Bem-estar
Conheça 9 benefícios do café, a bebida queridinha dos brasileiros!

Conheça 9 benefícios do café, a bebida queridinha dos brasileiros!

De manhã, após o almoço, no café da tarde. Até mesmo à noite, quando precisamos nos manter acordados, não é mesmo? Um cafezinho nunca vai mal! O que muita gente não sabe é que essa bebida é muito poderosa! Por isso, hoje você vai conhecer os benefícios do café!

Você sabia que, de acordo com a Organização Internacional do Café, o Brasil é um dos 15 países que mais consome café no mundo? É isso mesmo! Tem muita coisa sobre ele que você ainda precisa descobrir! Então pegue o seu café, sente-se em um lugar confortável e desfrute desse artigo que vai te deixar com ainda mais vontade de um cafezinho!

Antes disso, aproveite para seguir a Ortoponto no Instagram! Lá, você confere outras dicas de saúde e bem-estar, além de promoções imperdíveis, é claro!

1. O café melhora seu desempenho físico

Muita gente não sabe disso, mas a verdade é que uma xícara de café uma hora antes do seu treino pode fazer toda a diferença no seu desempenho. Especialistas garantem que beber café antes do treino é muito benéfico.

Isso acontece porque a cafeína, presente no café, além de estimular o seu cérebro, também aumenta os níveis de adrenalina no sangue, hormônio responsável por preparar o corpo para o esforço físico. O resultado? Uma melhora de desempenho de 11 a 12%!

2. O café ajuda a perder peso

Não, isso não significa que se você beber um litro de café você irá perder muitos quilos. Tampouco que você deve fazer uma dieta só de café. O que você pode fazer é tê-lo como o seu aliado.

Sabe aquela vontade de comer um docinho após o almoço? Então! Troque por uma xícara de café! Como ele contém magnésio e potássio, o café ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, além de reduzir consideravelmente, o desejo por doces e outras guloseimas.

3. Ajuda a queimar gordura

Isso mesmo! A cafeína ajuda a quebrar as células de gordura corporal e utilizá-las como combustível para o treinamento e o dia a dia. Aposto que você nunca mais vai esquecer de tomar aquela xícara de café antes do treino, não é mesmo?

4. Ajuda a se concentrar e ficar alerta

Quem nunca fez do café seu companheiro de madrugada, noite a dentro, não sabe o que é se concentrar! Mas o café não ajuda no alerta e concentração apenas de madrugada não! Ao longo do dia, você pode tomar entre 1 e 6 xícaras. Assim, você irá se concentrar muito melhor, além, é claro, de manter seu estado de alerta mental.

Clique aqui e conheça nossa linha completa de Produtos para o Bem-Estar e Conforto.

5. O café ajuda a reduzir o risco de câncer

Alguns estudos já comprovaram que um dos benefícios do café é reduzir o risco de câncer. É isso mesmo! Para ser mais específico, o café ajuda a diminuir o risco de desenvolver câncer de próstata em homens em 20% e câncer endometrial em mulheres em 25%. As pessoas no grupo de teste beberam quatro xícaras de café por dia.

Além disso, ele também ajuda a prevenir o desenvolvimento de um tipo mais comum de câncer de pele, o carcinoma basocelular.

6. Reduz o risco de acidente vascular cerebral (AVC)

Desde que você não exagere, claro! Mas tomar entre 2 e 4 xícaras de café pode estar associado a um risco menor de derrame.

7. Diminui o risco de morte

Ual! Seremos imortais! Calma, não é bem assim! Eu também tomo muito café e fiquei feliz com essa notícia! Mas um estudo realizado por Harvard mostra que a morte prematura de consumidores de café é 25% menor em relação aos não consumidores.

8. Reduz o risco de doença de Parkinson

A doença de Parkinson é causada principalmente por baixos níveis de dopamina. Nesse sentido, existem muitos estudos epidemiológicos que apontam que o maior consumo de cafeína está associado a um menor risco de desenvolver a doença.

E para você que quer saber um pouco mais sobre a doença, não deixe de ler este artigo que preparamos para você sobre sintomas, causas e tratamentos da doença de Parkinson!

Além disso, o café ajuda a estimular o cérebro e a reduzir o risco de Alzheimer também!

9. O café melhora o seu humor, combate a depressão e reduz o risco de suicídio!

A cafeína estimula o sistema nervoso central e aumenta a produção de neurotransmissores como serotonina, dopamina e noradrenalina, que elevam seu humor. Duas xícaras de café por dia previnem o risco de suicídio em 50%.

O café do Brasil

O Brasil é o maior produtor de café do mundo! São mais de 59 milhões de sacas de café por ano! E cada saca tem, aproximadamente, 60kg! Além disso, é um dos países com a maior diversificação na produção. O café de Minas Gerais, por exemplo, é diferente do de São Paulo que, por sua vez, é diferente do da Bahia e do Paraná!

Que nós, brasileiros, tomamos muito café, isso já não é novidade para ninguém. O café faz parte do nosso dia a dia e é culturalmente importante para o nosso país. Ademais, sem dúvidas, ele faz parte da rotina de muita gente. Vale a pena, então, ter o café como um aliado na hora de cuidar da sua saúde e manter uma rotina saudável!

Afinal, o café é bonzinho ou vilão? No artigo de hoje, você pôde conhecer um pouco mais sobre os benefícios do café. Mas é muito importante ter em mente que para que ele seja saudável e realmente faça bem ao nosso organismo, é preciso não exagerar. Todos os benefícios que trouxemos têm como base o consumo de uma quantidade média de café entre 2 e 4 xícaras por dia.

Não exagere na cafeína, ok? Se você exagerar, o seu sono pode ficar desregulado e isso tem um impacto muito grande na saúde do nosso corpo. Além disso, o consumo exagerado de café pode deixar o coração mais acelerado e ser um grande vilão para o seu estômago. Ou seja: beba café, mas não exagere, ok?

Gostou desse texto? Então leia também "Fique por dentro dos principais benefícios do chá para a saúde".

Nenhum post encontrado