Acessibilidade
Conheça os diferentes tipos de cinto de segurança para cadeira de rodas

Conheça os diferentes tipos de cinto de segurança para cadeira de rodas

O cinto de segurança para cadeira de rodas é um acessório indispensável, pois além de proporcionar mais conforto, garante segurança a uma pessoa com deficiência. Por mais confiável que sua cadeira de rodas possa ser, é importante considerar a possibilidade de haver irregularidades no caminho.

O cinto permite que pessoas com deficiência de alto grau de comprometimento possam se manter em posições mais anatômicas, sem necessitar de ajuda com muita frequência, conferindo mais autonomia e conforto ao usuário. Além disso, o dispositivo possibilita que determinadas atividades, que de outra forma não seriam viáveis, sejam realizadas sem grandes dificuldades.

Para conhecer os diferentes tipos de cinto de segurança para cadeira de rodas, continue acompanhando a leitura do artigo que preparamos especialmente para você!

Cinto pélvico ou abdominal

Esse cinto de segurança para cadeira de rodas é o mais básico e consiste em uma única faixa que passa pelo abdômen de um lado para o outro. Sua principal característica é que ele ajuda a manter a pélvis junto ao encosto, evitando deslizamento e prevenindo deslocamentos involuntários.

Além de ser recomendado para indivíduos com deficiência — mas que podem sustentar a parte superior do corpo sozinhos — esse tipo de cinto também pode ser utilizado por idosos que tenham dificuldade de manter a estabilidade na parte inferior do corpo. É o caso de quem sofre de Parkinson, por exemplo.

Clique aqui e conheça nossa linha de Cintos de Segurança para Cadeiras de Rodas.

Cinto peitoral

O objetivo do cinto peitoral é manter a parte superior do corpo fixa à cadeira de rodas com bastante firmeza. Por ter duas alças no abdômen e duas alças nos ombros, também é conhecido como cinto em H.

Quando se fala em segurança, esse é um dos cintos mais recomendados, em especial para indivíduos que não consigam manter a parte superior do corpo na posição correta sozinhos. É muito indicado para crianças com deficiência.

Por fim, o cinto peitoral é um modelo que oferece cobertura à toda região do peito e em torno dos braços. Por isso, é um dos modelos mais seguros, sendo bastante recomendado para quem necessita de apoio extra nessa área.

Cinto em Y

Ele tem certa semelhança com os cintos pélvico e peitoral, já que ele é caracterizado por suas duas alças, que se ajustam sobre os ombros e terminam com uma única alça na região inferior pélvica. Sua principal finalidade é  manter as pernas do usuário presas firmemente à cadeira de rodas.

Alguns modelos de cinto em Y, para aumentar ainda mais o conforto do usuário, contam com uma ou duas faixas horizontais. Portanto, esse modelo costuma ser indicado para pessoas que têm dificuldade para manter o corpo inteiro na posição correta, além de proporcionar mais segurança ao usuário.

Para concluirmos, é importante destacar que o cinto de segurança para cadeira de rodas é um acessório que permite às pessoas realizar muitas atividades sem depender de ajuda. Por isso, é indispensável para que o usuário seja mais independente e se sinta seguro.

A Ortoponto oferece todos os modelos para atender às mais variadas necessidades dos usuários. Acesse nosso site para saber mais detalhes sobre o cinto ideal para você!

Nenhum post encontrado