Acessibilidade
Veja como escolher um andador adulto perfeito para as suas condições

Veja como escolher um andador adulto perfeito para as suas condições

O andador adulto, também chamado de andador ortopédico, é um equipamento que tem como função ajudar pessoas com comprometimento ao andar ou com dificuldades de equilíbrio ao desempenhar atividades cotidianas.

Trata-se de um acessório muito utilizado em quadros pós-operatórios ou durante a recuperação de alguma doença. O bom andador adulto auxilia na reabilitação da força e do equilíbrio dos membros inferiores, proporcionando mais saúde e bem-estar para o paciente.

Para escolher a melhor opção para as suas necessidades, é preciso estar atento a alguns aspectos do produto. Nesse sentido, a seguir vamos mostrar as principais características que devem ser analisadas antes da compra para você encontrar o andador perfeito!

Modelos de andadores

Atualmente, vários modelos de andadores adultos estão disponíveis no mercado. De forma geral, os mais procurados são os andadores com quatro apoios. Confira abaixo alguns deles.

Dobrável fixo

Os modelos com quatro apoios fixos estão entre os preferidos pelos pacientes. Eles oferecem grande estabilidade e segurança para o usuário, promovendo mais independência e autonomia nos movimentos.

Ele suporta pessoas com até 130 quilos e tem tamanho único, sendo indicado para quem tem de 1,5 m a 2 m de altura.

Para usar esse tipo de andador, o paciente precisa levantá-lo ao caminhar, não sendo interessante para quem tem limitação de movimento nos braços.

Dobrável articulado

Esse modelo também tem grande procura por parte dos usuários. Ele é semelhante ao modelo dobrável fixo, com a diferença de que o modelo dobrável articulado permite que o paciente possa movimentá-lo conforme sua locomoção.

Assim, não é preciso que a pessoa levante o andador a cada passo — ela pode levantar apenas um pouco de cada lado por vez.

Essa opção suporta até 130 quilos e também é indicado para pessoas com altura entre 1,5 m e 2 m.

Com rodas

Existem também os andadores adultos com rodas. Nesses casos, há as opções com duas ou com quatro rodas. Esses modelos facilitam a locomoção da pessoa, que não precisa levantar o equipamento a cada passo.

Eles tendem a suportar, em média, até 130 quilos. São recomendados para pacientes com pouca força nos braços ou que necessitem de mais ajuda para caminhar.

Andador adulto com regulagem de altura

Geralmente, os andadores ortopédicos apresentam um sistema de regulagem de altura para se adequarem melhor ao tamanho e às necessidades da pessoa.

Dependendo da altura e das condições de postura do usuário, os andadores de tamanho único não são os mais indicados. Desse modo, o ideal é a aquisição de um equipamento com esse sistema mais fino de regulagem, que propicia mais conforto e um uso mais ergométrico à pessoa.

Clique aqui e confira o Andador Adulto 2 em 1 Articulado e Fixo Dellamed.

Resistência

A resistência de um andador adulto é um ponto-chave na escolha do produto, pois uma falha em seu uso pode acarretar sérias injúrias ao paciente.

Em média, a carga de suporte desse equipamento varia entre 100 e 130 quilos. Contudo, caso o usuário apresente peso superior a esses valores, é recomendado comprar um andador sob encomenda, com reforço nos apoios, a fim de evitar acidentes.

Ponteiras

Praticamente todos os andadores têm ponteiras nas extremidades distais dos apoios. Como essas ponteiras precisam ser repostas com o tempo, é importante ficar atento ao modelo de cada uma delas para evitar complicações e descontentamento em compras futuras.

Fácil translado

Alguns andadores são dobráveis, o que facilita o seu transporte junto ao paciente. Se possível, dê preferência para um modelo com esse sistema de fechamento, pois permite que o equipamento seja acomodado com mais praticidade durante viagens e passeios.

Do mesmo modo que outros equipamentos assistivos, a escolha de um andador ortopédico envolve a orientação adequada do médico que acompanha o paciente. Para isso, ouça o que o especialista tem a dizer e esteja atento ao que cada produto pode oferecer.

A escolha de um bom andador adulto representa, além de mais autoconfiança e independência na locomoção do paciente, uma melhor saúde física e mental.

Gostou deste conteúdo? Então visite a nossa loja, confira as variedades disponíveis e escolha o modelo ideal para as suas necessidades!

Nenhum post encontrado