Saúde
Dia Mundial da Saúde 2021: por que celebrar o dia 7 de abril?

Dia Mundial da Saúde 2021: por que celebrar o dia 7 de abril?

Muita gente não sabe, mas o Dia Mundial da Saúde é celebrado no dia 7 de abril e é uma data muito importante para a humanidade. Você sabe o porquê?

Desde o ano passado, em especial, estamos passando por um momento delicado, que afeta não apenas a nossa saúde física, mas também a nossa saúde mental. E no dia 7 de abril, convidamos você a pensar sobre a importância de cuidarmos da nossa saúde e pensar sobre aspectos importantes da saúde global!

Todos os anos, um tema é escolhido como protagonista das campanhas da Organização Mundial da Saúde e dos Governos. E esse ano não poderia ser diferente, não é mesmo? Para descobrir o tema, a história do Dia Mundial da Saúde e outras informações relevantes, continue com a gente, pois preparamos um conteúdo super especial. Confira a seguir:

• Quando surgiu o Dia Mundial da Saúde?
• Qual é o tema do Dia Mundial da Saúde 2021?
• Qual é o objetivo do Dia Mundial da Saúde?
• Como cuidar da saúde durante a quarentena?

Quando surgiu o Dia Mundial da Saúde?

O Dia Mundial da Saúde foi celebrado a primeira vez no dia 7 de abril de 1950, após decisão da Primeira Assembleia Mundial da Saúde. Essa data foi escolhida justamente como uma forma de celebrar, também, a data de criação da Organização Mundial da Saúde (OMS). E você sabe o que é a Organização Mundial da Saúde?

Trata-se de uma agência global. É a OMS quem coordena um plano de ação internacional que inclui desde a criação de protocolos na área de saúde até a elaboração de outras estratégias que contribuam com o desenvolvimento da saúde em nível global.

Qual é o tema do Dia Mundial da Saúde 2021?

Como dissemos anteriormente, todos os anos a OMS define um tema central para a campanha de conscientização. O tema do Dia Mundial da Saúde de 2021 é “Juntos por um mundo mais justo e sustentável”. A ideia de 2021, portanto, é pensar em soluções duradouras para desenvolver a saúde para todos, sem deixar qualquer país, ou pessoa, para trás.

A campanha da OMS também possui relação direta com os 10 desafios globais divulgados no Brasil pela Fiocruz. São eles:

1. Construir a solidariedade global para a segurança da saúde mental;
2. Acelerar diagnósticos, vacinas e medicamentos para a COVID-19;
3. Saúde de qualidade para todos;
4. Combater as desigualdades da saúde;
5. Liderança global a partir da ciência;
6. Revitalizar esforços para combater doenças transmissíveis;
7. Resistência aos antimicronianos;
8. Prevenir e tratar as doenças crônicas não transmissíveis e os problemas de saúde mental;
9. Reconstruir um mundo melhor;
10. Agir de maneira solidária.

Qual é o objetivo do Dia Mundial da Saúde?

A partir de uma série de ações que vão além do dia 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde é conscientizar a população a refletir sobre a importância de democratizar a saúde e construir um mundo com mais equidade e sustentabilidade.

Como cuidar da saúde durante a quarentena: 5 dicas reais!

Uma das coisas que aprendemos em 2020 é que cuidar do outro é, também, cuidar da gente. Nesse sentido, preparamos uma série de dicas especiais para você não deixar de lado a sua saúde física e a saúde mental.

Não faça dieta

A primeira dica – e uma das mais valiosas – é para anotar na agenda e na porta da geladeira: não faça dieta! As dietas, em geral, estão integralmente alinhadas à perda de peso e aos perigosos padrões de saúde. Se você quer buscar uma alimentação mais saudável, portanto, procure um nutricionista e faça uma reeducação alimentar.

Outra vertente que tem ganhado bastante espaço é a alimentação intuitiva. Essa proposta não é exatamente nova. Foi criada por Elyse Resch e Evelyn Tribole em 1995 e baseada em 10 princípios muito interessantes. Entre eles, por exemplo, está "fazer as pazes com a comida", "respeitar o seu corpo" e "honrar a sua saúde".

Em outras palavras, na hora de se alimentar – e durante toda a vida -, seja gentil com você mesmo! Reconecte-se com o seu corpo!

