Bem-estar
Personal trainer: descubra o que faz e as vantagens de ter um

Personal trainer: descubra o que faz e as vantagens de ter um

Há muito tempo que o serviço do personal trainer deixou de ser algo que represente luxo. Ainda é comum ter essa perspectiva, porém, com a acessibilidade e importância que o profissional tem nos dias atuais, certamente é uma percepção que precisa ser alterada.

A prática de atividades físicas é imprescindível para quem deseja ter uma vida saudável e, para isso, há profissionais qualificados que estudaram para promover essa conquista de maneira personalizada, segura e individual.

Quem está comprometido com a conquista da evolução física, só vai encontrar vantagens em receber a orientação apropriada do personal trainer. Quer entender melhor sobre esse assunto? Continue acompanhando esse artigo. Boa leitura!

Afinal, o que o personal trainer faz?

De forma geral, o personal trainer é o profissional responsável por auxiliar outras pessoas na prática de exercícios físicos, de forma personalizada e individualizada, com o objetivo de conquistar determinado nível fitness.

O personal trainer tem a responsabilidade de demonstrar para os alunos como realizar corretamente algumas atividades físicas e tem a qualificação para ajudar esses clientes a chegar em um padrão físico adequado para o seu corpo.

Entenda que o personal trainer avalia meticulosamente o estilo de vida de seus clientes, analisa qual é a dieta realizada pelo indivíduo, a regularidade de treinamento, o nível físico que a pessoa deseja alcançar e diversos outros pontos. Com esses dados em mãos, o profissional pode desenvolver um programa específico para o indivíduo, ou seja, o personal trainer cria um treino customizado para o cliente. Logo, a série de exercícios físicos que será realizada atende à demanda específica do condicionamento daquela pessoa.

Em suma, o personal trainer avalia, estabelece e supervisiona programas de atividades físicas, de forma que as condições do aluno sejam respeitadas, assegurando extremo conforto e encorajamento. Sendo assim, o profissional difere do professor disponível na academia, já que ele pode explorar e ponderar os limites únicos de cada indivíduo, consequentemente, dá para conseguir ver resultados mais rápido.

O excelente personal trainer é aquele profissional que vai auxiliar o aluno a conquistar o condicionamento físico sonhado.

Quais são as vantagens de contratar um personal trainer?

Pensando se contrata ou não um personal? Confira os benefícios!

1. Evita possíveis prejuízos

Praticar atividades físicas sem o monitoramento ou a direção de um profissional da área é o mesmo que ir tomar um medicamento sem prescrição de algum médico. Isso significa que se exercitar sem o acompanhamento adequado é um risco, pois, certamente, o indivíduo vai fazer algo errado e, até mesmo, provocar uma lesão.

Além de ser responsável por dizer qual é a postura ideal, o personal trainer tem a responsabilidade de fazer várias ações com o objetivo de assegurar que os exercícios sejam seguros e eficientes. A meta é conquistar ganhos sem se prejudicar, certo? Portanto, não há dúvidas de que é uma vantagem ter personal trainer.

2. Ajuda no aspecto motivacional

A partir do momento que firmamos um compromisso com outra pessoa, a probabilidade de executar determinada ação é extremamente alta. Entretanto, quando o comprometimento é apenas com si só, diversas desculpas são feitas para que os objetivos sejam distorcidos e extraviados.

O personal trainer vai além de demonstrar o que deve ser feito e como a atividade precisa ser praticada, o profissional também ajuda no incentivo e no aspecto motivacional. É interessante que o treinador é responsável no processo de cumprir as promessas que nunca foram cumpridas!

3. Garante os melhores resultados

É uma vantagem ter o personal trainer, pois o profissional proporciona transformação nos hábitos de vida e assegura que o indivíduo vai conquistar os benefícios da prática de exercícios físicos. A evolução do aluno é algo comprovado.

Obviamente, só o profissional não basta, já que é necessário empenho do aluno, tanto com o treinamento, como também na dieta. Mas quem tem personal trainer aproveita o benefício de conseguir evoluir mais rápido. Ao contar com bons treinadores, seguramente, o cliente está realizando um programa apropriado para suas necessidades. Logo, consegue desenvolver fisicamente.

Imagine a pessoa que quer desenvolver melhor a região do bumbum, mas que acaba dedicando muito tempo realizando atividades de cardio. Entenda que esse indivíduo não vai conseguir os ganhos desejados e perderá a sua motivação. O personal trainer, vai direcionar essa pessoa para os aparelhos corretos, encurtando caminhos.

4. Praticidade

O treinador particular é benéfico, pois, dependendo da sua meta, ele pode elaborar o treino e se deslocar até você. Portanto, os exercícios podem ser realizados onde for melhor para a situação do cliente e conforme a disponibilidade individual.

Ou seja, é possível praticar atividades físicas em qualquer horário e local.

5. Alinhamento daquilo que é esperado com a realidade

Qualquer pessoa que se compromete a adotar um estilo de vida saudável, certamente, está procurando pela realização de um objetivo pessoal. A partir desse propósito, o indivíduo define um ritmo que, geralmente, não é condizente com a sua demanda.

Desse modo, o resultado acaba caminhando para duas direções: prejuízos no corpo ou a desistência das atividades físicas.

Ao estabelecer objetivos palpáveis, o personal trainer é uma vantagem não só para que o aluno consiga excelentes ganhos, mas para também proporcionar o incentivo necessário para alcançar os propósitos mais desejados. O profissional possui preparo técnico e minucioso para definir as metas saudáveis que não prejudicam o condicionamento e nem que desrespeitem o limite do corpo.

6. Consideração da evolução

Outra excelente vantagem de ter o personal trainer é a constante avaliação da evolução! Por meio da observação dos resultados do aluno, o profissional vai avaliar como está o progresso para compreender quais são os ganhos que estão sendo obtidos com o tempo.

A qualificação para essa atividade vem do trabalho que está sendo exercido e, desta forma, é possível procurar por correções daquilo que é necessário.

Agora é com você!

Não há dúvidas de que a principal função do personal trainer é fazer com que o seu aluno consiga superar os próprios limites, através de um programa de atividades físicas personalizado e voltado para as necessidades daquela pessoa. Portanto, seguramente, é possível afirmar que o personal trainer é uma grande vantagem na vida de qualquer pessoa, certo?

Gostou deste guia? Conte nos comentários a sua experiência com personal trainer e incentive outras pessoas!

Nenhum post encontrado