Produtos

Joelheira tipo Brace: o que é, quando e para quem é indicada

A joelheira tipo Brace é uma órtese de joelho que tem como objetivo auxiliar na estabilização e imobilização moderada dos ligamentos do joelho e outros tipos de restrição de movimento. Pouco conhecida, mas muito útil, essa joelheira é ótima para quem tem problemas com o ligamento do joelho e, de acordo com a recuperação, quer praticar esportes ou retomar suas atividades.

Mas atenção: a órtese não é indicada para todos os tipos de lesão e uso. Inclusive, a depender da lesão, a utilização da joelheira pode piorar. Para que isso não aconteça com você, preparamos um conteúdo especial com informações muito valiosas sobre o que é, quando é indicada e quais as diferenças e benefícios da joelheira tipo Brace.

Antes disso, aproveite e siga a Ortoponto no Instagram. Lá, você confere dicas incríveis sobre saúde, bem-estar e acessibilidade.

No artigo de hoje, você irá conferir:

• O que é a joelheira tipo Brace?
• Quando e pra quem a joelheira é indicada
• Qual profissional consultar?
• Diferenças entre estabilização e imobilização
• Principais características e benefícios da joelheira tipo Brace

O que é a joelheira tipo Brace?

A joelheira tipo Brace é um acessório ortopédico que tem a capacidade de auxiliar na estabilização ou imobilização parcial das articulações do joelho, facilitando na hora de caminhar ou praticar esportes sem contato físico. Tudo isso graças a um design funcional e anatômico.

Ah, também graças ao seu design, ela pode ser utilizada por baixo de roupas e é super discreta, caso você não queira deixar esse acessório exposto, ok?

É importante ter em mente que a joelheira auxilia apenas na estabilização das articulações e imobilização parcial dos movimentos, não dividindo ou diminuindo a carga. Assim, a joelheira não é indicada para todos os casos.

Quando e pra quem é indicada a joelheira

A grande verdade é que nem todo mundo pode utilizar a joelheira tipo Brace.

A joelheira tipo Brace é para quem precisa estabilizar as articulações ou, ainda, impedir a lateralização do joelho. Essa lateralização é quando a patela passa a não mais se mover pelo seu trajeto anatomicamente correto, gerando pontos de pressão excessivos entre os dois ossos laterais do joelho, o que causa dor e pode, com o tempo, gerar lesões na cartilagem.

Já a estabilização é necessária, geralmente, após a recuperação de um rompimento ou trauma dos ligamentos. Mesmo depois do tratamento, é possível que a pessoa tenha uma certa instabilidade nos movimentos da região, sobretudo na hora de praticar atividades físicas. Nesses casos, a joelheira tipo Brace também é eficaz.

Agora caso você tenha algum tipo de lesão no menisco ou na cartilagem, por exemplo, não adianta utilizar. Por outro lado, lesões de cartilagem podem ser pioradas e intensificadas com a utilização da joelheira tipo Brace.

Confira as principais patologias nas quais o uso da órtese é indicado:

• Ligamento Cruzado Anterior (LCA);
• Ligamento Cruzado Posterior (LCP);
• Ligamento Colateral Lateral (LCL);
• Ligamento Colateral Medial (LCM);
• Imobilização e proteção da amplitude de movimento associadas a reparações dos meniscos;
• Controle de flexão e extensão, através de limitadores graduados.

Clique aqui e conheça a Joelheira Ortopédica tipo Brace Donjoy Articulada.

Qual profissional consultar?

Em geral, para utilizar a joelheira tipo Brace é necessário ter algum tipo de patologia. Nesse sentido, você precisa procurar um profissional especialista, ou seja, um médico ortopedista ou fisioterapeuta.

O ortopedista ou o fisioterapeuta são os profissionais responsáveis pelo sistema de locomoção humano. Eles poderão avaliar, diagnosticar e tratar possíveis problemas com nervos, músculos e/ou ossos.

Assim, antes de comprar a sua joelheira tipo Brace, é preciso passar com um desses profissionais para entender o que está acontecendo com você e, em seguida, receber as orientações quanto ao melhor tratamento.

Diferenças entre estabilização e imobilização

Como dissemos anteriormente, essa órtese serve para estabilizar as articulações. Portanto, isso é completamente diferente da imobilização. Você não sabia? Não se preocupe! Explicamos agora!

A imobilização, em geral, é necessária após uma cirurgia. A imobilização é fundamental para acelerar a cicatrização e a recuperação do joelho. O tempo de imobilização vai variar de acordo com a situação, mas, normalmente, varia entre 2 e 4 semanas. Ou seja, em momentos pós-cirúrgico ou em que o joelho esteja machucado, sempre de acordo com a prescrição de um especialista.

A estabilização, por sua vez, tem como objetivo oferecer mais estabilidade para que as articulações possam cumprir seu papel: os movimentos. Com a estabilização, você pode melhorar o seu processo de cicatrização, firmando, protegendo e alinhando o joelho quando ele está fragilizado ou mais fraco.

Mas e o que seria a imobilização parcial que falamos anteriormente? Bem, essa ocorre quando parte do movimento é restringido. No caso da joelheira tipo Brace, ela consegue impedir a movimentação lateral do joelho, mas não os demais movimentos.

Principais características e benefícios da joelheira tipo Brace

A órtese tem uma estrutura anatômica mais complexa para manter o joelho:

• alinhado
• sem desvios
• com movimentos articulatórios limitados
• mais seguro

Ao contrário do que muita gente pensa, essas órteses não são desconfortáveis e são bem tranquilas de utilizar. Elas são projetadas para auxiliar o joelho sem atrapalhar outas estruturas, é claro.

As joelheiras tipo Brace podem ter sistemas de bloqueio de amplitude de movimento, velcros, alavancas, sistema de regulagem de tamanho e almofadas para aumentar o conforto.

Lembretes importantes

Lembre-se que a joelheira tipo Brace é indicada para esportes sem contato físico ou caminhadas leves. Esforços muito grandes podem diminuir a eficácia do produto. Além disso, procure não utilizar a órtese sem ter uma indicação médica.

Por fim, não se preocupe muito com a roupa, já que você pode utilizar por baixo dela e garantir um design bem slim.

Agora você já sabe o que é e como funciona a joelheira tipo Brace! Se você sente que precisa de uma, o primeiro passo é buscar um médico para fazer os exames e ter um diagnóstico mais adequado. Em seguida, você pode comprar a sua joelheira tipo Brace, caso seja necessário.

A Ortoponto possui uma opção incrível de joelheira, bilateral, com tamanho ajustável e ideal para a proteção e movimentação no pós-operatório. Não deixe de conferir! Se precisar de ajuda para comprar, fale com a gente.