Saúde

Como doar leite materno? Descubra os cuidados e benefícios!

Nas últimas semanas, temos visto uma movimentação em todo o Brasil de incentivo a doação de leite materno. Conforme aponta a notícia do Governo de São Paulo, durante a pandemia as doações caíram bruscamente, cerca de 60%. Isso significa que a evolução de muitos bebês está em risco, já que o leite é fundamental nesse processo.

Portanto, se você está amamentando, ou conhece alguém que esteja, leia este artigo com carinho e compartilhe com os seus amigos. Esse simples gesto pode salvar muitas vidas e não é preciso grandes quantidades para poder ser doadora – além de trazer benefícios para a própria mãe.

No artigo de hoje, você confere:

• Benefícios da doação de leite materno
• Como saber se tenho leite suficiente para doar?
• Como fazer a doação de leite materno?
• Como extrair leite materno para doar?
• Onde fazer a doação de leite materno

Benefícios em doar leite materno

Ao contrário do que muita gente pensa, a doação de leite materno é benéfica para os bebês que vão receber o alimento e também para a mamãe doadora. Não existe risco para quem doa leite materno!

Para as mamães doadoras, os benefícios são vários! Você poderá perder mais peso, evitará o acúmulo de leite em seus seios, aumentará a sua qualidade de vida e seu organismo passará a produzir um leite de melhor qualidade!

Como saber se tenho leite suficiente para doar?

De acordo com o Ministério da Saúde, toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano! Para poder doar, contudo, é necessário não realizar o uso de nenhum tipo de medicamento e estar em uma condição saudável.

Se você tirar 10ml por dia, durante 10 dias, você poderá doar 100ml – que, com certeza, ajudarão muitas vidas!

Como doar leite materno?

Em primeiro lugar, o que você precisa fazer é localizar o posto de coleta de leite materno mais próximo da sua casa. Para fazer isso, é muito simples: você pode entrar no site do Ministério da Saúde, selecionar a sua região, estado e cidade e ele oferecerá as opções de postos para você.

Feito isso, você pode começar a se preparar para doar o leite materno. Nesse momento, o primeiro passo é preparar o frasco onde você irá armazenar o leite humano. Opte por um frasco de vidro com tampa plástica. Caso a tampa tenha algum rótulo interno, retire-o e higienize a tampa novamente.

É importantíssimo lavar as peças com água e sabão, enxaguar bem e, em seguida, colocá-las para ferver em uma panela com água por aproximadamente 15 minutinhos. Não precisa secar! Basta deixar a tampa e o fraco com a boca para baixo em um pano limpo e esperar um tempo até secar naturalmente.

Em seguida, basta extrair o leite após o bebê mamar ou então quando você perceber que as suas mamas estão muito cheias, ok? Vale a pena observar! Antes de extrair o leite, prenda o cabelo, higienize as mãos e os braços e procure um lugar tranquilo para fazer isso.

Ah, uma dica: evite falar enquanto estiver retirando o leite. Caso seja inevitável, utilize uma máscara, ok?

Como extrair leite materno para doar?

Para extrair o leite materno, você precisará fazer uma massagem nas mamas. Comece pela auréola e vá empurrando os dedos, delicadamente, por outras partes da mama. Caso você ainda esteja um pouco insegura, confira esse tutorial da enfermeira Sandra Abreu no Youtube. Atenção: quando você começar a extrair o leite, é importante descartas as primeiras gotas.

Para auxiliá-la nesse momento, indicamos também a bomba de extração de leite materno, que já tem capa massageadora, recipiente adequado e é extremamente confortável. É um produto completo, que com certeza vai facilitar muito a sua vida!

Lembre-se de armazenar o leite no congelador ou no freezer, onde ele pode ficar por até 15 dias. Você pode coletar mais em outro recipiente e, depois, passar para o frasco congelado.

Onde fazer a doação de leite materno

A doação de leite humano deve ser encaminhada para um banco de leite humano. Em alguns casos, é possível solicitar a coleta domiciliar.

Os bancos de leite humano são postos especializados no apoio, proteção e promoção do aleitamento materno. É neles que as mães recebem as orientações e que os profissionais cuidam da coleta e pasteurização do leite, garantindo o controle de qualidade e a distribuição para os bebês prematuros que estão nas UTIs neonatais de todo o país.

Confira os principais postos de coleta de leite humano do Brasil:

Brasília:

Banco de Leite Humano do Hospital Anchieta

Área Especial 8/9/10, s/n, Taguatinga Norte
72115-700 / Brasília, DF
Telefone: 61-33539136

São Paulo:

Banco de Leite Humano da Santa Casa de São Paulo

Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 112, Vila Buarque
01221-020 / São Paulo, SP
Telefone: 11-21767390

Rio de Janeiro:

Banco de Leite Humano do Hospital Federal dos Servidores do Estado

Rua Sacadura Cabral, 178, Centro
20221-161 / Rio de Janeiro, RJ
Telefone: 21-22913131

Curitiba:

Banco de Leite Humano do Hospital de Clínicas

Rua General Carneiro, 181, Centro
80060-900 / Curitiba, PR
Telefone: 41-33601867 

Salvador:

Posto de coleta Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Neto

Rua Marquês de Maricá, Pau Miúdo
40320-350 / Salvador, BA
Telefone: 71-32568675 

Porto Alegre:

Banco de Leite Humano do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Rua Ramiro Barcelos, 2350, Bomfim
90035-003 / Porto Alegre, RS
Telefone: 51-21018000

Para conferir a lista completa de Bancos de Leite e Postos de Coleta, clique aqui.

Conclusão: mães que ajudam outras mães

Nós sabemos que são tempos difíceis! E com o movimento de mães que ajudam outras mães, muitas crianças poderão crescer e se desenvolver de maneira forte e saudável. O processo de doação de leite é indolor, fácil e só traz benefícios a mamãe doadora.

Por isso, se você está amamentando ou conhece alguém que está, compartilhe esse post em suas redes sociais, explique que não há nenhum risco para a doadora e que é um procedimento 100% seguro. Alguns poucos mls de leite por dia podem fazer muita diferença!

Clique aqui e conheça a Bomba Elétrica para Extração de Leite Materno G-Tech.