Produtos
O que é um exercitador respiratório? Descubra aqui seu uso e benefícios

Saber os benefícios do exercitador respiratório é essencial, principalmente para quem vive nos grandes centros urbanos e está mais exposto à poluição e a doenças respiratórias, alergias e outros problemas que prejudicam a saúde. Nesse contexto, ter esse equipamento disponível ajuda a melhorar as funções respiratórias e a prevenir complicações dessa natureza.

Tendo isso em vista, a proposta deste artigo é explicar o que é e como funciona os exercitadores respiratórios. Conheça a aplicabilidade desse produto e saiba quais são os principais benefícios que ele apresenta para a saúde. Veja, ainda, em quais situações ele é indicado e como é possível adquiri-lo. Boa leitura!

O que é exercitador respiratório?

Os exercitadores são aparelhos com função de incentivadores respiratórios, cujo objetivo é trabalhar a musculatura torácica para melhorar a atividade pulmonar. Esse processo é chamado de espirometria de incentivo, técnica que favorece aumento da permeabilidade das vias respiratórias, além de fortalecer os músculos responsáveis pela respiração.

Por meio de uma estimulação mecânica (sopro), ocorre melhoria no desempenho muscular respiratório e aumenta a eficiência do trabalho das vias aéreas. Esses exercícios elevam a capacidade dos pulmões, influenciam diretamente a ventilação pulmonar e aumentam a oxigenação arterial.

Uma das vantagens desses incentivadores respiratórios é a praticidade. São equipamentos portáteis, de fácil manuseio e higienização, produzidos em material plástico e são encontrados por preços bem acessíveis. Além disso, eles podem ser utilizados em diferentes situações, tanto para tratamento como para a prevenção de doenças respiratórias.

Quais são os seus benefícios?

Enumeramos alguns benefícios da espirometria de incentivo. Confira:

• fortalece a musculatura respiratória e melhora a resistência dos músculos inspiratórios;
• reduz a sensação de cansaço, principalmente em pessoas idosas ou acamadas;
• proporciona maior qualidade de vida durante tratamentos médicos;
• auxilia na prevenção de doenças e infecções bronco-pulmonares;
• melhora o condicionamento físico em geral;
• auxilia no alívio imediato da falta de ar;
• eleva a tolerância ao exercício físico.

Clique aqui e confira nossa linha de exercitadores respiratórios Respiron.

Quando o exercitador respiratório é indicado?

Listamos algumas das situações nas quais os exercitadores respiratórios podem ser benéficos. Observe!

Tratamento e recuperação de doenças pulmonares

O exercitador respiratório é amplamente empregado na reabilitação de pacientes em tratamento de diversas doenças respiratórias. A espirometria de incentivo também é recomendada para pessoas que realizaram cirurgias no pulmão, sobretudo para reduzir o risco de infecções pulmonares na idade avançada.

Doenças pulmonares provocadas por vírus ou bactérias que atingem as vias respiratórias costumam debilitar parte do pulmão. O exercitador é fundamental para estimular a recuperação e fortalecer o órgão atingido.

Atividades esportivas

Essa metodologia pode ser utilizada em atletas amadores — que apresentam ou não dificuldades respiratórias — e em esportes de alto rendimento como futebol, natação, triatlon, ciclismo e tênis. O objetivo é aumentar a carga ventilatória para que a prática desportiva seja mais confortável e traga mais benefícios à saúde do praticante.

Reabilitação infantil

O objetivo é promover o restabelecimento das funções respiratórias das crianças que nasceram com algum distúrbio congênito e têm dificuldade para respirar. O uso do exercitador respiratório ajuda a melhorar a oxigenação, a expansão pulmonar e facilita a troca gasosa.

Como você pôde notar, o exercitador respiratório é um aparelho recomendado por médicos, fisioterapeutas, educadores físicos e por outros profissionais que reconhecem os benefícios desse equipamento. Com ele, é possível prevenir o desenvolvimento de diferentes doenças, promover a saúde e melhorar a qualidade de vida.

Você gostaria de adquirir o seu exercitador respiratório? É simples: visite o site da Ortoponto e conheça nossos produtos!