Bem-estar
Dia Mundial do Meio Ambiente: 9 formas de ajudar e contribuir com um planeta melhor

Dia Mundial do Meio Ambiente: 9 formas de ajudar e contribuir com um planeta melhor

O mês de junho chegou e, com ele, o dia mundial do meio ambiente também! Nos últimos anos, o meio ambiente tem sido pauta de discussões e está presente, por exemplo, na agenda de grandes instituições, como a Organização das Nações Unidas (ONU).

E para celebrar o dia mundial do meio ambiente, reunimos uma série de informações especiais para você que quer saber um pouco mais sobre a importância do desenvolvimento sustentável, conhecer pessoas e leituras para se aprofundar no tema ou apenas descobrir como você pode contribuir com um planeta melhor!

Nós sabemos que cuidar do meio ambiente e da gente mesmo é muito importante, por isso, indicamos o Instagram da Ortoponto! Lá, você confere dicas super valiosas de saúde, bem-estar e sustentabilidade!

Como surgiu o dia mundial do meio ambiente?

Refletir sobre consumo, desenvolvimento sustentável e sobre a própria condição atual do meio ambiente é fundamental e isso todo mundo já sabe, não é mesmo?

O dia do meio ambiente surge junto com a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, também conhecida como Conferência de Estocolmo. Nesse encontro, a ONU teve dois avanços importantes: o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente.

A Declaração pode ser entendida como um manifesto e possui 26 princípios básicos. Confira alguns:

• O homem tem o direito fundamental à liberdade, à igualdade e ao desfrute de condições de vida adequadas em um meio ambiente de qualidade;
• Os ecossistemas naturais devem ser preservados em benefício das gerações presentes e futuras;
• Deve-se manter, e sempre que possível, restaurar ou melhorar a capacidade da terra em produzir recursos vitais renováveis;
• É indispensável um esforço para a educação em questões ambientais;
• Todos os países, grandes e pequenos, devem ocupar-se com espírito e cooperação e em pé de igualdade das questões internacionais relativas à proteção e melhoramento do meio ambiente.

Como contribuir com um planeta melhor e mais sustentável

Acreditamos fortemente que a melhor forma de contribuir com um planeta melhor e mais sustentável é a educação, mas ela só fará sentido se estiver alinhada com a ação. Sendo assim, compartilharemos alguns nomes que discutem o meio ambiente de forma muito didática e interessante e, em seguida, traremos alguns passos simples, mas muito significativos, que você pode começar aderindo ainda hoje!

Confira a lista de pessoas que discutem o meio ambiente:

• Ailton Krenak
• Cristal Muniz
• Bela Gil
• Giovanna Nader

Anotou os nomes? Que tal procurá-los nas redes sociais para ver o que eles estão falando? Agora, vamos para as dicas de ações, ok?

1. Diminua a utilização do carro e ganhe tempo!

Já pensou em trocar o carro pela bicicleta ou pelo transporte público e afins? Sem dúvidas, são opções muito mais sustentáveis. Mas também sabemos que nem sempre essa troca é viável e isso não significa que você não precisa pensar no meio ambiente.

Assim, pense na logística! Que tal abastecer o carro pela manhã, ir ao trabalho e depois ao mercado? Dessa forma, você faz três coisas importantes e além de diminuir a produção de CO2, ainda ganha tempo livre em outros dias!

2. Faça compras pela internet

Faça compras pela internet! Sempre que possível, compre online! Existem sites seguros e confiáveis para isso. Além disso, eles já otimizam as entregas e gastam menos no transporte. Outro ponto positivo é que se você comprar as coisas em uma mesma loja, diminuirá a necessidade de mais embalagens e o plástico, querido leitor, pode levar 1000 anos para se decompor.

A Ortoponto, por exemplo, possui uma série de aparelhos, equipamentos e acessórios que poderão ser úteis para o seu dia a dia e entrega em todas as cidades do Brasil!

Clique aqui e confira nossos Produtos para Bem-Estar e Conforto.

3. Controle e organize o lixo

Você sabe o quanto você desperdiça no lixo? Não? Então observe! Mas já adiantamos que você irá se assustar com o resultado!

Controle e organize o seu lixo! Deixe um saco específico para reciclagem, com latas, papéis e plásticos. E outro para descartes comuns. Você pode doar as latas para alguém ou levar em um posto de reciclagem e ainda ganhar algumas moedas por isso!

4. Faça compostagem

Não jogue fora o lixo orgânico. Faça uma compostagem! Você pode deixar as suas plantas muito mais fortes e saudáveis, além de oferecer de volta à terra os nutrientes que você não utilizou. Isso é muito simples e você pode conferir este vídeo para aprender a fazer compostagem:

5. Carregue a sua xícara

Bom, nós já falamos sobre a utilização do plástico e o tempo que ele demora para se decompor, certo? Isso acontece também com os copos e plásticos descartáveis. E algo muito simples pode ter um impacto gigantesco no meio ambiente: utilize a mesma xícara sempre que possível.

6. Fuja das embalagens de plástico

E o plástico parece ser um dos grandes vilões do meio ambiente, mas essa é a verdade. Prefira embalagens de papel para fast food e sacolas retornáveis, por exemplo, para ir ao mercado.

Sabemos que nem todos os estabelecimentos comerciais disponibilizam embalagens sustentáveis. Mas não deixe de perguntar! Ao questionar, criamos uma demanda que pode fazer com que aquele local repense suas práticas.

7. Evite utensílios de fast food para comer em casa

Esse tópico, de fato, não tem muito o que dizer: por que pedir utensílios e guardanapos em um fast food para comer em casa? Às vezes o aceite é tão automático que não percebemos o quão desnecessário pode ser esse pedido. Pense nisso! Você mesmo dará a resposta para você.

8. Coma orgânicos

Você pode ter uma vida com menos agrotóxicos e muito mais saúde. Isso vai ajudar o pequeno e médio produtor, diminuir a utilização de substâncias químicas e tóxicas no solo e menos consumo desses elementos no seu organismo.

Acha que produtos orgânicos são mais caros? Nos grandes supermercados podem até ser. Mas que tal começar a frequentar aquela feirinha orgânica que acontece próximo à sua casa? Nelas, os preços são bem mais acessíveis e, geralmente, você compra direto do produtor. Legal, não é mesmo?

9. Comece aos poucos

Não adianta começar com tudo de uma vez e desistir logo na primeira semana. Por isso, eleja algumas tarefas e comece aos poucos. Com essas pequenas mudanças, você vai ganhando outros hábitos e tendo mais energia para novos passos!

Dia mundial do meio ambiente

E aí, vamos começar? É importante que o dia mundial do meio ambiente não seja apenas um dia de reflexão, mas um momento de mudança para uma rotina muito mais sustentável e de ações concretas! Pequenos passos podem parecer pouco quando pensamos em indivíduo, mas ao multiplicarmos no coletivo, eles representam muito. Por isso, não desanime nunca!

Gostou desse texto? Então leia também "Dia Mundial da Saúde: por que celebrar o dia 7 de abril?".

Nenhum post encontrado