Produtos
Cadeira de rodas manual ou motorizada? Saiba como escolher a ideal

Cadeira de rodas manual ou motorizada? Saiba como escolher a ideal

Escolher entre uma cadeira de rodas manual ou motorizada pode ser um desafio para quem não conhece as particularidades de cada opção. Embora ambas tenham o mesmo objetivo, que é o auxílio na locomoção, cada uma possui características específicas que podem fazer a diferença na qualidade de vida do usuário.

Sabendo da importância de entender melhor sobre cada modelo, elaboramos este post para que você saiba o que avaliar, a fim de fazer uma boa escolha. Para saber mais sobre as duas opções e os modelos disponíveis no mercado, continue a leitura!

Como funciona a cadeira de rodas manual?

Como o próprio nome já sugere, essa cadeira precisa ser impulsionada pela própria pessoa, pois requer a aplicação de força humana para a movimentação. Manoplas presentes na parte traseira permitem e facilitam o manuseio da cadeira por parte de um cuidador, por exemplo. 

Existem dois tipos de modelos manuais: as cadeiras ativas e as cadeiras padrão. As primeiras são conhecidas por serem mais leves e compactas. Geralmente são indicadas para pessoas com pouco ou nenhum comprometimento dos membros superiores. Quanto à fabricação, podem ser construídas com dois tipos de chassis: o monobloco dobrável em "L" e o dobrável em  "X", mas com estrutura leve.

Já as do tipo padrão são menos compactas que o modelo anterior e indicadas para quem apresenta médio comprometimento dos membros superiores ou ainda para aquelas pessoas que precisam, obrigatoriamente, do auxílio de terceiros para a locomoção. Para além disso, esse modelo possibilita adaptações e instalação de recursos, como almofadas especiais, estabilizadores de tronco e encostos anatômicos.

Como funciona a cadeira de rodas motorizada?

Ao contrário do modelo manual, o deslocamento é comandado pelo próprio usuário sem nenhum gasto energético. A cadeira conta com um motor, o qual é acionado por um controlador mantido por baterias recarregáveis. Quando deseja movimentar-se, o usuário precisa apenas utilizar o joystick, que é responsável por controlar velocidade e direção.

Assim como as cadeiras manuais, as motorizadas se dividem em dois tipos: as com fechamento em "x" e as do tipo monobloco. Aqui, há uma inversão. Nos modelos motorizados, geralmente, as cadeiras em "x" são mais leves e mais compactas, sendo adequadas para o transporte em veículos não adaptados. Já os modelos monobloco são mais pesadas, pois normalmente não possibilitam a remoção da bateria. Por isso, exigem uma adaptação do veículo para o transporte e são uma boa escolha para quem busca um produto resistente e com estabilidade. 

De modo geral, a cadeira de rodas motorizada é indicada para pessoas que procuram por mais liberdade e autonomia no deslocamento. O único requisito é que o usuário apresente nível de compreensão adequado para a condução do equipamento de forma segura.

Quais são as vantagens desse modelo?

A possibilidade de se deslocar com facilidade e sem esforço físico do próprio usuário já é uma grande vantagem do modelo. No entanto, outros fatores podem ser apontados como positivos:

• é mais confortável;
• apresenta vantagens no deslocamento em grandes distâncias;
• proporciona maior liberdade;
• é ergonômica, característica que proporciona maior bem-estar e evita dores na região lombar.

Clique aqui e conheça a Cadeira de Rodas Motorizada E4 Ortobras Dobrável.

Como escolher entre uma cadeira de rodas manual ou motorizada?

A escolha do modelo ideal é um processo que não deve levar em consideração apenas as características de cada tipo de cadeira, mas também as características do usuário e de sua rotina. Afinal, é um equipamento que deve estar voltado às necessidades e características individuais de cada pessoa. 

Uma pessoa ativa, por exemplo, que está envolvida em atividades, como o trabalho, busca mais autonomia e independência. Nesse caso, a cadeira motorizada apresenta mais benefícios, se comparada com a manual.

Analisados todos esses fatores, o próximo passo é buscar um produto de qualidade, pois o modelo escolhido, seja uma cadeira de rodas manual ou motorizada, tem um impacto direto na qualidade de vida do usuário. Sendo assim, busque uma empresa que ofereça bom atendimento, variedade de modelos, assistência técnica e garantias.

A Ortoponto cumpre essas exigências e tem muito a oferecer para quem busca um bom produto. Sendo assim, aproveite para conferir as opções disponíveis quando o assunto é mobilidade!

Nenhum post encontrado