Descubra 6 sintomas de imunidade baixa e o que fazer

Nosso corpo é preparado para lidar com diferentes tipos de problema. É assim que opera o sistema imunológico, capaz de combater bactérias, vírus e qualquer outro agente que possa provocar uma infecção. Quando há algum problema em seu funcionamento, dizemos que a imunidade está baixa.

Assim como acontece com alguma doença, o corpo dá sinais de que algo não vai bem. Seja na pele, nas unhas, na boca ou nos cabelos, alguns sintomas da imunidade baixa incluem cansaço, sono excessivo, unhas quebradiças e queda de fios capilares.

Por que a imunidade fica baixa?

Não há uma resposta pronta para isso. Em primeiro lugar, é preciso entender que existem a imunidade inata (aquela com a qual já nascemos) e a adquirida (quando somos expostos ao agente invasor).

Uma série de fatores pode levar à imunodeficiência, seja por uma situação passageira ou crônica. Alimentação desequilibrada, excesso de bebida alcoólica, estresse, privação do sono, sedentarismo, uso de medicamentos, algumas doenças como Aids e diabetes ou, até mesmo, uma doença autoimune, como o lúpus, comprometem a imunidade.

Em alguns casos, o próprio sistema imunológico apresenta dificuldades para combater os agentes infecciosos. Em outros, hábitos não saudáveis diminuem a capacidade do sistema de atuar, justamente porque o corpo passa a trabalhar com nutrientes insuficientes, sejam esses vitaminas ou proteínas.

Vale ressaltar, também, que podemos desenvolver uma imunidade vitalícia para algumas doenças, como é o caso do sarampo. Enquanto para resfriados, por exemplo, o organismo pode não reconhecer o agente patógeno como um invasor. Sendo assim, a cada contato com o vírus causador da doença, o corpo manifesta sintomas relacionados.

Como saber se estou com a imunidade baixa?

Mesmo sem o aparecimento de gripes ou resfriados, que são doenças comuns associadas à imunidade baixa, diferentes partes do corpo dão sinais de que o sistema imunológico está deficiente. Geralmente, os sintomas são persistentes.

Herpes e outras doenças na boca

É comum o aparecimento de aftas ou, até mesmo, herpes. Essa última, por exemplo, é resultado do contato com secreções infectadas. Alguns indivíduos com a doença podem não manifestar sintomas (é o que chamamos de vírus latente). Em situações de deficiência imunológica, no entanto, ela costuma aparecer.

Outros sintomas da imunidade baixa na boca são estomatites e amigdalites.

Machucados que não cicatrizam nunca

Quando acontece uma queimadura ou um corte na pele, o processo de cicatrização depende de células saudáveis. Se o sistema imunológico estiver comprometido, as feridas podem não cicatrizar, porque o organismo não está produzindo ou não consegue enviar sangue com nutrientes para o local do ferimento.

Diarreia e constipação

Nosso organismo precisa de equilíbrio para trabalhar. Quando o indivíduo apresenta episódios de diarreia, isso significa que as bactérias boas do intestino não estão atuando como deveriam. Como consequência, os nutrientes dos alimentos não são absorvidos, o que atrapalha a atuação do sistema imune.

Em contrapartida, a constipação também é um problema, pois nesse caso há um acúmulo de resíduos alimentares e uma proliferação de bactérias ruins, que não irão absorver nutrientes.

Outro ponto a se destacar é que, segundo a Sociedade Brasileira de Imunologia, a mucosa do intestino comporta a maior coleção de células imunes do corpo. Por isso, uma dieta balanceada, associada a um estilo de vida mais saudável, é fundamental para fortalecer a microbiota intestinal.

Cansaço, fraqueza e sonolência

O cansaço frequente, a fraqueza e a sonolência podem ser sinais de que há falta de nutrientes ou vitaminas no corpo. Índices baixos de vitamina D no organismo, por exemplo, causam fadiga, sono excessivo e fraqueza na realização das atividades diárias.

A vitamina D também é uma das responsáveis por fazer o sistema imunológico inato trabalhar, já que combate infecções e auxilia na absorção de fósforo e cálcio. Se ela está em falta, o corpo ficará mais suscetível a doenças infecciosas, como gripes e resfriados, problemas ósseos, depressão e até diabetes.

Sintetizada pela pele por meio da exposição solar, a suplementação pode ser necessária para algumas pessoas. Antes de ingerir qualquer tipo de medicamento, no entanto, é necessário fazer exames para saber quais são seus níveis, pois o excesso de vitamina D é capaz de causar problemas renais e perda óssea. Ou seja, moderação é tudo.

Anemia

A doença traz uma série de comprometimento à vida saudável, interferindo no transporte de oxigênio para as células. A anemia ferropriva, que está relacionada à deficiência de ferro, é resultado de alimentação inadequada, com baixa ou má absorção de nutrientes.

Alguns estudos sugerem, inclusive, uma relação entre a baixa ingestão de ferro e o aparecimento de infecções, uma vez que o elemento contribui para uma resposta imune mais adequada.

Otite

Infecções de ouvido frequentes podem ser um indício de imunidade baixa, isso porque a deficiência do sistema imunológico impede o organismo de criar uma barreira contra infecções, como a própria otite ou até uma pneumonia.

Desse modo, episódios de febre também merecem atenção, pois são um sinal de defesa do organismo contra algum agente infeccioso.

O que fazer em casos de suspeita de imunidade baixa?

Se você já estiver com a manifestação de problema, a recomendação é procurar um médico para diagnosticar a doença e passar o tratamento mais adequado. Além disso, é essencial fazer check-up anual, a fim de avaliar níveis de colesterol, glicemia, componentes do sangue, funcionamento dos rins, infecções de urina e possível deficiência de vitaminas.

Agora, é possível contribuir para uma imunidade alta com alguns hábitos saudáveis, que irão melhorar as células de defesa do organismo. Veja a seguir o que você pode fazer!

Respeite seu tempo de sono

É comum vermos publicações que incentivam o indivíduo a dormir pouco, a fim de realizar mais e mais tarefas. No entanto, se a pessoa não dorme bem, o organismo não consegue produzir células de defesa contra infecções, o que aumenta a chance de contrair gripes e outras doenças.

Controle o estresse

É difícil manter a calma, mas fato é que episódios de estresse liberam o hormônio cortisol na corrente sanguínea, o qual irá inibir a ação do sistema imunológico. Se a pessoa vive constantemente em situações de estresse, o organismo irá baixar a guarda das células de defesa.

Caso não consiga lidar com o estresse individualmente, não hesite em procurar ajuda terapêutica ou médica. Atividades de lazer também contribuem para evitar o estresse.

Mantenha uma alimentação saudável

Uma alimentação rica em vegetais, frutas, proteínas e fibras proporciona os nutrientes necessários para que o sistema imunológico possa atuar. Você pode cortar do cardápio, sem medo, ultraprocessados (salgadinhos, salsichas, refrigerantes), alimentos gordurosos e açúcar em excesso.

Em relação a outras restrições, é importante procurar um nutricionista, pois a retirada de um alimento pode significar a retirada de um nutriente importante.

Pratique exercícios físicos

Os exercícios frequentes combatem o sedentarismo, a obesidade e o aparecimento de doenças que deixam o organismo vulnerável, como hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares. Uma boa dica é começar com caminhadas diárias, de 30 minutos.

E você, adota hábitos saudáveis na rotina? Está com seu sistema imunológico em dia? Que tal conferir mais dicas sobre saúde e bem-estar em nosso Instagram? Aproveite e siga a gente por lá!