Acessibilidade
Aprenda agora como montar uma casa com acessibilidade!

Aprenda agora como montar uma casa com acessibilidade!

Montar uma casa com acessibilidade nem sempre é uma tarefa fácil, por isso é comum que familiares de deficientes tenham dúvidas sobre como proceder nessas situações. O mesmo vale para as pessoas com deficiência, que nem sempre percebem alguma solução para as necessidades que elas tem na infraestrutura de uma residência.

Ao projetar uma casa com acessibilidade, portanto, é importante contar com o suporte de arquitetos e engenheiros que possam desenvolver plantas de edificações já de acordo com essas modificações que vão melhorar o ambiente.

Porém, nem sempre é possível fazer uma casa do zero e, nesse caso, é preciso fazer adaptações na infraestrutura já existente. Veja algumas dicas!

Utilize rampas nos degraus e desníveis

As rampas são a forma mais prática para adaptar degraus e desníveis, pois elas podem ser utilizadas facilmente para locomoção dos cadeirantes, por exemplo. Por isso, seu uso é recomendado em jardins, entradas e outros pontos internos e externos das residências.

E engana-se quem pensa que é preciso investir muito dinheiro para fazer rampas. Uma solução simples, prática e bonita são as rampas em carpintaria, que podem ser incluídas em edificações já construídas.

Aumente a largura das portas e corredores

Um dos primeiros passos que devem ser dados ao adaptar uma casa é aumentar a largura das portas e corredores. As cadeiras de rodas podem ser bastante robustas, nem sempre elas passam facilmente por portas e corredores com larguras comuns.

Além disso, com espaços mais largos, os cadeirantes terão mais liberdade para se movimentar pela residência com a autonomia, sem ter que ficar o tempo todo solicitando ajuda.

Clique aqui e conheça nossa linha de Barras de Apoio para Banheiro.

Deixe bastante espaço entre os móveis

É preciso deixar um espaço bastante amplo entre os móveis, para evitar problemas de circulação com a cadeira de rodas. Em casas menores, alguns móveis podem, até mesmo, terem que ser retirados para facilitar a circulação.

Outro ponto relevante é que as gavetas e portas de armários sejam sempre baixas, para que os cadeirantes possam pegar facilmente os objetos que desejam nesses locais.

Em alguns casos, também pode ser sugerida a quebra de paredes, para que cômodos menores se tornem apenas um, mais amplo e com móveis mais bem distribuídos.

Faça adaptações no banheiro

O banheiro é uma das áreas que mais exige adaptações para pessoas que têm a mobilidade reduzida. Afinal, por ser uma parte da casa em que se faz o uso de água, os riscos das pessoas escorregarem e caírem ao fazerem movimentos é mais acentuado.

Para pessoas deficientes, os banheiros necessitam de barras de apoio para facilitar movimentações no banho, espelhos inclinados, vaso sanitário, pia adaptada etc. Além disso, é preciso que haja um espaço adequado entre todos os itens.

Esses são os principais pontos que devem ser levados em consideração ao montar uma casa com acessibilidade. Atente-se a eles e garanta um ambiente adequado e gostoso para todos.

Em nossas redes sociais, sempre publicamos conteúdos interessantes como este. Não deixe de nos acompanhar! Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no LinkedIn.

Nenhum post encontrado