Produtos
Como a cotoveleira ortopédica ajuda no tratamento e prevenção de lesões?

Como a cotoveleira ortopédica ajuda no tratamento e prevenção de lesões?

Embora um coração partido doa bastante, hoje vamos falar de outro tipo de dor de cotovelo. Afinal, lesões no cotovelo podem ser de muito difícil recuperação e requerem muito descanso, atenção à fisioterapia e dedicação a outros métodos de recuperação para que volte à saúde plena.

Praticantes de esportes que utilizam muito os membros superiores estão muito cientes da importância de utilizar a cotoveleira ortopédica, uma vez que precisam ter os cotovelos protegidos durante suas atividades.

Mas a cotoveleira ortopédica é interessante para uma série de funções, auxiliando no tratamento e na prevenção de lesões. Acompanhe esse artigo para entender melhor o que é a cotoveleira ortopédica, para que ela serve e como é utilizada. Boa leitura!

O que é uma cotoveleira ortopédica?

Cotoveleiras são itens muito conhecidos para quem pratica esportes como basquete e vôlei, ou outras atividades que movimentam os cotovelos. Durante movimentações dessa articulação entre o braço e o antebraço, é produzida uma grande quantidade de calor, o que torna o cotovelo vulnerável a lesões.

Assim sendo, a cotoveleira ortopédica pode ser utilizada para reduzir o calor produzido no cotovelo, melhorando significativamente a circulação e prevenindo dores e incômodos musculares.

Tipos de cotoveleira

Há, na verdade, diferentes tipos de cotoveleiras. São elas:

• Elásticas;
• Multiuso;
• Ortopédicas.

Veja a seguir algumas informações sobre elas.

Cotoveleira elástica

Essa é uma das mais fáceis de encontrar no mercado. Feita em Neoprene, ela envolve toda a região do cotovelo, fazendo pressão no local e mantendo a articulação estável durante a movimentação. Por ter uma base elástica, acompanha todo o músculo.

Cotoveleira multiuso

A cotoveleira multiuso é, na verdade, um modelo extremamente versátil que pode assumir a função de joelheira, munhequeira e braçadeira, uma vez que pode ser aplicada em praticamente qualquer parte do corpo.

Cotoveleira ortopédica

A cotoveleira ortopédica, como mencionamos anteriormente, assim como a cotoveleira elástica, realiza uma pressão que auxilia na prevenção do inchaço e da dor que podem decorrer de esforços repetitivos.

Mas, diferente do modelo elástico, a cotoveleira ortopédica é indicada para quem está em processo de reabilitação após lesão e precisa de fisioterapia periódica. É o caso de quem tem tendinite ou algum outro tipo de lesão por esforço repetitivo.

Desta forma, a cotoveleira ortopédica tem um revestimento mais reforçado e pode ser ajustada conforme a circunferência do cotovelo, permitindo um uso confortável durante longos períodos.

Mas para que serve, afinal, a cotoveleira ortopédica?

Para que serve a cotoveleira ortopédica?

Vimos anteriormente que a cotoveleira age fazendo uma compressão em torno da articulação do cotovelo, dando estabilidade para a articulação. Como também retém calor, por conta do material de que é feita, também contribui para alívio da dor e do inchaço que podem resultar da movimentação.

Em virtude disso, a cotoveleira ortopédica é indicada para prevenir lesões e colaborar com o tratamento de contusões agudas ou crônicas que precisam de apoio compressivo, como é o caso da epicondilite e da tendinite.

Dessa forma, pode ser utilizada tanto para fins ortopédicos quanto para a prática de esportes que dependam da movimentação da articulação do cotovelo.

Ela contribui para a prevenção e para o tratamento de lesões musculares ou articulares, como:

• Tendinites;
Bursites;
• Contusões;
• Entorses;
• Distensões;
• Durante o tempo de fisioterapia após a retirada de gesso.

Assim, a cotoveleira ortopédica serve para proteger a região dos cotovelos, proporcionando apoio aos músculos, prevenindo dor e inchaço e auxiliando na recuperação muscular.

Clique aqui e conheça a Cotoveleira Ortopédica Ajustável Hidrolight.

Quando utilizar e quando não utilizar a cotoveleira ortopédica?

Vimos que a principal finalidade da cotoveleira ortopédica é proteger a articulação e os músculos de grandes impactos e de movimentos repetitivos. No entanto, o ideal é utilizá-la sob recomendação de um médico, uma vez que o uso inadequado pode complicar lesões.

Por isso, embora seja confortável, não use a cotoveleira ortopédica sem indicação médica ou sobre a pele machucada, uma vez que pode piorar a situação de feridas. É igualmente recomendado só utilizar durante o sono caso o médico autorize.

Escolhendo o tamanho da cotoveleira

Há cotoveleiras que podem ser encontradas em diversos tamanhos e a escolha depende do nível de proteção demandada por cada indivíduo, além do tamanho do braço de cada um. Você pode experimentar para verificar que tamanho é mais bem ajustado ao corpo, de modo a dar apoio ao cotovelo. Caso for fazer a compra online, confira as medidas e tamanhos na tabela disponibilizada pela loja virtual.

Cotoveleiras ortopédicas costumam ser ajustáveis e, portanto, de tamanho único, o que proporciona conforto durante o uso prolongado. Você poderá ajustar diretamente em seu braço, através das faixas tensoras.

Quais os benefícios de utilizar uma cotoveleira ortopédica?

Fica evidente que as cotoveleiras podem trazer muitos benefícios para praticantes de atividade física, como esportistas e entusiastas de academia, permitindo o alívio das dores causadas por lesões decorrentes de movimentação repetitiva, pancadas ou quedas.

De fato, a compressão proporcionada pelas cotoveleiras ortopédicas pode auxiliar na recuperação muscular e evitar lesões, o que faz com que seja muito importante para quem gosta de atividades como basquete, tênis, vôlei, musculação entre outros esportes, permitindo a boa circulação do sangue.

Como o calor acumulado na região durante atividades pode incomodar muito e trazer problemas para a saúde da articulação e do músculo, as cotoveleiras promovem a compressão de aquecimento e reduzem o desconforto, moderando o fluxo sanguíneo e melhorando o desempenho.

Sendo assim, alguns benefícios da cotoveleira ortopédica são:

• Evitar lesões e ferimentos graves, uma vez que promove a compressão;
• Proteger e dar segurança ao atleta, apoiando o músculo durante suas atividades;
• Aliviar as dores e ajudar na circulação sanguínea, já que a compressão e o calor promovem uma melhor circulação;
• Ajudar na recuperação e no pós-operatório, agilizando o processo de recuperação junto à fisioterapia.

Na hora de utilizar a cotoveleira, observe que ela deve estar confortável e não muito apertada a ponto de interromper a circulação. Utilize corretamente para desfrutar de todos os benefícios.

E então, pronto para escolher a sua cotoveleira ortopédica? Aqui na Ortoponto, você encontra diversos modelos entre os quais escolher, de marcas confiáveis e com materiais de qualidade. Ficou interessado? Acesse nosso site para verificar nossos produtos!

Nenhum post encontrado