Acessibilidade
Conheça 4 tipos de encosto para cadeira de rodas!

Conheça 4 tipos de encosto para cadeira de rodas!

A cadeira de rodas é um equipamento que faz a diferença na rotina de pessoas com deficiência. Diante de tanta importância, surge uma característica fundamental e que deve servir como norteadora no momento da compra: o conforto.

Um equipamento confortável estimula a independência e a autonomia, proporcionando maior qualidade de vida. Se você tem dúvidas sobre como obter esse diferencial, pode começar escolhendo um bom encosto para cadeira de rodas.

Aliás, você sabia que existem vários tipos no mercado? Continue a leitura e conheça 4 opções!

1. Encosto rígido anatômico

Esse tipo de encosto tem como objetivo proporcionar mais estabilidade e conforto ao usuário. O formato ergonômico é uma característica que permite maior liberdade de movimentos, além de garantir uma postura correta.

Os vários ajustes viabilizam a adaptação para diversos modelos de cadeiras. Além disso, existem opções com diferentes alturas (30cm, 40cm e 50cm) para garantir, por exemplo, o equilíbrio de tronco. Também é possível alterar ângulo e profundidade para encontrar uma forma de acomodar perfeitamente as costas do usuário.

O encosto rígido também garante muito mais durabilidade, pois não cede com o tempo, mantendo-se sempre na posição reta ideal.

2. Encosto com faixas tensoras

Entre os modelos de encosto para cadeira de rodas, também temos o com faixas tensoras.

Conhecida pelas diversas possibilidades que oferece ao usuário, a tecnologia das faixas tensoras foi responsável por uma inovação no formato do encosto. Com ela o modelo se molda de acordo com as curvas do corpo da pessoa e o tecido não cede.

Ou seja, o usuário não escorrega, mantendo-se na posição correta e garantindo uma distribuição ideal da pressão sobre o corpo. Todas essas características fazem do modelo uma opção ideal para quem busca um equipamento que possibilite maior rendimento e funcionalidade.

3. Encosto biangular

Esse tipo de encosto apresenta mais possibilidades de ajuste e é útil para diversas necessidades. Isso acontece porque pode ser curvado de uma forma côncava até uma forma convexa. Após a definição da posição da curva o encosto é travado e posicionado para acomodar as costas do usuário.

O modelo biangular também pode contar com apoios laterais, apoio para a cabeça e também alças de ombro. Para além disso, há a possibilidade de ajuste de aspectos como ângulo, altura e profundidade.

4. Encosto de nylon

O encosto com esse tipo de tecido é considerado agradável ao toque e oferece maior respirabilidade ao usuário, além de isolar o corpo devido ao tempo que leva para atingir a reflexão do calor corporal.

O nylon é a melhor escolha para modelos de cadeiras mais leves por se tratar de um material de natureza porosa. O lado negativo está na maior absorção de líquidos, como fluidos corporais.

O encosto para cadeira de rodas está fortemente relacionado à qualidade de vida e conforto porque é fundamental para proporcionar uma boa estabilidade, postura e apoio ao corpo do usuário. Sendo assim, a escolha deve ser feita a partir da observação dos detalhes do produto e, principalmente, dos desejos, necessidades e rotina de cada pessoa.

O que achou desses exemplos? Já conhecia algum dos modelos mencionados? Aproveite para compartilhar este texto nas suas redes sociais e fazer com que seus amigos também saibam das opções presentes no mercado!

Nenhum post encontrado