Tipos de tendinite: veja as diferenças, os sintomas e tratamentos!

É cada vez mais comum vermos pessoas diagnosticadas com diferentes tipos de tendinite, uma doença que não parece tão grave, mas causa muito incômodo e dor nos portadores. Trata-se de uma inflamação que atinge os tendões, a parte fibrosa que liga os músculos aos ossos. Isso faz com que o local atingido fique com bastante inchaço e cause fortes dores com o passar do tempo.

Mas você conhece os diferentes tipos de tendinite? Cada um deles têm características específicas, as quais explicaremos na sequência. Acompanhe!

Tendinite de Aquiles

A tendinite de Aquiles é aquela que ocorre no tendão de Aquiles, também chamado de tendão calcâneo. Geralmente, esse tipo de doença acontece por conta da postura inadequada por longos períodos e desequilíbrios musculares. Além disso, praticar exercícios físicos de forma exagerada, sem o uso de calçados adequados, também é um fator de risco para desenvolver o problema.

Se tratada logo no início, e os comportamentos que causam a tendinite de Aquiles forem suspensos, há chances de cura e evita-se que as dores se proliferem para outros músculos do corpo. Em alguns casos, é recomendado até mesmo o uso de bota ortopédica.

Dedo em gatilho

O dedo em gatilho é um tipo de tendinite no qual o tendão da palma da mão engrossa e fica inflamado. Assim, se forma um nódulo em torno do tendão.

Essa lesão se forma, muitas vezes, por conta do esforço repetitivo, sendo muito comum em operadores de máquinas que precisam fazer o mesmo movimento diversas vezes com as mãos, por exemplo.

Tendinite no pulso

Entre os principais tipos de tendinite, um dos mais comuns é no pulso, que causa dores articulares à munheca e ao toque. Também são sintomas dessa doença as sensações de rigidez e dormência.

No geral, a tendinite no pulso acomete as pessoas que fazem atividades manuais de forma constante, como trabalhadores que digitam por horas no teclado do computador. O uso de munhequeiras é interessante para aliviar as dores causadas por essa inflamação.

Clique aqui e confira nossos modelos de Talas Ortopédicas para Punho.

Tendinite no joelho

A tendinite no joelho também é conhecida como tendinite patelar, pois afeta a patela, que faz parte da estrutura do joelho. Essa lesão ocorre com muita frequência em pessoas praticantes de esportes que exigem muito dos joelhos, como as corridas, o vôlei e o basquete.

Também é bastante comum que pessoas que utilizam sapatos de salto alto por muito tempo desenvolvam a tendinite no joelho. Assim, se essa doença for diagnosticada, recomenda-se substituir esse calçado por outros mais confortáveis.

Como você pode perceber, são diversos os tipos de tendinite e cada um deles pode ter uma causa ou característica própria. Por isso, quando falamos em tratamento, consideram-se várias opções: uso de produtos ortopédicos, realização de fisioterapia, uso de medicamentos para aliviar a dor etc. É importante consultar um médico para que seu diagnóstico seja feito de forma correta e o tratamento mais adequado seja indicado.

Gostou deste artigo? Então assine a nossa newsletter! Assim poderemos enviar mais materiais desse tipo para o seu e-mail e você poderá melhorar muito a sua saúde e qualidade de vida.