Produtos
Colchão pneumático: conheça aqui seus benefícios!

Colchão pneumático: conheça aqui seus benefícios!

Ao longo da vida, muitas doenças podem comprometer a mobilidade do paciente, fazendo com que ele precise passar um tempo acamado. Essa imobilidade pode provocar diversos problemas de saúde, como dores no corpo, má circulação e lesões por pressão, as chamadas escaras.

Para garantir mais conforto e bem-estar aos pacientes e evitar o aparecimento desse tipo de lesão, foi desenvolvido o colchão pneumático. Neste post, vamos explicar um pouco mais sobre o seu mecanismo e quais os benefícios de utilizá-lo. Quer conhecê-lo melhor? Então, acompanhe a leitura.

O que é o colchão pneumático e para que ele serve?

A ideia de colchões que proporcionassem conforto para pacientes acamados, prevenindo o aparecimento de escaras, surgiu na Inglaterra, por meio de camas hospitalares com painéis ajustáveis. O projeto evoluiu, e os mecanismos manuais foram substituídos pelos hidráulicos. Depois, pelos aparelhos elétricos.

O colchão pneumático, como conhecemos hoje, é fabricado com diversos alvéolos que funcionam como bolsas de ar, podendo ser inflados e desinflados automaticamente por uma bomba pneumática. Por meio dessa bomba, o colchão intercala a pressão em meio a suas células, evitando que o paciente fique com constante pressão em um único ponto.

Confeccionado em vinil resistente, leve, flexível e impermeável, esse produto foi desenvolvido para prevenir o aparecimento de escaras em pacientes que precisam ficar muitas horas deitados.

Quais os benefícios do colchão pneumático?

O colchão pneumático é um instrumento desenvolvido para proporcionar conforto e qualidade de vida a pacientes acamados. É uma opção confortável e oferece benefícios importantes para os usuários. A seguir, listamos os principais.

Evita o desenvolvimento de escaras

As escaras, ou úlceras de pressão, são lesões que acontecem pela interrupção sanguínea de determinadas áreas, devido à pressão por um período prolongado. Essas lesões podem ocorrem em pessoas idosas, acamadas ou imobilizadas durante um longo período.

A prevenção do problema é o principal benefício desse tipo de colchão. Os ciclos de inflação e desinflação ajudam a reduzir a pressão exercida em algumas partes do corpo do paciente, evitando o aparecimento de escaras e ajudando na recuperação da pele já comprometida.

Clique aqui e conheça o Colchão Pneumático com Motor AirPlus Dellamed.

Melhora a circulação sanguínea

Os ciclos de inflação e desinflação do colchão massageiam e estimulam os tecidos inativos, promovendo uma melhor circulação sanguínea, eliminando problemas de pressão contínua e forçando a movimentação do corpo.

Alivia dores nas costas

Por atuarem como uma espécie de massagem suave, os movimentos do colchão também aliviam dores no corpo dos pacientes que ficam muitas horas deitados. Além disso, a possibilidade de ajustar a firmeza do colchão para acomodar diferentes formas de corpos auxilia no alívio de dores nas costas.

O colchão pneumático é um dispositivo extremamente eficaz para pacientes que passam muitas horas na cama ou que estão impossibilitados de levantar, devido a orientações médicas. Eles previnem o aparecimento de lesões por pressão, ativam a circulação e a movimentação do corpo e proporcionam mais conforto e bem-estar aos pacientes.

Na hora de escolher o seu, é importante verificar a voltagem da unidade de controle, as dimensões do produto e o material com que o item é confeccionado, para garantir uma boa resistência e durabilidade. Na Ortoponto, você encontra a melhor opção de colchão pneumático para atender a todas as suas necessidades. Garanta já o seu!

Nenhum post encontrado