Veja quais são os sintomas de alergias respiratórias!

As alergias são uma reação exagerada do sistema imunológico em relação a determinadas substâncias que entram em contato com o organismo, as quais são conhecidas como alérgenos. Em geral, essas reações são causadas por substâncias inofensivas para a maioria das pessoas, como pólen, pelo de animais ou poeira, por exemplo. É muito importante conhecer os sintomas de alergias respiratórias para que o tratamento seja feito de maneira correta.

Esse problema pode causar doenças como sinusite, rinite e asma, provocando tosse, espirros e dificuldades para respirar. Além disso, outros fatores podem desencadear as alergias, como mudanças climáticas, infecção das vias aéreas, perfumes, medicamentos, entre outros. Neste post, vamos mostrar os principais tipos e sintomas das alergias respiratórias. Confira!

Quais os principais tipos de alergias?

Asma

A asma é uma doença crônica que faz com que as vias aéreas fiquem inflamadas, o que dificulta a respiração. O problema pode ser causado por alérgenos como fumo, mudanças climáticas, produtos químicos, pólen, entre outros.

Bronquite

A bronquite é um processo inflamatório das estruturas que levam ar aos pulmões. Ela se instala quando os pequenos cílios que revestem o interior dos brônquios param de eliminar o muco presente na via respiratória. As crises podem ser provocadas pelo contato com poluentes químicos e ambientais, como ácaros, tinta, inseticida e poeira.

Rinite

A rinite alérgica pode ocorrer de duas formas: perene (ocorre o ano todo) e sazonal (ocorre apenas em uma parte do ano). Ela é causada por vários fatores, como perfume, cigarro, mofo, ácaros, pelo, pólen etc. Além disso, esse tipo de alergia também apresenta um fator genético como causa na maior parte dos casos.

Clique aqui e conheça nossa linha completa de Nebulizadores e Inaladores.

Quais são os sintomas de alergias respiratórias?

Tosse

A tosse é um sintoma bastante comum da alergia respiratória e aparece sempre que a pessoa entra em contato com alguma substância alergênica. Esse tipo de tosse é mais recorrente no outono e primavera, embora também possa surgir no inverno, pois os locais tendem a estar fechados nessa época do ano, causando o acúmulo de substâncias alergênicas no ar.

Falta de ar

A falta de ar é outro sintoma comum da alergia. Além disso, sensação de aperto no peito, chiado ou cansaço também fazem parte do problema. Os principais fatores que provocam a falta de ar são fungos (mofo), baratas, poluição ou fumaça, exercício físico e mudanças de temperatura.

Coriza

A coriza é caracterizada pela produção de secreção ou corrimento nasal. Em processos alérgicos, ela se apresenta com coloração transparente. O quadro mais comum e que envolve a coriza é a rinite alérgica e, além da coriza, a pessoa apresenta obstrução nasal, coceira no nariz e espirros.

Como vimos, os sintomas de alergias respiratórias incluem tosse, falta de ar, coriza e espirros. Para que o tratamento seja feito corretamente, é importante conhecer as causas do problema. Por isso, procure um médico especializado para que ele possa diagnosticar e indicar o medicamento correto para a alergia.

Gostou deste post e quer saber mais? Então assine a nossa newsletter e receba conteúdos diretamente em sua caixa de entrada!