Acessibilidade
5 ótimas dicas para limpar sua cadeira de rodas

5 ótimas dicas para limpar sua cadeira de rodas

Você sabia que limpar a sua cadeira de rodas com regularidade pode evitar prejuízos tanto no sentido econômico como em relação a sua saúde e bem-estar? Pois bem, por mais que a resposta para essa questão possa parecer óbvia, nem sempre esse procedimento é cumprido de maneira correta e com assiduidade por seus usuários.

A realização de uma limpeza adequada de sua cadeira de rodas é acima de tudo uma expressão de autocuidado. Mesmo que o procedimento não seja realizado pelo próprio cadeirante, se torna essencial que ele procure por uma pessoa que se disponibilize, para que seja feita a higienização.

As cadeiras de rodas são recursos utilizados com muita frequência na vida cotidiana dos cadeirantes. Por este motivo, o procedimento de limpeza é bastante importante para que problemas sanitários sejam evitados, bem como para que o seu instrumento de mobilidade tenha uma durabilidade mais ampla, funcionando por um período de mais longo prazo.

E afinal de contas, nada como utilizar um recurso dessa categoria em bom estado de higienização, não é mesmo?

Por essa razão, a limpeza de sua cadeira de rodas deve ser feita ao menos de tempos em tempos. Em resumo, é recomendado que a higienização seja feita diariamente, semanalmente ou a cada quinze dias, tudo vai depender da constância de uso que é feita pelo cadeirante.

Pensando nisso, resolvemos escrever esse artigo com 5 dicas que podem ser úteis durante o processo de limpeza de sua cadeira de rodas. Acompanhe o artigo e uma boa leitura!

1. Utilize produtos adequados

Dependendo do modelo de cadeira de rodas que o cadeirante possui, ela poderá ser higienizada com mais ou menos facilidades. Acima de tudo, é necessário saber quais são os produtos que podem ser utilizados na sua cadeira de rodas a partir do material do qual ela é feita.

Para quem deseja efetuar uma higienização diária de sua cadeira de rodas, um procedimento simples já se torna adequado. Utilizar um pano úmido ou até mesmo com um pouco de álcool 70º, para realizar a limpeza em toda a superfície da cadeira, já é uma medida bastante eficiente que vai colaborar para que a sujeira não fique acumulada.

É claro que, mesmo efetuando uma limpeza simples e diária de sua cadeira de rodas, em algum momento você terá também que se dedicar a uma limpeza mais profunda.

Cadeira de rodas alumínio avd Ortobras

2. Vinagre e bicarbonato de sódio podem ser grandes aliados!

Os queridinhos da higienização são, sem sombra de dúvidas, o vinagre e o bicarbonato de sódio. Além de serem produtos muito acessíveis para o consumidor, eles também se apresentam muito eficientes na hora de realizar a limpeza de sua cadeira de rodas.

O vinagre pode ser aplicado à cadeira em uma solução com água morna e até mesmo com um detergente neutro de sua preferência. Essa mistura é bastante promissora e ajuda a eliminar micróbios e bactérias. Você precisará passar o líquido por toda a superfície da cadeira de rodas e deixar agir de 20 a 30 minutos. Posteriormente, é só passar um pano úmido para retirar o excesso do conteúdo e esperar a cadeira secar.

No caso de bicarbonato de sódio, ele é ideal para limpeza de cadeira de tecido e pode ser utilizado junto ao vinagre ou isoladamente.

Por meio do mesmo procedimento com água morna, a mistura com o bicarbonato pode ser aplicada na cadeira de rodas e retirada depois de algum tempo, do mesmo modo, aguardando que ela esteja completamente seca para que seja feita a sua utilização.

3. Verifique as rodas, os freios e as partes metálicas de sua cadeira de rodas

As partes metálicas de sua cadeira de rodas, bem como os freios e as rodas, merecem uma atenção especial na hora da limpeza. Principalmente no caso das rodas, por estarem em constante contato com o chão, que geralmente não é um lugar limpo.

É importante realizar uma limpeza eficiente, para que a sujeira não fique acumulada e ocasionalmente possa influenciar em problemas na cadeira de rodas.

Para realizar a limpeza dessas partes da cadeira, você também pode utilizar soluções com bicarbonato de sódio ou, até mesmo, com a ajuda de um esfregão, usando água e sabão. O importante aqui é que a higienização seja feita com alguma frequência.

4. Alguns momentos exigem a desmontagem da cadeira na hora da limpeza

Para que seja feita uma limpeza mais profunda em sua cadeira de rodas, muitas vezes ela precisa ser desmontada. Sendo assim, você pode começar o procedimento retirando o assento e as almofadas de sua cadeira de rodas, dependendo do material do qual são feitas essas partes, elas podem ser levadas para uma lavagem efetiva em máquinas ou tanques.

Você também vai precisar dar uma atenção especial para as fendas e os parafusos da cadeira, logo que muitas sujeiras com o tempo podem ficar acumuladas nessas partes. Muitas vezes será necessário desparafusar as partes para realizar a limpeza.

Do mesmo modo, você vai realizar a higienização das demais partes de sua cadeira, utilizando um pano úmido com água morna e com os demais produtos que forem adequados para o material do qual é feita a sua cadeira de rodas.

Finalize o procedimento secando bem todas as partes da cadeira.

5. Obedeça as recomendações do fabricante

Um dos maiores problemas que concernem uma má utilização das cadeiras de rodas é quando o usuário ignora as recomendações feitas pelo fabricante na hora da limpeza.

Como comentamos anteriormente, é essencial que antes de usar qualquer tipo de produto de limpeza em uma cadeira de rodas, o cadeirante procure se informar sobre quais as restrições de produtos de limpeza são estabelecidas pelo fabricante.

Esse tipo de informação é de extrema importância e não pode ser ignorada se o usuário pretende que a sua cadeira de rodas tenha uma vida útil de longa duração.

Gostou das nossas dicas? Deixe o seu comentário abaixo! Não deixe também de acessar o artigo postado aqui em nosso blog sobre dicas fundamentais para melhorar a qualidade de vida do cadeirante.

Nenhum post encontrado