Saúde
Confira 3 cuidados essenciais de prevenção ao coronavírus

Confira 3 cuidados essenciais de prevenção ao coronavírus

O mundo está passando por um grande desafio: conter o avanço da Covid-19 e evitar novas mortes. Para isso, é importante que você mantenha certos cuidados de prevenção ao coronavírus e saiba como identificar corretamente os sintomas da doença.

Os primeiros casos registrados de Covid-19 aconteceram em dezembro de 2019 na China e, desde então, se espalharam por todo o mundo. Entre os sintomas da doença, estão febre, tosse, fadiga, perda de olfato e paladar — e, em casos mais graves, falta de ar e pneumonia.

Mas como minimizar o contágio e se prevenir quanto à doença, afinal? A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde fornecem algumas orientações essenciais para que você evite essa contaminação. A seguir, listamos 3 das principais dicas. Confira!

1. Pratique o isolamento social

Ficar em casa e evitar aglomerações são as principais recomendações da OMS de prevenção ao coronavírus. Elas são válidas para frear o contágio e o avanço da doença. Muitas vezes, o indivíduo contaminado não manifesta sintomas logo no início ou até permanece assintomático. Mas essa pessoa pode transmitir o vírus ainda assim, fazendo com que vidas sejam perdidas.

Portanto, a orientação de ficar em casa deve ser levada a sério e é preciso uma maior consciência coletiva. Muitas pessoas que trabalham em atividades essenciais, como profissionais de saúde, atendentes de supermercado e vigilantes, não podem praticar o isolamento domiciliar. Então, ficar em casa é uma forma de proteger essas pessoas, fazendo com que elas fiquem menos expostas ao vírus.

Clique aqui e conheça nossa linha de Máscaras de Proteção Respiratória.

2. Intensifique seus hábitos de higiene

Outra recomendação importante de prevenção ao coronavírus é aumentar os cuidados com a higiene. Sapatos e roupas utilizados na rua não devem ser mantidos em casa: coloque as roupas para lavar assim que chegar e deixe seus calçados na porta.

As mãos também precisam de cuidado redobrado. Lave-as com água e sabão por cerca de 20 segundos, garantindo que áreas como palma, dorso, dedos, unhas e pulsos sejam devidamente higienizadas. Caso você esteja na rua e não tenha como fazer a lavagem com água e sabão, a dica é utilizar o álcool gel 70% para garantir a higienização.

3. Use máscaras adequadas

As máscaras já se tornaram parte importante da nossa rotina e é preciso respeitar seu uso sempre que precisar sair de casa. Mas atenção: esse acessório exige certos cuidados para que seja eficaz. As máscaras descartáveis podem ser utilizadas tanto por pessoas comuns como profissionais de saúde, cuidadores e pessoas do grupo de risco.

Além disso, pessoas comuns também podem usar máscaras de algodão ou tecido, desde que sejam confeccionadas com pelo menos duas camadas e tenham as medidas corretas para cobrir totalmente a boca e o nariz.

No caso das máscaras de tecido, elas devem ser usadas por poucas horas e lavadas logo após a retirada. Já as descartáveis não podem ser reutilizadas. Além disso, não manipule as máscaras enquanto estiver na rua e mantenha o nariz e a boca cobertos durante todo o percurso.

Existem, ainda, as máscaras de filtro N95. No Brasil, elas são classificadas como PFF2. Você também pode encontrá-las como KN95, que é a sigla de registro na China, onde a maioria desses produtos é fabricada. Tratam-se de máscaras com filtros mais resistentes, que oferecem maior proteção. Elas são indicadas a profissionais da saúde e pessoas que estão expostas a ambientes contaminados ou com risco maior de contaminação, como hospitais, clínicas, consultórios etc.

Nos últimos meses, estamos enfrentando a maior crise sanitária da história e os casos no país só crescem a cada dia. Por isso, é fundamental que você adquira novos hábitos, ficando em casa para se prevenir quanto ao coronavírus e evitar novas contaminações.

Anotou todas as dicas de prevenção ao coronavírus? Aproveite e compartilhe este post nas redes sociais para ajudar seus amigos e ficarem mais seguros durante a pandemia.

Nenhum post encontrado