Conhece o esporão do calcâneo? Tire suas dúvidas sobre o assunto!

Você sente muita dor no calcanhar ao caminhar ou ficar muitas horas em pé? Então, pode estar sofrendo com o esporão do calcâneo, um problema que causa bastante desconforto e atinge, principalmente, as mulheres.

Essa inflamação crônica pode ter seus sintomas aliviados por meio de algumas técnicas, como as massagens e o uso de palmilhas ortopédicas. Quer saber mais sobre o assunto? Confira nosso post completo!

O que é esporão do calcâneo?

O esporão do calcâneo é uma protuberância óssea na região abaixo do calcanhar que se forma por conta de pressões intensas e prolongadas na planta do pé. As pressões causam lesões e inflamações nos tecidos da região e, como resposta, o organismo produz tecido ósseo ao redor da inflamação, para proteger o local.

O principal sintoma do problema é a dor intensa no calcanhar e na planta dos pés, que piora quando o indivíduo salta ou caminha sobre superfícies duras ou carrega peso. A dor cessa durante o repouso, mas pode ser sentida quando o paciente se levanta após muito tempo sentado ou pela manhã.

Como aliviar os sintomas?

A única forma de resolver o problema permanentemente é por meio da cirurgia. No entanto, existem tratamentos que atuam no alívio da dor e da inflamação, melhorando a qualidade de vida do paciente. A seguir, listamos os principais.

Alongamentos

Os exercícios de alongamento da planta dos pés podem ajudar no alívio da dor do esporão e melhorar a elasticidade, diminuindo a pressão sobre o local. Algumas dicas de alongamentos são:

• puxe os dedos dos pés para cima durante 20 segundos;
• role o pé em cima de uma bola de tênis;
• pise na ponta de um degrau da escada com os dedos e force o calcanhar para baixo.

Além dos exercícios feitos em casa, o fisioterapeuta também pode indicar outros tratamentos para reduzir a inflamação no local, como a eletroterapia, o ultrassom, o laser e os exercícios para estimular a curvatura ideal e a mobilidade da fáscia.

O indicado é realizar de 3 a 4 sessões por semana até a eliminação dos sintomas.

Clique aqui e conheça a linha de Palmilhas Ortopédicas de Silicone.

Uso de palmilhas

Por fim, uma boa estratégia para aliviar a pressão do peso do corpo sobre o calcanhar é o uso de palmilhas de silicone específicas para a região.

O mais indicado é que a palmilha tenha um buraco na área afetada, para que toda a planta do pé fique apoiada, mas a área dolorida não sofra com o contato. A palmilha, entretanto, não deve ser utilizada indeterminadamente, e sim somente durante o tratamento.

Como vimos, o esporão do calcâneo é um problema que causa bastante incômodo e desconforto no paciente. Depois de sua formação, a dor pode surgir de tempos em tempos, sempre que o indivíduo utiliza calçados muitos duros, anda muito tempo descalço ou passa muitas horas em pé.

Para aliviar a dor, é importante realizar exercícios e contar com as palmilhas de silicone, que protegem a região e diminuem a pressão sobre a área dolorida. Quer garantir a sua? Na Ortoponto você encontra o modelo ideal! Acesse nossa loja on-line!