Fisioterapia
Veja como evitar que câimbras nas pernas estraguem seu ensaio de ballet

Veja como evitar que câimbras nas pernas estraguem seu ensaio de ballet

Você provavelmente já sentiu câimbras nas pernas durante um ensaio e não conseguiu executar seus movimentos com precisão. As câimbras são inimigas dos bailarinos e podem atrasar seu dia. Contudo, seguindo algumas dicas você pode evitar que elas apareçam.

A câimbra é uma contração muscular involuntária que provoca dor intensa e paralisa a musculatura afetada. Nos dançarinos, ela geralmente ocorre nos pés, panturrilhas e costas devido à atividade intensa.

Principais causas das câimbras nas pernas

Na grande maioria dos casos, as câimbras não são graves e as dores passam rápido. Suas principais causas são:

• falta de oxigênio no músculo ou excesso de ácido lático, o que acontece durante a atividade física;
• falta de minerais no organismo como potássio, magnésio, cálcio e sódio;
• uso prolongado de medicamentos diuréticos que eliminam os minerais necessários ao corpo;
• doenças como diabetes e problemas no fígado;
• contrações repetitivas em músculos do corpo que não estão aptos;
• fadiga muscular.

Uma situação em que a câimbra pode acontecer é, por exemplo, quando a bailarina da dança de salão executa um movimento de "meia-ponta" usando sapato de salto. Nesses casos, os músculos da panturrilha já estão contraídos para manter o equilíbrio no salto e o esforço adicional pode sobrecarregar a musculatura, causando o espasmo.

Dicas para evitar que as câimbras surjam

Se você já precisou interromper um ensaio por causa da câimbra, saiba que alguns hábitos podem prevenir que elas aconteçam. A seguir, separamos algumas dicas.

Hidrate-se bem

Você provavelmente já ouviu especialistas dizendo que é preciso consumir ao menos 2 litros de água por dia. Essa quantidade é necessária para hidratar células e órgãos e também músculos e tendões. Em dias quentes, os bailarinos precisam de ainda mais líquidos e a dose diária aumenta para 3 litros.

Outras bebidas como chás e sucos naturais, assim como alimentos com bastante líquido, como pepino e tomate, também são uma opção.

Tenha uma alimentação saudável

Uma alimentação balanceada e rica em potássio, magnésio e cálcio também é necessária para que as contrações não ocorram. Entre os alimentos mais indicados estão:

• oleaginosas como castanhas, nozes e amêndoas;
• derivados do leite como queijos e iogurtes;
• banana;
• batata doce;
• melão;
• tomate;
• couve;
• espinafre;
• brócolis.

Cuide do condicionamento físico

Quando as câimbras acontecem com frequência, o corpo pode estar dando um aviso de que você não está bem condicionado fisicamente para executar os movimentos pretendidos.

Por isso, é importante ter sempre o apoio de um preparador físico que auxiliará você em um programa complementar para reforço muscular. É preciso que o músculo esteja preparado e adaptado para aguentar os ensaios e saltos.

Faça alongamentos antes e depois dos ensaios

É preciso alongar os músculos pelo menos uma vez ao dia, mesmo quando você não terá ensaio. O alongamento frequente, além de prevenir as câimbras, também vai prevenir as dores musculares no dia seguinte.

Ao primeiro sinal de câimbras durante o ensaio, pare imediatamente o exercício e alongue o músculo contraído — essa medida será suficiente para que a dor seja aliviada. Se for preciso, peça auxílio de um colega para a manobra.

Seguindo essas dicas simples e mantendo uma alimentação balanceada você conseguirá evitar os episódios de câimbras nas pernas e não precisará mais se preocupar com esse problema.

Curtiu as dicas? Tem um amigo bailarino que sofre muito com contrações musculares nos ensaios? Compartilhe esse post e ajude outros dançarinos a evitar o problema!

Nenhum post encontrado