Bem-estar
Saúde mental na quarentena: 5 ações para melhorá-la

Saúde mental na quarentena: 5 ações para melhorá-la

Com o avanço cada vez maior no número de casos de coronavírus, a recomendação é uma só: ficar em casa. No entanto, manter o isolamento social pode ser uma tarefa desafiadora, levando muitas pessoas a desencadearem crises de ansiedade e estresse.

Para evitar o problema, é fundamental desenvolver novos hábitos e incorporá-los em seu dia a dia. Assim, você conseguirá passar por esse período com mais tranquilidade. Neste post, listamos 5 dicas importantes para ajudar a manter sua saúde mental na quarentena. Confira!

1. Mantenha o contato por meio da tecnologia

Neste momento, é muito importante que você mantenha o distanciamento social e evite ao máximo sair de casa. No entanto, isso não significa que você precise passar por tudo isso sozinho.

Aproveite as pausas no trabalho para conversar, mesmo a distância, com seus amigos, colegas e familiares. Você pode fazer uma ligação, utilizar as redes sociais ou mesmo apostar nas videochamadas para tentar minimizar a solidão durante esse período.

2. Pratique alguma atividade física

É compreensível que você se sinta mais cansado e menos inspirado para seguir uma rotina de exercícios em casa. No entanto, manter o corpo ativo é a melhor forma de produzir endorfina, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Na hora da escolha da atividade, vale tudo: desde alongamentos e yoga até polichinelos e musculação utilizando objetos da casa. Tire alguns minutos do seu dia para se exercitar e busque orientações em vídeos no YouTube ou aplicativos.

Clique aqui e confira nossa linha de Máscaras de Proteção Respiratória.

3. Evite o bombardeio de informações

Ficar 100% ligado nos noticiários e nas redes sociais pode ser uma armadilha. Isso porque o excesso de informações negativas é um gatilho para crises de estresse e ansiedade.

Por outro lado, a melhor forma de evitar o medo do desconhecido é buscando fontes de informações confiáveis e adquirindo conhecimento sobre o problema. Por isso, para manter sua saúde mental na quarentena, restrinja os horários para se manter informado sobre o assunto e não acredite em qualquer corrente e informação recebida pelas redes sociais.

4. Tente manter uma rotina

Outra dica importante para preservar sua saúde mental e tentar se readaptar a essa nova realidade e manter uma rotina organizada. Trocar o dia pela noite, passar o dia todo de pijama ou pular refeições pode fazer com que você fique ainda mais cansado e ansioso.

Por isso, determine um horário certo para acordar, tome um bom café da manhã, vista roupas confortáveis e elabore a programação dos seus dias, reservando algum tempo para atividades de lazer.

5. Reserve um momento para atividades prazerosas

Tire algum tempo do seu dia para realizar atividades que te deixem para cima. Você pode ouvir música e dançar pela casa, praticar algum hobby, ler um livro interessante, focar na rotina de skincare ou maratonar aquela série que você não teve tempo para ver. O importante é reservar um tempo para você, fazendo coisas que levantem o seu astral.

Manter o isolamento social em uma pandemia pode ser um desafio complexo. Nesses momentos, é comum que as incertezas e o medo acabem minando sua confiança, o que afeta diretamente sua saúde mental na quarentena.

No entanto, mantendo uma rotina organizada e tirando algum tempo para fazer atividades de que você goste, é possível contornar a ansiedade e manter o equilíbrio do corpo e da mente.

Gostou das dicas? Então, compartilhe este post nas redes sociais e ajude seus amigos a passarem por esse momento de incertezas com mais tranquilidade.

Nenhum post encontrado