Acessibilidade
Conheça o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Conheça o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 1 bilhão de pessoas no mundo vive com algum tipo de deficiência. Apesar de não ser um número pequeno, essa parcela da sociedade ainda é invisível e sofre com preconceitos e segregação diariamente. Na busca por um mundo mais inclusivo, a ONU estipulou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

A criação da data, que ocorre em dezembro, foi uma forma de incentivar os debates acerca da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, promovendo mais qualidade de vida. Quer saber mais sobre essa celebração e por que ela é tão importante? Confira na leitura.

O que é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência?

A data é comemorada mundialmente no dia 3 de dezembro. Foi criada com o objetivo de estimular a compreensão das questões relacionadas às pessoas com deficiência, promovendo mais dignidade, direitos e bem-estar. Além disso, contribui na luta contra a invisibilização dessa parcela da sociedade.

A iniciativa surgiu em uma Assembleia Geral da ONU, em 14 de outubro de 1992. A partir daí, tem sido comemorada todos os anos e propõe a reflexão sobre os direitos das pessoas portadoras de deficiência.

Qual a importância dessa celebração?

Essa data visa promover a conscientização sobre a igualdade de direitos e oportunidades. Ela também busca gerar discussões sobre o papel da pessoa com deficiência na sociedade e celebrar as conquistas alcançadas. A intenção é dar voz às pessoas com deficiência para que elas possam ocupar espaços na sociedade e no mercado de trabalho.

O Comitê da ONU destaca, também, a importância da participação de pessoas com deficiência e suas organizações representativas nos processos públicos de tomada de decisões, no que se refere aos direitos humanos. Segundo a organização, quando pessoas com deficiência são consultadas, as leis, políticas e programas se tornam muito mais inclusivas e acessíveis.

Pessoas com deficiência precisam de uma maior atenção por parte do governo, pois, muitas vezes, são mais vulneráveis e dependem de espaços com acessibilidade. Por isso, a data é tão importante para incentivar a criação de políticas públicas que auxiliem na inclusão dessa parcela da população. Além disso, ela promove mais qualidade de vida e melhora aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais.

Quais as principais ações realizadas nesse dia?

O evento é temático e, a cada ano, foca em um aspecto importante a ser discutido. Em 2018, o tema abordado foi a capacitação das pessoas com deficiência para assegurar a inclusão e igualdade. Diversas ações foram realizadas na sede da ONU em Nova Iorque, incluindo painéis de discussão e eventos culturais.

Além dos eventos oficiais promovidos pela organização, outras ações são realizadas ao redor do mundo. Governos, organizações da sociedade civil e entidades privadas se unem em ações em prol da data. Entre as comemorações de 2018, aconteceu a largada da 22ª edição nacional das Olimpíadas Especiais das APAES, promovida pela APAE Brasil, na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é uma data importante para que a sociedade e os órgãos governamentais possam refletir sobre os direitos das pessoas com deficiência. Ele possibilita a busca de um mundo mais inclusivo e justo, dando voz e assegurando uma melhor qualidade de vida para essa parcela da população. No entanto, é preciso continuar propondo debates constantes para que ainda mais conquistas sejam alcançadas. 

Gostou do nosso post e quer receber mais artigos como este? Assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail!

Cadeiras de rodas

Nenhum post encontrado