Acessibilidade
Adaptações para pessoas com deficiência: como preparar a casa?

Adaptações para pessoas com deficiência: como preparar a casa?

As adaptações para pessoas com deficiência são extremamente necessárias na residência. Saber que o indivíduo especial se sente bem e encontra-se em segurança, é confortante para o restante da família, não é? Para que isso aconteça, é preciso tomar algumas medidas essenciais em toda a casa.

As alterações na residência, como construir rampas, efetuar o nivelamento de piso e instalar barras de apoio, piso antiderrapante e campainhas de emergência, proporcionam uma vida mais fácil dentro do local.

Você mora com uma pessoa com deficiência e deseja saber como adaptar o ambiente? Continue lendo este artigo!

Conheça algumas adaptações para pessoas com deficiência

As pessoas com mobilidade reduzida merecem uma atenção especial no ambiente familiar. Para que elas sintam-se independentes e seguras em sua própria casa, é fundamental que algumas mudanças sejam realizadas, desde o ambiente externo até o interno. Veja algumas alterações que precisam ser realizadas para que o deficiente sinta-se mais confiante e resguardado.

Rampas

As rampas são formas de acessibilidade que precisam ser bem planejadas e construídas. Isso deve ser feito segundo a ABNT, para que facilite o trânsito de forma segura ao entrar e sair nos ambientes. É necessário, também, que o piso seja antiderrapante, pois, a rampa é um dos itens que proporcionam mais acesso às pessoas que dependem de cadeira de rodas para se locomover.

Nivelamento de piso

Para que o cadeirante sinta-se mais confortável e seguro, é importante que todos os ambientes da casa tenham um piso bem regular e a passagem, entre um cômodo e outro, também apresente esse nivelamento. Isso, porque, o desnível do piso pode gerar um grande desconforto e até quedas ao cadeirante.

Barras de apoio

As barras de apoio são acessórios indispensáveis para proporcionar mobilidade com segurança às pessoas com deficiência. É interessante que esses suportes sejam implantados em banheiros, corredores e outros locais em que a pessoa sente necessidade, pois tais objetos ajudam a evitar quedas.

Tomar alguns cuidados ao comprar esse produto contribui com a segurança. É fundamental que a barra de apoio tenha o sistema de recartilha, ele oferece aderência da mão à barra, evitando assim que a mão escorregue e ocorra um acidente.

Clique aqui e conheça nossa linha de Barras de Apoio para Banheiro.

Piso antiderrapante

O piso antiderrapante é uma proteção indispensável em todos os cômodos da casa, sobretudo, nos ambientes em que se tem mais contato com água, como o banheiro e a cozinha. Esse tipo de piso faz com que o deficiente sinta-se mais confiante ao se locomover pelos espaços, e assim sentir-se independente em seus afazeres, pois entende que esse tipo de piso ajuda a evitar quedas e outros tipos de transtornos.

Campainha de emergência

Realizar a instalação de várias campainhas de emergência pela casa gera certa tranquilidade às pessoas com deficiência e aos familiares, pois dá a certeza de que, caso aconteça qualquer emergência, a pessoa pode pedir socorro, imediatamente, a qualquer membro da casa. É necessário ficar atento, porque a instalação deve atender às regras da ABNT.

Tomar ciência da necessidade das adaptações para pessoas com deficiência é primordial para proporcionar mais mobilidade e independência a elas.

Investir em rampas, nivelamento de piso, barras de apoio, piso antiderrapante e campainhas de emergência é uma atitude que permite à pessoa sentir-se mais determinada para realizar suas atividades com autonomia. Na Ortoponto, você encontra uma diversidade de produtos para adaptar a casa para a pessoa com deficiência.

Achou importante conhecer meios de adaptar a casa para proporcionar bem-estar e segurança ao seu familiar com mobilidade reduzida? Faça contato conosco para conhecer nossos produtos que tornarão seu lar acessível para ele.

Nenhum post encontrado