Acessibilidade
4 perguntas e respostas sobre barras de apoio para deficiente

4 perguntas e respostas sobre barras de apoio para deficiente

As barras de apoio para deficiente são verdadeiras aliadas dos cadeirantes ou daqueles que têm limitações nas movimentações, como os idosos ou portadores de paraplegia. Esse equipamento é importante para que se tenha mais segurança e autonomia para utilizar o banheiro.

A fim de que você saiba mais sobre esse assunto, desenvolvemos este post que pretende esclarecer as principais dúvidas que as pessoas têm sobre as barras de apoio para deficiente. Aprenda suas utilidades, os tipos existentes e como comprá-las de maneira prática e segura! Continue a leitura e confira.

1. O que são as barras de apoio para deficientes?

As barras de apoio para deficientes são itens de segurança que devem ser instalados nos banheiros e outros cômodos das casas em que hajam pessoas com limitações físicas. Elas podem ser colocadas nas proximidades do chuveiro, ao lado do vaso sanitário, na entrada e saída do toalete etc.

Ao fazer a instalação dessas barras, é importante seguir as normas da NBR 9050/2004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a fim de evitar que sejam perfurados tubos hidráulicos ou elétricos que estejam na parte interna do local.

Outro ponto importante sobre o uso de barras de apoio é que é interessante utilizá-las juntamente com um tapete antiderrapante. Dessa forma, é possível evitar ainda mais quedas ou acidentes.

2. Quais são os principais tipos de barras de apoio?

Existem diversos tipos de barras de apoio e cada um deles pode ser utilizado para uma finalidade específica. Veja quais são os principais:

Barras de apoio na bacia sanitária

Esse tipo de barra é instalado nas paredes laterais junto às bacias sanitárias. Trata-se de uma barra horizontal com um comprimento mínimo de oitenta centímetros. Ela deve ter certa distância em relação à altura do piso.

Barra para lavatórios e vasos sanitários

Essas barras são utilizadas principalmente para cadeirantes, que desejam ter mais autonomia para utilizar lavatórios e vasos sanitários. A instalação deve ser feita nas laterais dos vasos e lavatórios e ter uma largura que possibilite a locomoção. Elas devem ter o formato da letra “L”, possibilitando a movimentação por todo o local.

Barras para boxes

As barras para boxes são utilizadas para facilitar o banho, permitindo que o cadeirante se locomova pelo local. Como a cadeira não pode ficar solta para não derrapar, deve haver um espaço adequado e uma distância de no mínimo 4 centímetros entre o suporte e a pia.

Clique aqui e confira nossa linha completa de Barras de Apoio.

3. Que utilidades as barras de apoio para deficiente possuem?

A principal utilidade de uma barra de apoio para deficientes é tornar mais prático e acessível o seu dia a dia. Assim, essas pessoas terão mais autonomia para se movimentar e fazer atividades íntimas, como tomar banho sem precisarem de acompanhamento.

As barras de apoio para deficientes são importantes também para aumentar a autoestima deles, que deriva justamente da autonomia e da liberdade que terão.

4. Onde comprar esse tipo de equipamento?

A compra desse tipo de equipamento pode ser feita em lojas especializadas. Atualmente, também existem lojas online que contam com barras de apoio para deficiente com muita qualidade, proporcionando uma compra com mais praticidade.

Gostou deste artigo? Agora que você já sabe quais são os tipos de barra e suas utilidades, acesse o nosso site, confira todas as opções e escolha a que se encaixa no seu caso. Temos modelos para todas as situações.

Nenhum post encontrado