Reserve um tempo para você

Reservar um tempo pra você é algo muito pessoal. Isso pode significar desde um banho relaxante com as luzes apagadas enquanto você escuta músicas mais tranquilas – o que é ótimo -, maratonar aquela série que você estava esperando há tempos, um day off do celular ou um passeio no parque.

Para quem gosta de assistir filmes ou documentários, preparamos uma seleção de 4 produções emocionantes sobre saúde que você precisa assistir!

O que importa aqui, na verdade, é tirar um tempo para você descansar. A gente sabe que a pandemia tem exigido muito da gente. E ter momentos de descompressão são fundamentais para seguir em frente.

Não sabe muito bem o que fazer? A gente te ajuda! Que tal começar com uma das três sugestões abaixo?

Faça algo novo

Você já pensou em descobrir novas habilidades ou tirar do papel aquele sonho antigo de fazer algo por prazer que, durante a sua adolescência, você não podia fazer? Com a internet, hoje, é possível fazer uma série de atividades online, como aulas de dança, pintura ou até mesmo aprender a tocar um instrumento.

E já que não podemos viajar ainda, alguns museus disponibilizaram um tour online! Dá pra dar a volta ao mundo sem sair de casa! Veja alguns agora mesmo:

Museu do Louvre
Metropolitan Museum of Art
Museu Casa de Anne Frank
Museu Nacional de Antropologia
Museu da Acrópole

Pratique atividade física

Praticar atividade física pode ser muito mais legal do que você imagina. Existem uma série de opções na internet para todos os estilos de vida! É muito importante movimentar o corpo todos os dias para liberar endorfina! Lembre-se apenas de utilizar os equipamentos corretos para evitar, ao máximo, qualquer lesão!

Se você não gosta de musculação com pesos, uma ótima alternativa são as faixas elásticas! Para o yoga, é legal ter um colchonete confortável para evitar dores durante as posições ou até mesmo na meditação.

Confira nossos itens esportivos aqui e escolha o que melhor se adequa a sua rotina. Aproveite, pois tem desconto especial no site para primeira compra por tempo limitado!

Interaja com as pessoas que você ama

Com o isolamento social, é importante tentar se aproximar das pessoas que você ama, mesmo que online, para não se sentir sozinho. Então aproveite o avanço da tecnologia! Marque uma videochamada para conversar com aquela amiga da faculdade enquanto vocês jantam ou ligue para aquela tia que você amava quando era criança e que a rotina acabou afastando vocês.

Se reaproximar das pessoas que foram importantes para você pode ser uma boa surpresa!

Transforme o seu quarto em um espaço para dormir bem

Não é novidade para ninguém que dormir bem é fundamental! O que muita gente não sabe é que a insônia pode ser causada pelo seu colchão e pelo seu travesseiro. É isso mesmo! Você não leu errado. Alguns especialistas apontam que a qualidade do colchão e do travesseiro tem tudo a ver com isso!

Por isso, é importante pensar bem na hora de fazer a sua escolha. Com tantas opções e lugares, pode até parecer um grande desafio, principalmente quando o assunto é travesseiro. Ninguém merece passar o dia com dor no pescoço!

Mas a verdade é que é muito mais fácil do que você imagina! Na Ortoponto, você encontra os melhores travesseiros do mercado, com qualidade e preço imbatíveis! Confira aqui!

Não deixe a saúde mental de lado

Por último, mas não menos importante, cuide da sua saúde mental! Hoje em dia, não tem mais desculpa para não fazer terapia, já que tem uma série de opções online e baratas!

No Brasil, por exemplo, existem dois sites bem interessantes e confiáveis para cuidar da sua saúde mental: o Vittude e o Zenklub. Vale a pena conhecer!

Conclusão

O Dia Mundial da Saúde é importante para nos fazer refletir sobre o cuidado com a gente e com o mundo. Estamos vivendo dias difíceis, mas isso vai passar. E enquanto não passa é preciso, mais do que nunca, se cuidar de todas as formas possíveis. Por isso, se puder, fique em casa!

Quer acompanhar os melhores conteúdos sobre saúde e ficar bem informado? Conte com a gente! É só se inscrever na nossa newsletter no final da página.

Nenhum post encontrado