Saúde
Você conhece os benefícios da vitamina D? Entenda!

Você conhece os benefícios da vitamina D? Entenda!

Para que o corpo humano funcione corretamente, proporcionando saúde e bem-estar, é necessário a ingestão e a produção de certos compostos orgânicos chamados de vitaminas. Uma das mais importantes para nosso organismo é a vitamina D, que regula diversas funções do corpo e é produzida principalmente por meio da exposição solar.

São inúmeros os benefícios da vitamina D, e sua ausência pode proporcionar uma série de problemas. Pensando nisso, preparamos o texto a seguir para ajudar você a compreender melhor a importância desse composto, como ele funciona e quais as melhores práticas cotidianas para manter um nível saudável dele no organismo. Confira!

O que é a vitamina D?

De maneira geral, a vitamina D é um hormônio lipossolúvel essencial para o corpo humano. Esse composto controla mais de 250 genes em nosso organismo, inclusive partes do sistema cardiovascular. Por conta disso, manter um nível adequado dessa vitamina no corpo é essencial para manter a saúde e o bem-estar em diversos aspectos.

A principal fonte para a produção da vitamina D acontece por meio do sol. Quando o corpo humano é exposto a ele, os raios ultravioletas de tipo B (UVB) ativam a síntese dessa substância. Contudo, é possível encontrar a vitamina também em alguns alimentos, principalmente em peixes gordos, como salmão, atum e sardinha. Contudo, nesses casos, a porcentagem de vitamina é muito baixa se comparada à exposição solar.

Quais os benefícios da vitamina D?

Como dito, são vários os benefícios da vitamina D. Um primeiro ponto é que essa vitamina tem um papel fundamental na manutenção da massa óssea. Isso acontece porque ela regula a quantidade de cálcio e fósforo no organismo, minerais que combinados compõem a estrutura de nossos ossos.

Essa vitamina também é benéfica para o coração e os demais músculos, pois ela controla a absorção dos minerais fundamentais para a contração muscular. Por isso, uma insuficiência na produção de vitamina D no organismo pode gerar males como fraqueza muscular e até mesmo problemas cardíacos.

A vitamina D atua até mesmo melhorando o sistema imunológico. Diversas células que compõem nosso sistema de defesa, como os linfócitos, têm receptores para essa vitamina. Isso significa dizer que quanto melhor estiver o nível de concentração dela em nosso organismo, melhor estará também nosso sistema imunológico.

Como manter um bom nível no corpo?

Tomar sol é a melhor forma de produzir a vitamina D no organismo. Contudo, é preciso tomar cuidado na hora de ficar em exposição solar. Para fazer isso de maneira correta, é necessário levar em conta alguns fatores, como a idade, o estado de saúde, o peso, a cor da pele e até mesmo a região onde você mora. Portanto, preste atenção.

Para adultos saudáveis, por exemplo, o recomendado é tomar sol pelo menos três vezes por semana, de 15 a 20 minutos diários para quem tem a pele branca e até 1 hora para quem tem a pele negra. Além disso, lembre-se de levar em conta o horário. Evite momentos de sol intenso, pois a exposição muito forte pode causar problemas de pele. O recomendado é tomar sol antes das 10h e/ou depois das 15h, evitando o sol do meio-dia, que é muito forte.

Garantir o bem-estar do corpo é muito importante, e alguns detalhes fazem toda a diferença. Como você pôde perceber, os benefícios da vitamina D são inúmeros e a melhor forma para controlar a produção dela no corpo é tomando uma boa dose de sol. Contudo, lembre-se de levar em conta as dicas e os cuidados que citamos aqui para evitar futuros problemas.

Você conhecia a importância da vitamina D para sua saúde e bem-estar? Compartilhe este texto com seus amigos nas redes sociais para ajudar a informar ainda mais pessoas!

Nenhum post encontrado