Produtos
Conheça os talheres adaptados para Parkinson, idosos e pessoas com deficiência

Conheça os talheres adaptados para Parkinson, idosos e pessoas com deficiência

Os talheres adaptados são utensílios pensados para facilitar a vida de pessoas com limitação de movimentos ou dificuldades com coordenação motora. Em geral, eles são utilizados por pessoas com deficiência, Parkinson, idosos e, ainda, por quem sofre com artrite.

Parece algo simples, mas a verdade é que esses talheres adaptados podem fazer muita diferença na rotina e na autonomia de quem necessita desse tipo de auxílio. Na prática, essa independência influencia diretamente na autoestima e na qualidade de vida de seus usuários.

A grande questão é que, atualmente, existe uma variedade imensa de modelos e materiais, o que pode dificultar na hora da escolha. Por isso, decidimos organizar todas as informações que você precisa saber antes de comprar seus talheres adaptados.

Antes disso, aproveite e siga a nossa página no Instagram. Lá, você encontra várias dicas sobre saúde, acessibilidade e bem-estar, além, é claro, de conferir nossas promoções especiais!

Tudo pronto? Então vamos lá!

Quem pode usar um talher adaptável?

São muitos os casos em que os talheres adaptáveis podem ser muito úteis, como, por exemplo:

• Doença de Alzheimer e outras formas de demência
• Golpe
• Artrite
• Mal de Parkinson
• Paralisia cerebral
• Esclerose múltipla
• Amputação de mão
• Tremores / paralisia
• Fraqueza das mãos
• Destreza manual reduzida
• Deficiências motoras finas

Benefícios dos talheres adaptáveis

O que pode parecer apenas um detalhe, para outras pessoas pode ser algo que muda a vida. Ao chegar na terceira idade, em determinado momento, vão surgindo algumas dificuldades de firmeza, o que dificulta, inclusive, o próprio ato de comer de forma independente. Algumas pesquisas realizadas nos últimos anos sugerem, nesse sentido, que uma parte considerável dos idosos podem até perder o apetite e a vontade de comer por causa dessa dificuldade.

Assim, os talheres adaptados para idosos possuem algumas características diferenciadas que facilitam a “pegada” e a firmeza na hora de segurar. O mesmo acontece com os talheres adaptados para pessoas com Parkinson.

Como dissemos neste artigo específico sobre o Mal de Parkinson, um dos sintomas de seus portadores é o tremor. Consequentemente, isso tem um impacto muito grande na vida de seus portadores, que incluem desde dificuldade na mobilidade, facilitando quedas, até na questão da alimentação.

Outro grupo de pessoas que se beneficiam muito com os utensílios adaptados é representado por pessoas com rigidez nas mãos que, entre outras coisas, pode ser causada pela artrite.

Portanto, o grande benefício dos talheres adaptados pode ser resumido em uma simples frase: ser independente novamente! Isso, sem dúvidas, tem um impacto significativo na vida daqueles que enfrentam, diariamente, um grande desafio com os utensílios.

Principais tipos

Na hora de escolher um talher adaptado, é comum que muitas dúvidas surjam, sobretudo pela quantidade de variedade que o mercado oferece atualmente. Portanto, organizamos os principais tipos de acordo com suas características. Confira a seguir:

Talheres com cabo engrossado

Um dos mais conhecidos de todo o mercado são aqueles que oferecem um cabo engrossado. Dentro desse modelo, inclusive, existem alguns tipos diferentes, como os tradicionais, assim:

Conheça os talheres adaptados para Parkinson, idosos e pessoas com deficiência

Ou aqueles curvados, como esse:

Conheça os talheres adaptados para Parkinson, idosos e pessoas com deficiência

Eles são ótimos para quem apresenta uma certa fraqueza, tremor ou diminuição da destreza.

Esse cabo mais grosso exige menos pressão das articulações das mãos ou de pressão para segurar o utensílio, facilitando muito a vida cotidiana. Os talheres curvados oferecem um bônus para quem tem um pouco mais de dificuldade com a coordenação motora, já que facilitam que o alimento continue no garfo ou na colher durante a movimentação.

Confira aqui os nossos modelos de talheres adaptados.

Fixador: Talher com alça/suporte

O talher com alça ou suporte impede que o talher caia da mão de seu usuário. Para isso, é utilizada uma espécie de alça na mão de seus usuários que segura o garfo ou a colher junto à mão. Esse mesmo suporte ainda pode ser utilizado em contextos diferentes, como na hora de escovar os dentes, para segurar as escovas, ou até mesmo para escrever.

Esses suportes são opções consideráveis para quem não abre mão de utilizar os utensílios tradicionais ou para quem não quer levar o próprio talher adaptável em um restaurante.

Os suportes são ótimos para:

• Garantir um sistema de fechamento ajustável;
• Manter objetos fixados à mão;
• Auxiliar no posicionamento do polegar;
• Ser utilizado na mão, palma e dorso.

Além disso, eles são laváveis e muito fáceis de usar. São considerados universais porque se adaptam a diferentes tipos de utensílios, como dissemos anteriormente.

Modelo inteligente

Apesar do modelo inteligente ser consideravelmente mais caro que as outras opções, o kit talher inteligente eletrônico garante ainda mais independência para quem tem tremores.

Esse modelo funciona a bateria e foi planejado para tremer cerca de 85% menos a mão e serve tanto como garfo quanto como colher. Outra grande vantagem do talher eletrônico é que ele é muito leve, apesar de suas funcionalidades.

Ou seja, é um valor mais alto mas que, sem dúvidas, vale muito a pena investir! Sua bateria dura o suficiente para as três refeições e o material é de silicone “grau médico”, antibacteriano.

Conclusão

Os talheres adaptáveis podem ser verdadeiros divisores de águas na vida de uma pessoa com dificuldades motoras. Além dos efeitos físicos, como a independência na hora de se alimentar, essa autonomia gera um impacto considerável na qualidade de vida e no próprio bem-estar de seus usuários, já que a sensação de independência melhora a autoestima.

Se você procura um lugar de confiança para comprar o seu talher adaptável, então você precisa conhecer a Ortoponto. Oferecemos os melhores modelos do mercado, com materiais de alta qualidade e preços especiais. Confira aqui e garanta já o seu!

Os talheres não são os únicos que melhoram a qualidade de vida de uma pessoa com coordenação motora reduzida. Atualmente, existem outros utensílios, como copos, pratos, entre outros. Para saber mais sobre outros produtos que podem facilitar a sua rotina, clique aqui.

O mais importante nisso tudo é você testar e conhecer qual é o tipo de talher adaptável que se adequa melhor a sua rotina e que te deixa mais confortável! Se precisar de alguma ajuda ou orientação na hora de escolher o seu, entre em contato com a gente! Estamos prontos para ajudá-lo!

Gostou desse texto? Leia também: Saiba mais sobre o guincho de transferência de pessoas!

Nenhum post encontrado