Essa massagem também utiliza óleos vegetais e é realizada por meio de toques profundos e vigorosos, que são iniciados na coluna e depois são estendidos ao pescoço, ombros, peito, rosto, barriga e pernas.

O método melhora a respiração e a circulação sanguínea, dando mais ânimo ao paciente. Além disso, desintoxica o organismo, ajuda a realinhar a postura, combate o estresse, reduz os sintomas depressivos e previne doenças respiratórias.

Clique aqui e conheça nossa linha completa de massageadores.

4. Massagem Sueca

A massagem sueca, também chamada de “massagem clássica”, se baseia em uma sequência com cinco manobras:

• deslizamento;
• pressão;
• amassamento;
• vibração;
• percussão.

Além de ser muito relaxante, a massagem sueca melhora a circulação sanguínea, combate sintomas de estresse emocional e alivia dores. Essa massagem é muito tradicional e vem sendo indicada para pacientes que sofrem com músculos enrijecidos, ansiedade, tensões, depressão, edemas e dores musculares.

5. Destoxi Drenante

Essa técnica tem como objetivo desintoxicar e drenar o organismo, ajudando a reduzir inchaços e a diminuir a flacidez da pele, proporcionando intenso relaxamento. A massagem utiliza cremes derivados da biotecnologia marinha e que possuem ação desintoxicante e drenante.

Entre os seus benefícios, destacam-se o alívio das dores, a diminuição de edemas e o equilíbrio das funções metabólicas do organismo. É uma boa opção para as gestantes, uma vez que ajuda a aliviar os desconfortos da gravidez.

Como existem diversos tipos de massagens e cada um proporciona inúmeros benefícios, é bastante difícil apontar qual é a melhor técnica. De fato, além das mencionadas, há a massagem com pedras quentes e a massagem tailandesa, que relaxam e equilibram as energias do corpo. A massagem com aromaterapia, por sua vez, também relaxa e deixa a pele hidratada.

Como escolher? É importante que você tenha um diagnóstico médico sobre qual é o seu problema. Após isso, converse com um massoterapeuta profissional para saber quais tipos de massagens são indicados para o seu caso. Após isso, é só relaxar e sentir os benefícios na sua saúde.

Gostou do artigo? Então, compartilhe o nosso post com seus amigos nas redes sociais!

Nenhum post encontrado