Produtos
Saiba como escolher a cadeira de banho ideal

Saiba como escolher a cadeira de banho ideal

A cadeira de banho é um item indispensável para pessoas com mobilidade reduzida, como deficientes ou idosos, dependendo de sua condição de saúde. Através dela, é possível facilitar o banho dessas pessoas e torná-lo muito mais prático, confortável e seguro.

Ao escolher a cadeira de banho ideal, é preciso levar alguns fatores em consideração, como o modelo da cadeira, o material de que ela é feita, o tipo de rodas e de pneus, entre outras questões.

Por essa razão, preparamos esse artigo para que você não erre na hora da escolha e possa garantir uma boa cadeira que seja realmente muito útil e atenda suas expectativas. Acompanhe!

Tipos de cadeira de banho

A primeira coisa que você deve considerar é o tipo de cadeira de banho que irá adquirir. O mercado disponibiliza opções de modelos diferentes para cada necessidade, com características e acessórios diversos. Entre as cadeiras de banho que normalmente são encontradas a venda temos:

Cadeira de banho higiênica simples

A cadeira de banho simples pode ser descrita como versátil e acessível. Ela é indicada para uso doméstico, além de ser ideal também para utilização em abrigos, clínicas e casas de repouso.

A opção com rodinhas facilita a locomoção que é feita com muita segurança e praticidade. Apesar de se tratar de uma cadeira básica, tem o tamanho ideal para ser acoplada diretamente no vaso sanitário. Em geral, oferece bom custo-benefício.

Cadeira de banho reforçada

Esse modelo é o mais indicado para pessoas agitadas ou até mesmo crianças que costumam ser mais inquietas. Ela resiste a impactos, solavancos e possui maior estabilidade do que a cadeira simples. O modelo reforçado também suporta maior peso.

Esse tipo de cadeira é ideal para uso doméstico e em casas de repouso. Como possibilitam maior segurança ao usuário, são muito populares e requisitadas. Elas também são as que possuem mais possibilidades de acessórios, como coletores, assentos almofadados etc.

Conheça aqui a Cadeira de Banho em Alumínio D60 Dellamed com Coletor.

Cadeira de banho para obesos

Para pessoas obesas é importante o uso de uma cadeira de banho mais resistente e com estrutura robusta. É o caso da cadeira de banho para obesos que é confeccionada para suportar maior peso do usuário.

Essa cadeira é feita, geralmente, com aço reforçado ou outro tipo de material rígido e resistente, que garante maior segurança e estabilidade.

Cadeira de banho dobrável

Esse modelo de cadeira de banho é bastante funcional e muito utilizado por pessoas que possuem pouco espaço em casa ou um banheiro pequeno. Elas são compactas e por esse motivo podem ser guardadas com mais facilidade sem ocupar espaço.

As cadeiras de banho dobráveis são muito procuradas por pessoas que moram em apartamentos ou usuários que precisam dividir o banheiro com outras pessoas.

Cadeira de banho reclinável

As cadeiras reclináveis são as mais indicadas para usuários totalmente dependentes, como é o caso de deficientes neurológicos, pessoas com incapacidade total dos membros ou com paralisia.

Com esse modelo, é possível ajustar o encosto, a altura e deixar o paciente mais confortável, já que se ajusta melhor às suas necessidades.

Materiais utilizados

Ao pesquisar por material, você deverá perceber que é mais comum encontrar cadeiras de banho fabricadas em alumínio, aço ou plástico.

O alumínio é o mais buscado, uma vez que é leve e garante maior durabilidade. O aço geralmente é a opção mais barata, mas tem a desvantagem de possuir menor qualidade e durabilidade também menor, já que costuma enferrujar com algum tempo de uso. Já o plástico não enferruja, porém não é tão resistente, além de ser a opção mais cara.

Rodas

Quando for escolher sua cadeira, considere, além do material das rodas, o seu tamanho e posicionamento. Existem modelos de cadeiras com quatro rodas pequenas e outros com duas dianteiras pequenas e rodas maiores atrás.

A vantagem da cadeira com as quatro rodas pequenas é que ela ocupa menos espaço quando dobrada. No entanto, a falta das rodas grandes torna a locomoção bem mais dificultosa, pois o usuário não toca a cadeira sozinho.

Cadeiras com rodas traseiras maiores, assim como as cadeiras de rodas, ajudam o usuário a se locomover com mais praticidade e maior independência e também facilita o trabalho de quem está auxiliando na locomoção. Como ocupa mais espaço, esse tipo de cadeira exige um banheiro adaptado e, por essa razão, não é viável para algumas pessoas.

Pneus

Alguns modelos de cadeira de banho possuem até pneus e, nesse caso, recomenda-se que eles sejam maciços ao invés de infláveis. Esse último não tem uma qualidade ruim, no entanto, esvaziam-se com bastante frequência e há também a possibilidade de a câmara de ar ressecar devido ao grande contato com a água.

Os pneus maciços terão um custo maior, mas possuem a vantagem de ter uma boa duração, fazendo valer a pena o investimento para aqueles que não querem trocar os pneus com muita frequência.

O que mais considerar ao escolher a cadeira de banho ideal?

Além de todas as características que já descrevemos aqui, é importante se atentar a alguns outros fatores relevantes, como o peso da cadeira, assim como seu tamanho aberta e fechada nos casos da cadeira dobrável. Também não deixe de verificar se o peso suportado por ela condiz com as necessidades de quem vai utilizar. Todas essas informações são fornecidas pelos fabricantes e podem ser verificadas antes da realização da compra para que não haja equívocos.

É ideal observar ainda o tipo de apoio dos pés e dos braços, já que em algumas cadeiras de banho esse apoio é fixo, enquanto que em outros modelos ele é móvel. Lembrando que o apoio fixo pode dificultar a transferência para a cadeira ou dela para outro local, dependendo das condições do usuário. Desse modo, o modelo móvel pode ser mais adequado.

As cadeiras de banho são pensadas para proporcionar conforto e segurança para o usuário e facilitar o momento da higiene pessoal. Por essa razão, é tão importante saber escolher o modelo ideal e com as características mais apropriadas para cada necessidade. Como esse tipo de produto costuma durar bastante tempo e não é substituído com frequência, é importante saber escolher sabiamente para evitar a necessidade de outra aquisição desnecessariamente.

Agora que você já sabe como escolher a cadeira de banho ideal para um uso confortável, seguro e eficiente, que tal acessar nosso site e conhecer os modelos que temos disponíveis?

Nenhum post encontrado