Acessibilidade
Entenda o que é a cadeira de rodas monobloco e para que serve

Entenda o que é a cadeira de rodas monobloco e para que serve

Que a cadeira de rodas é uma excelente aliada na conquista de mais mobilidade e independência, não há dúvidas! Mas e quanto aos modelos disponíveis no mercado? Você sabe o que é uma cadeira de rodas monobloco e sua diferença em relação ao modelo dobrável em X? 

Pensando nas particularidades e benefícios dessa opção, criamos este post para que você conheça mais sobre ela. Confira!

O que é a cadeira de rodas monobloco?

É um modelo de cadeira de rodas que se destaca no mercado devido aos benefícios que apresenta, como o fato de ser o mais leve. As monoblocos pesam, em média, de 6 a 13kg, mas podem chegar a menos que isso! Além disso, sua estrutura é inteira, característica que garante mais agilidade e leveza na movimentação.

Outro diferencial está na presença de uma articulação entre o encosto e o assento, o que permite dobrar a cadeira nesse sentido (encosto sobre o assento) e não em "x".

Elas costumam ser modelos mais coloridos, brilhantes e com mais possibilidade de acessórios, adaptações e regulagens.

Para que serve?

As características da cadeira de rodas monobloco fazem desse modelo a alternativa ideal para pessoas mais ativas. É considerada uma opção mais prática, pois sua estrutura possibilita manobras ágeis e em espaços menores. Ou seja, permite que o usuário se locomova com mais independência. 

Além disso, devido à engenharia aplicada na construção, é mais compacta e resistente. Tais características influenciam diretamente na durabilidade do produto, fator relevante para quem busca uma opção de qualidade.

Cadeirantes que dirigem podem, sozinhos e facilmente, passar da cadeira para o carro e vice-versa, bem como guardar a cadeira no carro sem a necessidade de ajuda de outras pessoas. Portanto, também é o modelo mais indicado para motoristas.

Por esses motivos, a cadeira de rodas monobloco é uma boa escolha para quem deseja um modelo de alta performance para se locomover com mais facilidade e sem tanto desgaste físico. Esse tipo de cadeira, por exemplo, é utilizado amplamente por paratletas ou pessoas com deficiência que praticam esportes.

Clique aqui e conheça nossos modelos de Cadeiras de Rodas Monobloco.

Qual a diferença entre a cadeira de rodas monobloco e o modelo dobrável em X?

Essa é uma dúvida comum na hora de fazer a escolha entre um modelo e outro. Felizmente, é simples compreender a diferença entre ambos e, a partir disso, escolher a melhor alternativa.

A cadeira de rodas monobloco, como explicado, é um modelo cuja estrutura permite uma dobragem diferente. Tal particularidade, aliada à existência de um mecanismo que permite retirar e instalar as rodas com facilidade, contribui para o transporte. Além disso, esses modelos são super leves.

Já a cadeira de rodas dobrável em "x" é indicada para pessoas cuja dependência é maior, pois é um modelo que oferece estabilidade para o corpo, não exigindo força e controle do tronco e membros. Sua estrutura é dividida em duas partes que se unem por tubos. É construída em aço ou alumínio, mas, se comparada com a cadeira de rodas monobloco, pesa mais.

A principal distinção entre os dois modelos, portanto, está na estrutura. Pode parecer apenas um detalhe, mas impacta diretamente na rotina do cadeirante.

Muitas pessoas, ao trocarem o modelo dobrável pelo monobloco, percebem a diferença na qualidade de vida no sentido de adquirir mais mobilidade e independência. Inicialmente, é comum que a sensação seja de insegurança, mas com o tempo (e prática), todos a enxergam como a melhor opção para pessoas ativas. 

O próximo passo, após identificar a cadeira de rodas monobloco como uma boa alternativa, é escolher um fornecedor confiável, com condições de pagamento facilitadas e bons produtos. A Ortoponto, por exemplo, é uma empresa com quase 20 anos de experiência no segmento de saúde e bem-estar. Filiada à Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (Abotec), visa oferecer soluções em saúde com produtos de excelente qualidade.

Aproveite para acessar o nosso site e conferir os modelos de cadeira de rodas monobloco disponíveis!

Nenhum post encontrado