Acessibilidade

Descubra 8 cidades com turismo acessível para pessoas com deficiência

Pelo Brasil e pelo mundo, muitas cidades apostaram no turismo acessível para se tornarem mais hospitaleiras – e deu certo! Hoje, é possível conhecer destinos maravilhosos com toda a acessibilidade necessária.

Muitos hotéis, no mundo inteiro, oferecem opções de acessibilidade nas acomodações. Podemos dizer que isso é o básico esperado. Mas uma dificuldade que pessoas com mobilidade reduzida podem encontrar ao visitar novas cidades é encontrar atrações, sinalização e rampas, por exemplo, fora dos hotéis. Pensando nisso, separamos alguns destinos que estão preparados de maneira satisfatória para receber essas pessoas.

Conheça 8 cidades com turismo acessível para pessoas com deficiência. Boa leitura!

Os principais destinos no Brasil

Nosso país é imenso e tem muito a ser descoberto. Praias, serra, rios, lagos, aventura e calmaria. Conheça algumas cidades em que é possível fazer turismo acessível. Em alguns lugares é possível encontrar passeios radicais, programação em parques e museus e deliciosos passeios na praia.

1. Curitiba, Paraná

Capital do Paraná, Curitiba é uma cidade belíssima, com muitos lugares para conhecer. A cidade é organizada, tem muitos pontos turísticos e possui, também, muita acessibilidade.

Para conhecer os principais pontos de Curitiba, é possível comprar a passagem em um ônibus especial, que é adaptado para cadeirantes. A Ópera de Arame, por exemplo, possui acessibilidade. Shoppings, restaurantes e parques também estão adaptados para receber pessoas com deficiência.

Curitiba possui imigrantes de vários países diferentes e a cidade aproveitou isso para construir sua história. Muitos monumentos homenageiam o Japão, Egito, Itália e outros países.

2. Bonito, Mato Grosso do Sul

Uma das cidades mais bonitas do Brasil, Bonito fica em Mato Grosso do Sul e é um lugar famoso pelo turismo ecológico, com muitos passeios em meio à natureza como rapel, mergulho e trilhas – todos adaptados para pessoas com deficiência.

Bonito é conhecida pelos rios de água translúcida, assim como cavernas com estalactites e animais exóticos, como lindas araras que fazem seus ninhos pelas árvores. Na parte urbana, a cidade também se destaca por ter sido preparada com amplas calçadas e rampas, além de piso tátil e sinalização.

3. Salvador, Bahia

Uma cidade repleta de história por toda a parte, Salvador também conta com acessibilidade nos pontos turísticos. É possível visitar as ladeiras e o Pelourinho, por exemplo, de maneira fácil.

O centro histórico de Salvador é patrimônio cultural da humanidade e tem muitas maravilhas para serem descobertas. Tudo com rampas, sinalização e piso tátil em alguns trechos.

4. Gramado, Rio Grande do Sul

Se você gosta de curtir um friozinho, essa cidade é uma excelente escolha. Gramado, na serra gaúcha, é uma cidade turística e bastante aconchegante, com muitas opções de hotéis, restaurantes locais e passeios acessíveis.

Os parques e museus de Gramado possuem estruturas adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida ou cadeirantes, tais como paint alvo, tirolesa e passeios de charrete e bondinho. É um ótimo destino para curtir com a família toda, tendo passeios e atrações para todas as idades.

5. São Paulo

A maior cidade do país tem muitas opções para pessoas com mobilidade reduzida. Seja em lojas e shoppings, como também nos parques e monumentos. A Pinacoteca e o Memorial da América Latina são exemplos de lugares incríveis e acessíveis para se conhecer.

Além disso, parques como o Ibirapuera possuem estrutura para cadeirantes, por exemplo, além de possuírem programações incríveis durante os finais de semana, com prática de esportes, teatro e apresentações ao ar livre. Você vai se encantar!

6. Rio de Janeiro

A cidade maravilhosa tem muito a oferecer quando o assunto é turismo acessível. Lembra que a cidade já foi sede das Olimpíadas e Paraolimpíadas? Por esse motivo, muitos locais precisaram se transformar e se adequar às normas de acessibilidade.

Por exemplo: o Cristo Redentor está estruturado com rampas de acesso e banheiros adaptados. O Pão de Açúcar, o Jardim Botânico e o Centro Cultural Banco do Brasil também estão prontos para receber pessoas com mobilidade reduzida.

As praias do Rio contam com o projeto Praia Acessível, que oferece espaço de lazer com esteira de acesso e cadeiras anfíbias, além de apoio personalizado e seguro de cuidadores.

Conheça aqui a Cadeira de Rodas para Praia e Piscina Ipanema Ortobras.

Destinos internacionais

Se o seu pensamento é viajar para fora do Brasil, também existem ótimos destinos! A Europa é um continente famoso por ter bastante acessibilidade e algumas cidades se destacam. Além de hotéis modernos e acessíveis, também é possível conhecer as maravilhas das cidades históricas com todo o conforto que as pessoas com mobilidade reduzida necessitam.

Conheça agora algumas das melhores cidades para se viajar e encontrar acessibilidade fora do país.

1. Barcelona, Espanha

A cidade europeia conta com museus adaptados para pessoas com deficiência visual, hotéis acessíveis, praias acessíveis e passeios em linguagem de sinais.

A cidade foi sede das Olimpíadas e Paraolimpíadas em 1992, portanto, precisou passar por algumas transformações para receber atletas e espectadores. Isso fez com que Barcelona, além de uma linda cidade, se tornasse um dos destinos de turismo mais acessíveis da Europa.

2. Milão, Itália

Em 2016, Milão recebeu o Prêmio Europeu de Cidades Acessíveis, então você já pode imaginar que esse destino promete! Quem visita Milão encontra uma cidade cheia de pontos turísticos adaptados e acessíveis, assim como isenção de filas e ingressos para cadeirantes, por exemplo, em diversas atrações.

Fique atento!

Não esqueça que, na hora de escolher o destino, também é importante encontrar uma acomodação que tenha uma preocupação mínima com as suas necessidades. Alguns pontos são importantes e exigem mais atenção.

Por exemplo: prédios antigos demais podem ter muitas escadas e poucas rampas. Isso já é um ponto negativo na acessibilidade. Já pensou chegar a um hotel e não conseguir passar por um corredor com a cadeira de rodas?

Outra dica é conferir a capacitação dos colaboradores do hotel. Isso pode significar tudo em momentos de necessidade. Afinal, imprevistos podem acontecer, não é mesmo?

Se você leu até aqui, está preparado para escolher um ótimo destino e ter uma viagem incrível. Quer receber mais dicas como essas? Então se inscreva em nossa newsletter logo abaixo! Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Achou que algo ficou faltando nesse post? Deixe um comentário, estamos sempre trabalhando para levar os melhores conteúdos para você!

Nenhum post encontrado