Saúde

Quem pode doar sangue? Veja dicas e o que fazer antes da doação

Quem pensa que um super herói é apenas aquele que aparece na televisão ou na telinha do cinema está muito enganado! Doar sangue é, também, um ato heroico, pois pode salvar vidas! Muita gente tem medo da doação de sangue, mas a verdade é que ela pode ser muito mais tranquila do que parece. E, claro, pode ajudar muita gente!

De acordo com o Hospital Santa Lúcia, uma doação de sangue pode salvar a vida de até três pessoas diferentes! Além disso, esse gesto não traz nenhum tipo de prejuízo para a saúde de quem doa.

Quer saber mais sobre a doação de sangue? Ótimo! Porque preparamos um conteúdo para lá de especial para você! No artigo de hoje, você vai conferir:

• Quem pode doar sangue
• Quem NÃO pode doar sangue
• O que fazer antes de doar sangue
• O que fazer depois de doar sangue
• Onde doar sangue?

Durante a pandemia, os hemocentros de todo o Brasil estão precisando, mais do que nunca, de doação de sangue. Então, caro leitor, fazemos um pedido importante para vocês hoje: leia este artigo, compartilhe com mais cinco amigos e doe sangue!

Vamos começar uma corrente do bem? Se quiser postar nas redes, utilize #eusoudoador e saberemos que você faz parte dessa onda de cuidado com o próximo! Sinta-se bem por fazer o bem! Você vem com a gente?

Quem pode doar sangue

O primeiro e mais simples requisito é ter entre 18 e 69 anos. Sim, pessoas com 16 e 17 anos também podem doar sangue, mas só com o consentimento formal e presencial de um dos pais ou do responsável legal em cada uma dessas doações. Em seguida, é importante que os maiores de 60 anos não sejam doadores pela primeira vez, ok?

Também é preciso pesar, no mínimo, 50kg. No dia da doação, não pode estar em jejum. Por outro lado, é preciso ter evitado alimentos gordurosos.

Para os fumantes, é proibido fumar duas horas antes e duas horas depois da doação.

Atenção! Para doar sangue, é obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto, como o RG, Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de Trabalho, assim como o endereço completo (incluindo CEP).

Quem NÃO pode doar sangue

Sabia que existem algumas restrições que impedem um candidato a doar sangue? Confira quais são elas:

• Gripe, resfriado ou infecção com febre. Nesse caso, é importante realizar o tratamento primeiro, manter uma boa qualidade da saúde para, então, doar sangue.
• Portar doenças como sífilis, malária ou doença de Chagas.
• Ser alcoolista crônico ou ter ingerido bebidas nas 12 horas que antecedem a doação.
• Ter sido exposto a situações de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
• Ter histórico atual de drogas injetáveis ilícitas.
• Ter contraído hepatite após 11 anos de idade.
• Tenha realizado endoscopia a menos de 6 meses.
• Estiver grávida.
• Estar no período de 3 meses de pós parto.

Anotou tudo?

Mais uma informação importante: homens podem doar sangue a cada 60 dias, ou seja, 4 vezes ao ano. Mulheres podem doar a cada 90 dias, ou seja, 3 vezes ao ano. E, por fim, idosos podem duas a cada 180 dias, ou seja, 2 vezes ao ano.

O que fazer antes de doar sangue

Se você já descobriu que pode doar sangue e decidiu que vai fazer isso, então é importante tomar alguns cuidados antes de doar sangue. Para ajudá-lo nessa etapa, separamos 6 dicas para se preparar para a doação:

1. Tenha uma boa noite de sono: é muito importante que você tenha dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 horas. Já é mais do que comprovado o quanto o sono, ou a falta dele, pode alterar o nosso organismo.

2. Descanse: no mesmo sentido do sono. Evite grandes situações de estresse ou atividades que irão te deixar muito cansado. Tente ter um dia mais tranquilo quando decidir fazer a doação de sangue.

3. Alimente-se: e não é qualquer tipo de comida! Priorize alimentos ricos em ferro, vitamina c e uma alimentação mais equilibrada. Apesar da atenção à alimentação, nunca vá ao posto de coleta com o estômago cheio. Após comer, dê um intervalo de, pelo menos, três horas.

4. Hidrate-se: água já faz bem para o nosso dia a dia de forma geral, mas durante a doação, é muito importante que o nosso organismo esteja bem hidratado. Portanto, beba bastante água e suco de frutas.

5. Não beba álcool: para doar sangue, você não pode ter ingerido álcool nas 24 horas que antecedem a doação. Por isso, evite, a todo custo, ingerir qualquer tipo de produto que tenha álcool em sua composição, seja alimentos e, principalmente, bebidas.

6. Fale a verdade: antes de doar sangue, você precisará responder a algumas perguntas. Esse questionário pode parecer até um pouco intimidador, mas ele é muito importante para entender o seu histórico, seus hábitos e, sobretudo, sua saúde. Isso faz com que a doação seja muito mais segura, tanto para você quanto para quem recebe.

Pense que, após a coleta, seu sangue passará por um exame laboratorial. Portanto, não faz sentido mentir no questionário, doar sangue e depois ter que descartar, certo?

O que fazer depois de doar sangue

Pense que você vai tirar do seu organismo cerca de 450ml de líquido. Por isso, é comum se sentir um pouco fraco ou com tontura após a doação. Assim, a primeira coisa que você precisa fazer é descansar um pouco após a coleta. Isso mesmo! Não precisa sair correndo quando acabar de doar sangue. Fique mais um tempo sentado, evite dobrar o braço e mantenha o curativo exatamente onde ele está.

Se você sentir tontura, uma boa estratégia é colocar a cabeça entre os joelhos ou, então, deitar com as pernas para cima, para ajudar a aumentar a circulação de sangue na cabeça.

Outra dica importantíssima é reabastecer o seu corpo: beba muita água e muito suco. No dia seguinte, opte por alimentos com ferro e vitamina C também, ok?

Uma última coisa: nada de esforço ou atividades físicas intensas. Você já cumpriu a sua missão, então aproveite para descansar um pouco, por favor!

Onde doar sangue?

Talvez esse seja o momento mais esperado do artigo: onde doar sangue! Vamos deixar aqui algumas sugestões de lugares. Em tempos de pandemia, vale a pena ligar no posto de coleta para checar se é necessário algum tipo de agendamento.

São Paulo: Hemocentro HSP/HU Unifesp
Endereço: Rua Dr. Diogo de Faria, 824 - Vila Clementino, São Paulo/SP.
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30; sábados, das 8h às 13h.
Telefone: (11) 5576-4240.

Rio de Janeiro: Banco de Sangue Serum
Endereço: Av. Marechal Floriano, 99 – Centro, Rio de Janeiro/RJ.
Funcionamento: diariamente, das 7h às 18h, inclusive feriados.
Telefone: (21) 3233-5950.

Porto Alegre: Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul
Endereço: Av. Bento Gonçalves, 3722 – Partenon, Porto Alegre/RS.
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Telefones: (51)3336-6755 / (51)98405-4260.

Clique aqui para acessar a lista completa de bancos de sangue do Brasil.

Viu só? Doar sangue é bem mais fácil do que você imagina! Pratique esse ato solidário que ajuda a salvar vidas. E também conte pra gente abaixo nos comentários se você já é um doador ou pretende doar!