Saúde
Você sabe quais são os grupos de risco do coronavírus? Veja aqui

Você sabe quais são os grupos de risco do coronavírus? Veja aqui

Atualmente, pessoas acometidas por algumas doenças, principalmente crônicas, já conseguem ter uma boa qualidade de vida quando acompanhadas por bons profissionais e seguidoras de bons hábitos. No entanto, existem patologias que as tornam parte dos grupos de risco do coronavírus, ou seja, mais propensas a desenvolverem outras condições prejudiciais à saúde.

Veja quem faz parte desses grupos e como proteger a saúde dessas pessoas. Confira!

Conheça os grupos de risco do coronavírus

A seguir, veja quais são os principais grupos de risco e os aspectos que tornam as pessoas pertencentes a eles mais suscetíveis a determinadas enfermidades:

• diabéticos: devido ao alto teor de glicose no sangue, o organismo tem mais reações inflamatórias que afetam a imunidade;
• cardiopatas: pessoas com problemas no coração, geralmente, apresentam artérias endurecidas e déficit no fluxo sanguíneo. Isso favorece problemas como AVC (Acidente Vascular Cerebral);
• obesos: o excesso de gordura corporal agrava o processo inflamatório e dificulta a resposta imunológica;
• idosos: pessoas com mais de 60 anos possuem resposta imunológica mais lenta do que pessoas jovens;
• pessoas com HIV em estágio avançado: a infecção por esse vírus prejudica o sistema de defesa do indivíduo.

Note que, em grupos de risco, o sistema imunológico demonstra maior comprometimento. Dessa forma, deve-se ter uma rotina saudável, o que inclui uma alimentação balanceada, prática regular de atividade física, ingestão de água adequada e um sono de qualidade.

Clique aqui e conheça nossa linha de Máscaras e Equipamentos de Proteção.

Entenda os cuidados essenciais aos grupos de risco em tempos de COVID-19

A pandemia de coronavírus mudou a rotina de toda a população e exigiu a adoção de um protocolo rigoroso para diminuir o risco de contaminação pelo vírus. Esses cuidados são ainda mais importantes para quem faz parte de grupos de riscos. Fique por dentro das recomendações!

Higiene das mãos

O coronavírus é envolvido por uma cápsula de "gordura". Por isso, a limpeza das mãos deve ser feita com água e sabão. Na ausência desses itens, utilize o álcool em gel na porcentagem de 70%.

Distanciamento social

Consiste na diminuição, ao máximo, do contato com outras pessoas para minimizar a transmissão do vírus. Por esse motivo, a recomendação é ficar mais tempo em casa e evitar aglomerações.

Uso de máscara de proteção

As máscaras conseguem criar uma barreira física, que impede a contaminação pelo coronavírus presente nas gotículas, invisíveis a olho nu, emitidas por quem já está doente. Vale lembrar que esse acessório deve ser trocado a cada 3 horas. Além disso, se o material for descartável, ela deve ser jogada fora imediatamente após o uso. Caso seja confeccionada em pano, lave-a com água e sabão neutro antes de utilizar novamente.

Não compartilhamento de objetos pessoais

Copos, talheres, toalhas e outros objetos pessoais, quando usados por indivíduos contaminados, permanecem com carga viral que pode fazer você ficar doente. Por mais que a pessoa não apresente sintomas, o ideal é não compartilhar, visto que existem casos assintomáticos.

Portanto, grupos de risco merecem atenção especial no que diz respeito à manutenção da saúde. Em tempos de coronavírus, o distanciamento social é a maneira mais eficaz de evitar as chances de contágio por esse microrganismo. Portanto, cuide-se e proteja também aqueles que estão à sua volta.

Agora que você sabe quais cuidados são indispensáveis quando se trata de grupos de risco do coronavírus, aproveite para entender mais a fundo as medidas de prevenção à Covid-19!

Nenhum post encontrado