Produtos
Cadeira de rodas postural: o que é e quais são seus benefícios

Cadeira de rodas postural: o que é e quais são seus benefícios

Atualmente, há uma série de modelos de cadeiras de rodas no mercado, além de diferentes tamanhos, funções e até equipamentos complementares. Entre eles, a cadeira de rodas postural vem ganhando destaque, sobretudo por seus benefícios.

As cadeiras posturais, em geral, oferecem uma série de ajustes que as cadeiras de rodas comuns não dispõem. Esse tipo de cadeira é ideal para quem tem desvio de coluna ou escoliose, pois auxilia o cadeirante a manter um alinhamento biomecânico e uma postura mais adequada, sem deixar de lado o conforto e a liberdade de movimento, mesmo que mais restrito.

Apesar da cadeira de rodas postural ser uma das melhores do mercado, considerando sua anatomia, pouco se fala sobre ela. Portanto, no artigo de hoje, você vai descobrir:

• Qual é a melhor cadeira de rodas?
• Pra quem serve a cadeira de rodas postural?
• Cadeiras de roda postural: diferenciais e benefícios;
• Importância da adequação postural.

Antes de conhecer tudo sobre as cadeiras de rodas posturais, aproveite para seguir a Ortoponto no Instagram. Lá, você confere as melhores dicas sobre cadeiras de rodas, saúde e bem-estar, além de promoções imperdíveis!

Cadeira de rodas: afinal, qual é a melhor?

Desde as primeiras cadeiras de rodas produzidas e comercializadas, muitas mudanças aconteceram. A primeira cadeira de rodas, na verdade, foi construída na Espanha, em 1555, para o rei da Espanha, Filipe II. Como você pode imaginar, essa cadeira era extremamente desconfortável e, desde então, as cadeiras de rodas são lançadas e reinventadas com diversas melhorias.

Todas essas novas melhorias, pensando no conforto, no bem-estar e até de forma preventiva são ótimas, já que trazem inúmeros benefícios aos seus usuários.

A cadeira de rodas postural é um dos grandes exemplos desses avanços. Isso porque ela foi pensada para garantir, em cada detalhe, o melhor conforto e uma postura adequada para seus usuários.

Mas não se trata apenas de conforto, a cadeira de rodas postural é fundamental para quem pensa no médio e longo prazo, porque está diretamente alinhada à questão da saúde, sobre a qual falaremos com mais atenção nas próximas seções.

Quem pode usar uma cadeira de rodas postural?

Essa é uma pergunta bastante comum! Muitas pessoas acreditam que a cadeira de rodas postural é pensada apenas para crianças, mas não! Na verdade, a cadeira de rodas postural para crianças é uma das mais recomendadas porque consegue alinhar a coluna, evitar que a criança escorregue e é totalmente personalizada, o que ajuda muito no desenvolvimento dos pequenos.

Ou seja, ela é muito utilizada por crianças e adolescentes, mas também é uma excelente opção para adultos que possuem limitações de movimento. Beneficiam-se aqueles com dificuldade ou incapacidade de controlar algum membro superior, tronco, cabeça ou pescoço.

Outro público que se beneficia muito desse modelo de cadeira de rodas é o grupo de idosos.

Cadeira de rodas postural: diferenciais e benefícios

As cadeiras de rodas posturais, como o próprio nome já diz, têm uma preocupação com a postura do cadeirante. Ideal para quem tem desvio de coluna ou escoliose, seu grande diferencial é sua anatomia.

Os acessórios que essas cadeiras podem incluir, como o apoio de cabeça, dos pés, cintos e apoio de braço regulável, são muito importantes para evitar lesões e ampliar o conforto e a segurança de seus usuários.

Seu assento possui uma elevação no meio, o que dificulta, para o usuário, manter as pernas e o quadril em uma posição inadequada. Além disso, o seu encosto é anatômico e costuma ter apoios/suportes para o tronco. Isso faz com que o cadeirante se mantenha em uma posição mais ereta, com a coluna bem encaixada.

Seu encosto de cabeça, pés e o apoio de braço, além de fornecer completa sustentação, possuem opção de regulagem, ótimo para personalizar de forma que fique mais confortável para cada pessoa.

Algumas cadeiras, como a Cadeira de Rodas Postural T1 Ortobras, por exemplo, possui até uma capota para o sol. É claro que isso parece ser apenas um detalhe, mas só quem utiliza a cadeira de rodas diariamente – inclusive em ambientes externos -, sabe a diferença que isso faz no dia a dia.

Na mesma linha, mas sem a capota para o sol, a Cadeira de Rodas Postural Conforma Tilt da Ortobras, possui reclinagem tilt em 3 posições: 100° / 115° / 130°, além de um colete torácico que auxilia na sustentação do tronco sem tirar o conforto de seu usuário.

A Ortoponto possui modelos para crianças, jovens e adultos. Veja aqui nossas opções de cadeira de rodas postural e surpreenda-se com o conforto dos nossos modelos!

Importância da adequação postural

Algumas pessoas acabam negligenciando a adequação postural na cadeira de rodas, mas a verdade é que a postura ajuda a manter a saúde do organismo e a otimizar as funções musculares do nosso corpo.

Com uma postura mais adequada, você tem como benefícios:

• Melhorar seus movimentos;
• Aumentar a sua autonomia;
• Mais segurança na cadeira, evitando escorregar;
• Prevenir deformidades e atrofiação dos músculos;

Uma pesquisa da Universidade de Campinas, a UNICAMP, ainda aponta que a adequação postural na cadeira de rodas auxilia na prevenção de úlceras de pressão, popularmente conhecidas como escaras, e a qualidade de vida de forma ampla.

Esse mesmo estudo ainda aponta para uma melhora na relação do usuário com a cadeira de rodas e com a tecnologia assistiva, uma série de recursos que têm como objetivo fazer o usuário alcançar o máximo de independência e autonomia, além de promover a inclusão e uma participação mais ativa na sociedade onde ele vive.

Tento isso em vista, o que parece apenas um recurso extra de conforto, tem um impacto gigantesco no dia a dia, na rotina e na saúde de seu usuário. Em outras palavras, vale a pena investir um pouco mais e obter uma cadeira de rodas postural como forma preventiva a outras possíveis complicações em decorrência da postura e do próprio tempo em que o usuário fica sentado na cadeira.

Por isso, de forma alguma devemos deixar de se preocupar com a simetria do corpo e de manter uma posição ereta na cadeira. A médio e longo prazo, é possível sentir os efeitos disso, tanto em termos físicos quanto em questões fisiológicas.

Ainda em dúvida quanto a escolha da cadeira de rodas postural ideal? Entre em contato com a gente. Teremos um imenso prazer ao ajudá-lo! E se você gostou desse texto, aproveite e leia também: Conheça as cadeiras motorizadas e saiba como escolher a sua.

Nenhum post encontrado