Bem-estar

Descubra 5 técnicas de relaxamento corporal

O estresse e o cotidiano agitado são fatores que afetam não apenas a mente, como também o corpo. Por isso, conhecer técnicas de relaxamento corporal é importante e até necessário para conseguir melhorar a qualidade de vida.

Dentro disso, para ajudar você nessa tarefa, este artigo irá tratar de 5 técnicas de relaxamento corporal para aliviar as tensões, estresses e ter muitos outros benefícios para a saúde. Acompanhe e boa leitura!

Qual a importância do relaxamento corporal?

O relaxamento corporal é de grande importância para a saúde física e mental, pois quando o corpo está muito tenso ou contraído, a tendência é que você sinta dores e desconfortos e isso reflete diretamente no andamento da vida cotidiana.

Muito da tensão corporal advém do estresse, pois quando você está preocupado, ansioso e estressado com alguma coisa, não percebe que os músculos acabam contraídos e isso gera uma série de problemas em regiões como pescoço, ombros, costas, lombar e braços.

Além disso, o corpo não relaxado pode, até mesmo, ser motivo de dores de cabeça e enxaquecas, pois com a tensão corporal é comum que o pescoço seja sobrecarregado e a dor pode irradiar para a cabeça.

Sendo assim, é de extrema importância conhecer algumas das principais técnicas de relaxamento corporal para obter mais saúde, tranquilidade e qualidade de vida.

1. Meditação

Uma das principais técnicas de relaxamento corporal é a meditação, pois ela é capaz de oferecer muitos benefícios e pode ser praticada em qualquer local.

A meditação não é tão difícil como muitas pessoas acreditam, porém é necessário ter persistência para que vá se tornando cada vez mais fácil com a prática. Em geral, o cérebro tem a capacidade de se habituar após 8 semanas. Sendo assim, é importante manter a rotina por esse período. Dentro disso, o indicado é que seja feita uma rotina de meditação todos os dias, ou a quantidade de vezes desejada por semana, sendo que quanto mais, melhor.

É importante escolher um local em que você se sinta bem e confortável, pode ser sentado ou deitado. Depois, concentre a mente apenas na respiração e se entregue ao momento. Hoje, ainda, existem diversos aplicativos para o celular que podem ajudar você nesse processo.

Produtos para bem-estar

2. Automassagem

Outra prática entre as técnicas de relaxamento corporal é a automassagem, que é uma adaptação da massagem que pode ser feita por profissionais. Nesse caso, você pode fazer sempre que sentir necessidade, sendo ideal algumas vezes por semana.

A técnica é bem simples, pois consiste em você tocar partes do corpo como pescoço e ombros, de forma intermitente, realizando pressões e soltando. Encontre as áreas que estiverem mais tensas e dedique mais tempo nelas.

Além disso, realizar alongamentos antes pode ser uma boa dica para o corpo começar a relaxar. E o aconselhado é repetir os movimentos cerca de 5 vezes. Para ajudar, pode ser utilizado um creme ou óleo de sua preferência.

Ademais, se o ambiente estiver calmo o efeito é ainda melhor, bem como pode criar uma atmosfera mais relaxante com uma música ambiente e até mesmo óleos aromatizantes. Atualmente, existem também aparelhos massageadores que auxiliam nesse processo. O massageador para pés em madeira com esferas terapêuticas é um bom exemplo disso. Que tal adquirir um para você?

3. Pilates

O pilates também está entre as técnicas de relaxamento corporal, pois é uma atividade que consegue reduzir as tensões do corpo e alongar os músculos de forma completa, ao mesmo tempo em que realiza o fortalecimento do corpo.

Fortalecer os músculos é algo essencial para que as tensões melhorem, pois com músculos mais fortalecidos, a tendência é que as dores por contrações se tornem menos frequentes.

Para tanto, procure um profissional qualificado para realizar as aulas e indicar os melhores movimentos dentro das possibilidades da atividade.

4. Acupuntura

Outra atividade muito boa para relaxar o corpo e, consequentemente, a mente é a acupuntura. Essa atividade ocorre com o posicionamento de pequenas agulhas em pontos específicos do corpo, como pescoço, couro cabeludo, ombros e mãos, e tem um grande efeito de relaxamento.

A técnica é muito antiga e respeitada em diversos lugares, principalmente na cultura oriental. E cada vez mais é utilizada no ocidente, pois já faz parte também da cultura local.

Essa prática ajuda a relaxar o corpo, diminuir a retenção de líquido, coagulação sanguínea, dores, estresse, ansiedade e muito mais. E apesar de serem agulhas, não há dor, pois elas são muito pequenas e a colocação é muito delicada.

5. Respiração

Por fim, outra possibilidade entre as técnicas de relaxamento corporal está a respiração. Pode parecer pouco em um primeiro momento, porém a respiração consciente e equilibrada tem grandes poderes.

A respiração é algo que é feito inconscientemente, o que acaba fazendo com que muitas vezes seja irregular ou não completa. Por isso, para ajudar a relaxar o corpo e também a mente, prestar atenção na respiração e a exercitar é muito positivo.

Existem muitas formas variadas de respirações, porém uma das opções que você pode tentar é fechar uma das narinas com uma mão, inspirar o ar pela outra narina, soltar a mão que estava fechando a narina de um lado e trocar para a outra. Assim, você inspira de um lado e expira do outro. Repetir isso por 5 vezes, com respirações e expirações longas, é ótimo.

Ademais, inspirar de forma longa e calma, segurar a respiração por 5 segundos e soltar também devagar é outra forma de conseguir tranquilizar e relaxar o corpo e a mente.

Um bom aparelho para exercitar e treinar a respiração é o incentivador respiratório Respiron Classic. Ele exercita a musculatura do trato respiratório, ao mesmo tempo em que diminui a sensação de cansaço e falta de ar. É uma excelente escolha para quem está começando técnicas para melhorar a respiração.

As respirações conscientes conseguem oxigenar melhor o cérebro e fazer com que os músculos relaxem, sendo algo que você pode praticar antes da meditação, da ioga, da acupuntura ou de outras atividades que sirvam para o relaxamento.

Sendo assim, é possível unir mais de uma técnica para conseguir obter um relaxamento ainda melhor e maior e usufruir dos efeitos que o corpo irá sentir!

Portanto, experimente seguir as dicas trazidas aqui e escolha as técnicas de relaxamento corporal que mais forem adequadas e agradáveis para você. Lembrando sempre que para uma atividade se tornar um hábito e ser mais fácil de ser realizada é preciso manter a prática por alguns dias ou semanas.

Gostaria de conhecer outros artigos como esse para encontrar mais dicas sobre saúde corporal e bem-estar? Pois então acesse outros posts em nosso blog e descubra assuntos relacionados a esse! Aproveite também para nos dizer se você pratica ou não alguma técnica de relaxamento corporal. É só deixar um comentário aqui abaixo!

Nenhum post encontrado