Produtos
Tapete antiderrapante: descubra os benefícios e como escolher o ideal

Tapete antiderrapante: descubra os benefícios e como escolher o ideal

Os acidentes domésticos são muito comuns. Por isso, hoje são usadas ferramentas para que essas situações sejam evitadas. Pensando nisso, o tapete antiderrapante é fundamental para evitar que haja quedas em espaços frequentados por quem tem maior risco para esses acontecimentos.

Afinal, quando há pessoas mais vulneráveis vivendo em um espaço, as chances de quedas aumentam, como é o caso de idosos e pessoas com restrições de mobilidade temporárias ou definitivas. Considerando esse perigo, os tapetes antiderrapantes são elaborados com material que evita deslizamento, prevenindo acidentes e trazendo mais segurança no dia a dia.

Continue a leitura e entenda mais sobre esse tipo de tapete e como escolher o ideal!

A função do tapete antiderrapante

No decorrer da rotina precisamos realizar diversas tarefas que por estarem presentes constantemente as enxergamos com facilidade. Por outro lado, para as pessoas que estão na fase da terceira idade ou possui necessidades especiais sobre sua mobilidade, a perspectiva é diferente.

Um simples horário de tomar banho pode se tornar um momento de mais tensão, situação na qual necessitamos de recursos que reforcem a segurança. Pensando nisso, é claro que os tapetes convencionais não estão preparados para evitar deslizamentos, por isso são inúteis nesses casos que citamos antes.

Assim, você deve ir em busca de acessórios que tornem o momento mais fácil e claro, muito mais seguro. A ideia é minimizar os riscos para que a rotina de cuidados com esse ente querido seja mais tranquila, livre de intercorrências por acidentes domésticos.

Com isso, são criados diversos modelos de tapetes com propriedades antiderrapantes, os quais não deslizam, evitam o atrito com o chão e evitam problemas. Então, materiais como o vinil são mais adequados e conseguem trazer esse efeito, proporcionando um ambiente muito mais seguro.

Apresentam proteção para o momento do banho

Agora que sabemos a função do tapete antiderrapante e como ele é importante, saiba que o momento do banho é um dos que mais oferece riscos para acidentes domésticos. Sabemos que ao cuidar de alguém com dificuldade de mobilidade, todo cuidado é pouco.

Por causa disso, tapetes desse modelo são necessários, normalmente em proporções menores para encaixar no espaço do box. Os modelos em vinil atendem muito bem essa demanda, inclusive apresentando praticidade para a higienização, facilitando ainda mais o dia a dia.

Inclusive, alguns modelos já vêm perfurados ou com certo tipo de orifício, para garantir o escoamento da água do box.

Tapete antiderrapante para banho e banheiro

São ideais para confiança do cuidador

Além dos limites de movimentos que as pessoas idosas, por exemplo, podem ter, há também fatores como falta de equilíbrio e coordenação motora, comuns nessa fase, sintomas os quais podem ficar ainda mais intensos quando somados outros quadros de saúde.

Pois bem, todos esses detalhes trazem o que podemos chamar de insegurança para o cuidado, que muitas vezes é um ente querido, sem formação nessa área. Afinal, é mais comum que filhos, pais ou irmãos tomem conta em situações de quadros clínicos que limitem movimentos.

Dessa forma, recursos com o tapete antiderrapante são essenciais para fornecer um ambiente que te transmita mais confiança nessa rotina de cuidados. Colaboram para que haja um clima mais tranquilo na hora de realizar o banho, sabendo que seu familiar está sendo bem cuidado.

Cobrem áreas com espaços molhados

Imagine o potencial de quedas que abriga um ambiente que permanece úmido na maior parte do tempo. É o caso do banheiro, que fica pouco tempo parado para secar o suficiente, sem contar que o momento do banho necessidade de retornar com a água e isso aumenta o risco.

Então, há modelos de tapetes que permitem trazer segurança para evitar esses problemas. Uma vez que retém umidade e evita os deslizes, consegue proporcionar mais tranquilidade e estabilidade para as pessoas ao entrarem no espaço do box do banheiro.

E mais uma vez os tapetes antiderrapantes trazem benefícios, porque tornam a passagem das pessoas por esses espaços mais seguros e livres de quedas. Considerando que não podemos fugir da presença de água, obviamente, abaixo do chuveiro, é necessário contar com ferramentas que criem uma estrutura mais segura.

Como escolher o modelo ideal?

Depois de pensar sobre esses benefícios em diferentes contextos, pode ficar a dúvida sobre como escolher o modelo ideal de tapete antiderrapante. O segredo é considerar as características do lugar onde ele será colocado, de forma a desempenhar seu papel com eficiência.

Se você cuida de um idoso ou uma pessoa com problemas momentâneos ou permanentes de locomoção, sabe que o tapete antiderrapante é ideal para diversos espaços. Basta prestar atenção naqueles locais da casa frequentados todos os dias, onde você leve seu ente querido para banho, refeições, descanso etc.

Promoção de segurança na hora do banho

Os acidentes durante o banho são os mais temidos na hora de cuidar de alguém com limitações de movimentos. Já vimos que o tapete antiderrapante para banho é o mais adequado e vai te ajudar a promover um ambiente muito mais seguro na hora do banho, minimizando quaisquer riscos existentes naquele ambiente.

Reforço da segurança em casa

E se você leu todo o artigo e quer mais segurança em sua casa por completo, o tapete antiderrapante pode estar presente lá. No caso de pessoas idosas, crianças, cadeirantes ou outros que precisem de mais segurança no dia a dia, há modelos de menor porte que dão conta do recado.

Para isso reúna medidas dos espaços nos quais quer colocar o tapete, avaliando aqueles com maior risco para quedas e escorregões. A partir daí é só conferir nas lojas especializadas em tapetes quais os modelos que mais estão de acordo com suas necessidades.

Agora você consegue mais de perto os benefícios do tapete antiderrapante, que foi desenvolvido para promover mais tranquilidade nos espaços frequentados por pessoas com limitações em sua mobilidade. Ele é uma ferramenta que atua na diminuição dos riscos de acidentes, seja em espaços com maior umidade, como o banheiro, ou no resto da casa.

Procure buscar profissionais que oferecem materiais de qualidade na confecção do tapete, que promovem de fato toda essa segurança. Assim você fica seguro, promove segurança para as pessoas que atuam no mesmo espaço e consegue fornecer um ambiente livre de acidentes.

A Ortoponto atua há mais de 20 anos no mercado da saúde e disponibiliza diversos produtos de proteção e cuidado, inclusive o tapete antiderrapante. Fale com nossa equipe para adquirir o seu!

Nenhum post encontrado