Produtos

Entenda as diferenças entre o andador fixo e o articulado

Sabemos que andar é uma das atividades mais simples e prazerosas da vida e que muitos compreendem esse fato apenas quando apresentam alguma limitação nos passos. Essa é uma realidade que pode acometer qualquer um, principalmente aqueles que estão em idades mais avançadas. Por isso, é importante entender as diferenças entre o andador fixo e o articulado.

Por mais que algumas dificuldades possam surgir, alguns mecanismo foram criados para que essa atividade seja realizada com mobilidade, devolvendo autonomia e aquele desejo de andar. É fato que diversos fatores podem contribuir para a redução da mobilidade e a dificuldade de locomoção. Quando falamos da terceira idade, por exemplo, grande parte dos casos está relacionado com as quedas.

Por isso, a seguir, entenda as diferenças entre o andador fixo e o articulado e descubra qual pode ser a melhor opção para o seu caso. Está preparado? Então vamos lá!

O que é um andador?

Se você não utiliza esse mecanismo e está em busca de uma opção para familiar ou amigos, com certeza já viu alguém com um andador. Essa solução foi criada para auxiliar as pessoas que possuem alguma dificuldade na hora de andar.

Com o passar dos anos, essa tecnologia foi sendo adaptada para poder oferecer maior conforto e facilidade, deixando o indivíduo à vontade. Para termos uma ideia, atualmente é possível optar por diversos modelos, com versatilidades e benefícios diferentes. E quem acaba ganhando em tudo isso é o consumidor, já que fica mais fácil buscar pelo modelo ideal para a necessidade apresentada.

Vale destacar que não são só os idosos que usam esse tipo de aparelho! Muitas crianças possuem dificuldades para dar os primeiros passos e necessitam desse tipo de acompanhamento.

Lembre-se: antes de comprar esse item, é importante que exista a consulta com o médico especialista. Ele será responsável por solicitar alguns exames para compreender a patologia, além de direcionar a melhor solução para cada caso.

Agora que você já compreendeu o que é um andador, vamos te mostrar a diferença entre dois modelos.

Andador fixo

Quando mencionamos o andador fixo, é importante que você saiba que esse é o modelo mais tradicional. Com apoio de mão e duas barras centrais que contribuem com a mobilidade e segurança, esse item contribui com a estabilidade e pode ser uma ótima opção para as pessoas que ainda têm medo de cair.

Na maioria dos modelos, ainda é possível encontrar um regulador de altura, o que deixa o item de acordo com as necessidades de cada um. O produto é resistente e a capacidade máxima de peso pode mudar de empresa para empresa.

Pode contar com uma rodinha nos pés frontais, essa opção é ideal para quem não pode realizar muita força ou até mesmo para as pessoas que possuem algum problema de tontura ou déficit de equilíbrio.

Ou seja, essa é uma solução segura para quem deseja começar a usar o andador, mas que ainda não possui segurança suficiente. Pode parecer que não, mas a escolha pelo item correto pode facilitar esse aprendizado e aumentar a desenvoltura com o tempo.

Andador articulado

Outra opção na hora de garantir um andador pode ser aquele articulado. Tão comum quanto o primeiro, essa é uma boa opção para pessoas que não possuem tanta força nos braços ou que encontram alguma dificuldade para movimentar os membros superiores.

O grande diferencial está no fato de que não é preciso levantar o item completamente do chão para conseguir se movimentar. Isso ocorre porque há a possibilidade de mexer um lado de cada vez, sem perder o equilíbrio e sem cair. Nesse momento, um braço entra em movimento enquanto o outro consegue permanecer estático, conferindo maior segurança sem perder a mobilidade.

A opção também é resistente, pode contar com regulagem de altura e o peso máximo pode variar de acordo com a fabricante. É importante mencionar que, por mais que essa opção possa contemplar mais benefícios na hora de andar, a mobilidade será a mesma que a que é oferecida pelo item anterior. O mais importante é que a pessoa se sinta confortável e segura para poder desfrutar dos passeios e momentos de diversão.

Andadores de adulto

Entenda as diferenças entre o andador fixo e o articulado

Após compreender como é o uso de cada uma das opções, esse é o momento de saber quais são as diferenças entre eles.

Basicamente, existem dois itens diferentes quando fazemos essa avaliação. O primeiro é a indicação de cada um: enquanto o modelo fixo pode ser uma ótima opção para pessoas que possuem segurança nos braços, o articulado é a solução para quem possui alguma restrição de movimento nos membros superiores ou idosos. Sendo assim, cada modelo será indicado para determinado problema e essa escolha deve ser feita acompanhada por um especialista.

Outra diferença significativa está na forma como o indivíduo vai caminhar em cada um. Enquanto o primeiro é fixo, ou seja, precisa ser levantado do chão para andar, o segundo conta com a facilidade da articulação, permitindo que o usuário mexa um lado de cada vez.

Por isso, é importante que a pessoa tenha conhecimento dos dois modelos antes de adquirir essa ferramenta tão importante para o dia a dia e a qualidade de vida. Afinal, é fato que muitas coisas vão mudar depois que você garantir o seu andador, não é mesmo?

Por que comprar um andador?

Por tudo que foi mencionado até o momento, fica claro como essa ferramenta pode fazer a diferença na vida de alguém.

Existem diversos casos de indivíduos que estavam parados, sem se movimentar, e que passaram a sair e caminhar graças ao uso do andador. Além de ser um companheiro nos passos, essa solução também contribui para a sensação de conseguir desenvolver atividades básicas sozinho, ou seja, com autonomia.

Por mais que caminhar possa parecer algo simples e natural, muitas pessoas sofrem com essas dificuldades, fator que pode impactar diversos aspectos da saúde física e até mesmo mental. É por isso que a escolha certa do andador, que permita mais liberdade, é tão importante.

Gostou do conteúdo? Deseja conferir mais textos como este? Então aproveite para se inscrever na nossa newsletter aqui embaixo e receber em primeira mão todas as nossas novidades!

Nenhum post encontrado