Fisioterapia
Conheça os principais problemas causados pela má postura

Conheça os principais problemas causados pela má postura

Você sabia que existem diversos problemas causados pela má postura? Aquela dor nas costas e no pescoço que incomoda durante dias, na verdade, pode ser um sinal de que você precisa corrigir sua postura.

Além das dores, esse desalinhamento traz outros incômodos e pode, até mesmo, evoluir para problemas de saúde mais graves. Neste post, listamos os principais riscos de manter uma postura desalinhada e como é possível evitá-los.

Ficou interessado? Então, continue a leitura!

Quais problemas a má postura pode causar?

A forma como passamos a maior parte do tempo influencia diretamente em nossa saúde e no funcionamento do organismo. Sentar-se de qualquer jeito ou ficar horas no celular com o pescoço curvado pode trazer diversos riscos para a saúde. A seguir, listamos os principais problemas relacionados a uma postura inadequada.

Dores articulares

Entre os principais problemas que a má postura pode trazer a longo prazo está o aparecimento de dores osteoarticulares. Essas dores são de difícil tratamento e, para sair do estado crônico, é necessário passar por reabilitação com fortalecimento, acupuntura, fisioterapia e atividades físicas.

Além das dores no corpo, o mau alinhamento também pode causar dores de cabeça devido a uma maior tensão exigida dos músculos posteriores.

Lesões

A má postura também pode influenciar no desenvolvimento de lesões por esforço repetitivo que atingem, principalmente, os membros superiores e podem evoluir para problemas como a síndrome do túnel do carpo. Além disso, também pode danificar o disco da coluna, deixando-o com uma espessura menor.

Se os maus hábitos não forem corrigidos rapidamente, o paciente pode desenvolver, a longo prazo, uma hérnia de disco.

Cifose

A cifose torácica é uma deformação, popularmente conhecida como corcunda, que causa o abaulamento das costas. Isso provoca uma projeção dos ombros, pescoço e cabeça para frente.

A má postura, associada à falta de condicionamento físico e ao enfraquecimento muscular, são as principais causas do problema, que pode ser aumentado à medida que o paciente envelhece. Além disso, pessoas com osteoporose têm tendência a desenvolver o problema precocemente.  

Barriga saliente

Conforme a cifose aumenta, o corpo tende a aumentar também a lordose, para compensar a postura e acomodar melhor as estruturas. Assim, a má postura também faz com que o paciente empurre a barriga para a frente, que dá uma aparência de barriga saliente.

O desalinhamento também influencia no funcionamento dos órgãos internos, retardando o movimento dos intestinos e causando constipação.

Clique aqui e conheça a Cinta Lombar Abdominal com Hastes de Aço Flexíveis.

Como evitar esses problemas?

Se a má postura pode trazer tantos danos para nossa saúde, como evitar o problema? Para isso, é importante mudar alguns hábitos e incluir outros em sua rotina. O ideal é que você realize, ao menos, 150 minutos por semana de alguma atividade física para melhorar a resistência, a força e a extensão muscular.

Além disso, não passe muitas horas por dia sentado na mesma posição. Se estiver no trabalho, a dica é levantar-se, de hora em hora, para alongar e dar alguns passos. Ao utilizar o celular, deixe o aparelho na altura dos olhos e o pescoço ereto. O mesmo vale para o ajuste do seu monitor, que também deve ficar na altura dos olhos. Outra dica para melhorar a postura e a pressão nos órgãos e vértebras é controlar seu peso, por meio de uma alimentação saudável.

Existem diversos problemas causados pela má postura e é importante adquirir consciência corporal para evitá-los. Caso tenha dificuldade de melhorar seus hábitos, converse com seu ortopedista e sugira o uso de um corretor postural.

Aqui na Ortoponto, oferecemos vários modelos de corretores posturais para auxiliar você a cuidar melhor de sua saúde. Acesse nossa loja online e confira as opções.

Nenhum post encontrado