Bem-estar

Como criar um hábito de leitura? Descubra 5 dicas essenciais!

Você também começa a ler e, minutos depois, os olhos começam a pesar ou o sono aparece de repente? Por outro lado, pessoas como Barack Obama, Bill Gates, Oprah Winfrey cultivam o hábito da leitura. Será esse o segredo para o sucesso?

Pode ser! A ciência já comprovou, por meio de inúmeras pesquisas, que ler ajuda a reduzir o estresse, melhorar o funcionamento do cérebro e até desenvolver empatia. Tudo isso, é claro, sem mencionar a quantidade de informações que você pode obter se aventurando em algumas páginas.

Se você quer adotar o hábito de leitura, mas não sabe muito bem por onde começar, então você está no lugar certo! No artigo de hoje, você vai descobrir informações primordiais para dar os primeiros passos no mundo da leitura. Conselhos que até nós, que escrevemos este texto para você, gostaríamos de ter ouvido quando começamos!

Por que ler dá sono?

Antes de entender o passo a passo completo para adquirir o hábito de leitura, vamos começar a desmistificar algumas das razões e desculpas mais comuns dos leitores preguiçosos. A primeira delas é: por que ler dá sono?

Alguns especialistas apontam que, na verdade, não há uma única razão para sentir sono ao ler, mas uma série de justificativas que variam de pessoa para pessoa. Em geral, ler requer muito esforço do nosso cérebro e dos nossos olhos. Enquanto os olhos fazem movimentos regulares, o cérebro passa a interpretar as palavras. Diante de todo esse esforço, é comum que o seu corpo precise de um descanso. Assim, os seus olhos se fecham um pouco e voilà! O sono aparece!

Para evitar que isso aconteça, é interessante que você utilize óculos de leitura. Dessa forma, você evita que seus olhos façam muito esforço na hora de ler.

Ler aleatoriamente

O que separa os verdadeiros amantes da leitura das demais pessoas é, justamente, o hábito de leitura.

Você já pegou um livro, passou uma hora lendo e só voltou para a leitura uma semana depois? Então, não faça isso! Dessa forma, você não apenas esquece o que leu, como também procrastina a escolha de um próximo livro, afinal, você nunca consegue terminar um.

Hábito de leitura: 5 dicas essenciais

Se você quer saber como desenvolver um hábito de leitura, você precisa ter em mente que a repetição e a regularidade são fundamentais, seja para estudantes ou profissionais.

Ler não precisa ser um bicho de sete cabeças – e, de fato, não é! Para começar a ler, siga esse passo a passo e você ficará surpreso!

1. Escolha um tema que você gosta

Não importa se você não começar com um clássico ou um best seller! Não importa se você não começar com aquele livro que o seu amigo indicou e você detestou. A melhor forma de começar a ler é buscando um tema que você realmente goste.

Portanto, se você gosta de uma pessoa famosa que lançou uma biografia, por que não começar por aí? Hoje em dia há livros sobre todos os assuntos, inclusive para quem odeia segunda-feira. Sim, é verdade! O Homem que Odiava a segunda-feira é uma obra de Ignácio Loyola de Brandão.

2. Regularidade é melhor do que quantidade

Acredite, se você ler duas páginas por dia vai ser muito mais eficaz do que se você ler 30 páginas em um dia e ler mais 30 só no próximo mês. Você não precisa nem começar com 10 minutos. Comece com 5 minutos. Mas faça isso todos os dias.

Nós DU-VI-DA-MOS que você não tenha 5 minutos por dia para ler UMA página de um livro!

Para facilitar ainda mais a vida do seu cérebro na hora de registrar esse hábito, é importante tentar reservar o mesmo horário todos os dias. Você pode ler antes de dormir ou logo que acordar, por exemplo.

3. Escolha livros pequenos para começar

Sim! Parece um detalhe, mas não é. Se você escolher livros menores e conseguir adquirir o hábito de leitura, você vai terminar mais rápido e, com isso, vai se sentir muito mais motivado a começar o próximo!

E, pra ser sincero, é melhor ler um livro de 100 páginas que não é tão bom assim do que escolher um de 250 que você nunca saberá o final porque não conseguiu terminar.

4. Utilize apps que auxiliam no hábito de leitura

Você pode tornar a sua leitura muito mais prazerosa do que você imagina! Por isso, separamos alguns apps muito interessantes para quem quer se sentir mais motivado na hora de ler! Confira a seguir:

• Cabeceira: um app que te ajuda na hora de organizar a sua leitura e ainda conta com uma calculadora literária, que te fala quanto tempo você vai precisar finalizar a leitura da sua obra de acordo com o seu ritmo!
• Bookly: ideal para quem está começando, esse app te ajuda a manter uma rotina, já que ele monitora o seu desempenho na leitura.
• Skoob: um dos mais conhecido, o Skoob é ótimo para organizar e acompanhar a sua leitura, além de observar as avaliações das obras em que você está interessado e o que os seus amigos andam lendo.

5. Fique em um lugar confortável

Não tem jeito... tem gente que não consegue ler no sofá e que quando tenta ler na cama, logo vem a dor nas costas.

O grande segredo para resolver este problema pode ser obter um encosto de leitura. É sério! Ele faz milagres! No mercado, existem diversas opções para você escolher, desde modelo mais simples, até com apoio de braços, revestimento especial etc. Para adquirir o seu agora mesmo, com um dos melhores preços do mercado e qualidade que só a Ortoponto oferece, fale com a gente.

Afinal, como começar a ler todos os dias?

Acredite, o hábito de leitura pode ser muito mais simples do que você imagina! Apenas certifique-se de começar aos poucos, mantendo a regularidade, e em um lugar em que você se sinta confortável. A verdade é que não existe uma receita ideal ou o melhor horário para ler. Tudo varia de acordo com a sua rotina e o seu corpo.

Gostou dessas dicas? Então, deixa um comentário aqui embaixo nos contando quais os últimos livros que você leu!