Saúde
Confira os principais benefícios da amamentação

Confira os principais benefícios da amamentação

Recém-nascidos precisam de diversos cuidados para que possam crescer saudáveis e em segurança. Uma das medidas mais essenciais quando falamos sobre o desenvolvimento de bebês é a amamentação, pois esta será responsável por nutri-los em seus seis primeiros meses de vida.

Para que você fique por dentro de todos os benefícios da amamentação, trouxemos para você esse artigo com várias informações essenciais, que te ajudarão a entender a importância desse ato e como fazê-lo da melhor maneira possível.

Mas antes de seguir na leitura, aproveite e siga a Ortoponto no Instagram. Lá, você fica sabendo em primeira mão de todas as novidades no mundo da saúde e bem-estar, além de dicas incríveis de produtos.

Agora sim, boa leitura!

O leite materno como ferramenta de desenvolvimento do bebê

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a amamentação seja o principal método de alimentação até os 6 meses de vida e que seja oferecida pelo menos até os 2 anos de idade. Sua continuação dependerá da mãe e seu filho.

Essa recomendação se dá ao fato de que existem no leite vários componentes que ajudarão para que o seu filho tenha um ótimo desenvolvimento, além de promover a sua saúde.

Os leites de fórmula que encontramos em farmácia, apesar de serem feitos através de diversos estudos, não possuem todos os ingredientes presentes no leite materno. Logo, se você não tem impedimentos para amamentar, opte por esse método.

Primeiros meses de amamentação: cuidados fundamentais

Como dito anteriormente, já que este será o alimento principal durante algum tempo da vida do recém-nascido, é importante que a mamãe se programe para oferecer o melhor para seu filho.

Por exemplo, você deve ter uma alimentação balanceada, ingerindo frutas, cereais e verduras no seu dia a dia, além de consumir bastante água. Isso fará com que você fique saudável.

Todo leite materno possui as características necessárias para suprir as necessidades do bebê, porém, também é preciso tomar cuidado com sua alimentação, pois isso garante uma melhor disposição e estado clínico.

Amamentação: quando, quanto, como e onde?

Não existe regra na amamentação, pelo contrário! Apesar de algumas mães criarem uma rotina com seus filhos, alguns bebês podem ter uma necessidade repentina de serem alimentados. Portanto, deve-se ficar atenta ao comportamento da criança para que você perceba se ele está com fome ou não.

Para o seu maior conforto e o do bebê, escolha um lugar calmo e sem muitos barulhos. Independentemente de amamentar sentada ou deitada, você deve achar uma posição bem confortável.

É importante que no ato da amamentação, o nariz do bebê não esteja impedido por nada para que ele consiga respirar normalmente. Além disso, ao mamar ele deve sugar a região da aréola, isso garantirá que ele está mamando da maneira correta, além de evitar machucados nesse local.

Apesar de recém-nascidos terem comportamentos diferentes, pode-se observar que a maioria deles ao sentir fome irá chorar. Eles também podem acabar chupando dedos ou sugando objetos que estejam perto de sua boca, todas essas atitudes podem indicar sua fome.

Geralmente, é indicado de que a amamentação ocorra em um intervalo de 3 a 4 horas, porém, fique atenta a esses sinais para garantir que seu filho não está com fome.

Você também pode optar por retirar seu leite com bombinha para extração de leite, assim este pode ser congelado para uso posterior. É necessário armazenar o leite em um recipiente específico, que deve ser esterilizado, garantindo que não seja infectado.

Meias de compressão para gestantes

As características positivas do leite

O leite materno tem diversos componentes, mas entre todos eles podemos citar uns para exemplificação. Falando sobre alguns que estão presentes e são extremamente importantes:

• Proteínas;
• Gorduras;
• Carboidratos;
• Diversos tipos de vitaminas e nutrientes.

Pode-se dizer que existem três etapas pelo qual o leite vai passar ao longo da vida do recém-nascido. Podemos defini-las como: colostro, leite de transição e leite maduro.

Respectivamente, o primeiro é bastante líquido e possui uma grande quantidade de proteínas. Já o segundo é desenvolvido depois de uma semana, sendo um pouco mais espesso e rico em gorduras e carboidratos. A terceira e última fase conterá, além das coisas citadas anteriormente, várias vitaminas e anticorpos, sendo desenvolvido após 21 dias.

A amamentação e os seus benefícios

Agora que já falamos sobre a composição do leite, a rotina de amamentação do bebê e da mãe e outros pontos fundamentais, falaremos sobre os benefícios de amamentar. Abaixo, listamos para você alguns exemplos:

Estabelece um vínculo entre mamãe e bebê

Amamentar seu filho irá estreitar seus laços com ele desde o começo de sua vida, pois nesse ato ele se encontra em um ambiente confortável, seguro, acolhedor e de conexão com sua mãe.

Esse momento também pode ser aproveitado para conversar com seu bebê e fazer carinho!

Proporciona um sistema imunológico mais forte

Pelo fato de os anticorpos produzidos pela mãe estarem presentes no leite, ao amamentar, o seu filho estará aprimorando sua defesa, algo que é muito importante, pois ajudará a prevenir várias doenças, principalmente as gastrointestinais e respiratórias.

Todos os nutrientes em um só alimento

Ao mamar, o recém-nascido tem disponível para si tudo o que ele precisa para se desenvolver de maneira saudável. Além do mais, é um alimento compatível com seu estágio de vida, fazendo com que a sua digestão seja mais fácil, por exemplo.

Estimula a arcada dentária

Um fato muito interessante é que conforme o bebê mama, os movimentos feitos auxiliam na evolução dos ossos da mandíbula e da maxila, o que no futuro influenciará em um bom desenvolvimento dessas regiões.

Atua prevenindo a diarreia

Recém-nascidos estão propensos a ter algumas infecções. Ao amamentar o seu bebê, você garante que ele tenha uma digestão tranquila, pois o leite materno influencia para que ele não sofra de desarranjo intestinal.

Também tem o efeito de evitar cólicas, que são muito desconfortáveis.

Ajuda no desenvolvimento intelectual do seu bebê

A amamentação tem o benefício de influenciar positivamente a inteligência de seu filho, pois nos componentes do leite existem substâncias que contribuem para a evolução do cérebro.

Gostou de entender melhor como funciona a amamentação e porque ela é tão importante? Então, aproveite e leia também "As Melhores Dicas de Alimentação Saudável para Gestantes"!

Nenhum post encontrado