Acessibilidade
Como a cadeira de rodas para praia melhora a acessibilidade? Confira!

Como a cadeira de rodas para praia melhora a acessibilidade? Confira!

Já foi o tempo em que pessoas portadoras de deficiência precisavam ficar reclusas e deixar os momentos de lazer de lado. Hoje, com o avanço da tecnologia na área da saúde, já existem dispositivos que possibilitam que os cadeirantes desfrutem de momentos de lazer e diversão com sua acessibilidade garantida.

A cadeira de rodas para praia surgiu para transpor as limitações da cadeira tradicional e permitir que os usuários consigam se locomover na areia e na água, participando de momentos importantes com os amigos e a família.

Quer conhecer mais sobre ela? Neste post, explicamos um pouco mais sobre como funciona a cadeira anfíbia e quais as suas características. Confira.

O que é e qual a função da cadeira anfíbia?

A cadeira anfíbia é uma cadeira de rodas adaptada para operar tanto em ambientes terrestres quanto na água. Ela foi desenvolvida para permitir que cadeirantes possam acessar praias e piscinas com mais comodidade.

Por serem mais largas do que as cadeiras convencionais, as cadeiras anfíbias não permitem que o cadeirante consiga mover a cadeira sozinho, precisando de alguém para empurrá-lo.

Clique aqui e conheça a Cadeira de Rodas Anfíbia Ipanema para Praia e Piscina.

Quais as características das cadeiras de rodas para praia?

O grande diferencial dessas cadeiras é que elas foram projetadas especialmente para permitir que o cadeirante aproveite momentos de lazer. Assim, elas apresentam características diferenciadas para facilitar esses momentos. A seguir, listamos seus aspectos principais.

São leves e resistentes

Normalmente, as cadeiras anfíbias têm sua estrutura produzida em alumínio aeronáutico, plástico ou aço inox com tintura epóxi. Esses materiais são bastante leves e resistentes à oxidação, ferrugem e estragos causados pelo mar, areia e cloro.

As cadeiras suportam até 110 quilos e contam com rodas de nylon infláveis, que as fazem flutuar dentro da água. No entanto, por questões de segurança, não é aconselhável utilizar a cadeira como boia.

Têm ajuste de assento

O assento é reclinável, permitindo que o usuário fique em uma posição mais confortável e consiga relaxar, tanto na areia quanto na água.

Além disso, o assento e o encosto são confeccionados em nylon, o mesmo material das cadeiras de praia, não permitindo que a água se acumule após sair do mar. O tecido pode, ainda, ser removido e limpo facilmente.

Podem ser utilizadas na água e na areia

As rodas largas da cadeira de rodas para praia garantem que o usuário se locomova na areia sem afundar ou atolar, diminuindo a resistência e facilitando o trajeto até em terrenos mais acidentados.

São facilmente desmontáveis

Apesar de serem maiores que as cadeiras tradicionais, as cadeiras anfíbias contam com uma vantagem: elas são facilmente desmontáveis. Suas rodas são removíveis, e a cadeira pode ser dobrada, facilitando o transporte no porta-malas de carros de pequeno porte.

Outras peças também são móveis e podem ser retiradas, é o caso dos apoios para pés e para braços.

Como vimos, a cadeira de rodas para praia permite maior acessibilidade e possibilita que pessoas com deficiências físicas consigam desfrutar de momentos de lazer, melhorando sua qualidade de vida. Na hora de adquirir a sua, procure uma loja de confiança que ofereça produtos seguros e com qualidade.

A Ortoponto atua no mercado de saúde há mais de 10 anos e está preparada para atender suas demandas. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.

Nenhum post encontrado