Saúde
Câncer de próstata: confira os sintomas, diagnóstico e tratamento

Câncer de próstata: confira os sintomas, diagnóstico e tratamento

Não é novidade que o câncer de próstata é um dos tipos de câncer que mais afeta a população masculina, principalmente os homens que se encontram acima de 50 anos. Na maioria das vezes, esses tumores malignos crescem devagar, sem produzir sintomas iniciais. É justamente por esse motivo que todos os homens devem fazer exames rotineiros, no intuito de averiguar a saúde da próstata.

De fato, os exames devem ser realizados a partir dos 50 anos. No entanto, os homens que apresentarem histórico desta patologia na família, devem tomar maiores cuidados ao completar 45 anos, assim como os que têm descendências africanas.

Porém, independentemente da idade, é necessário consultar um médico sempre que surgirem sintomas parecidos com os desta doença.

Câncer da próstata: quais são os sintomas?

Antes de falarmos sobre os sintomas do câncer de próstata, é importante mencionar que eles tendem a aparecer apenas quando a patologia se encontra em seu estado mais avançado. Por essa razão, é importante fazer os exames periodicamente.

Também é essencial manter atenção em relação a alguns sinais. Entre eles estão:

• Urina com um jato fraco;
• Dificuldades de ereção ou impotência sexual;
• Presença de dor ao urinar ou ejacular;
• Dificuldades ao começar o processo de urinar;
• Existência de algumas gotas de urina sobre a cueca;
• Constante sensação de bexiga cheia, mesmo após urinar;
• Dor nos locais próximos ao ânus ou nos testículos;
• Vontade de urinar repentinamente;
• Vontade de urinar com frequência, incluindo o período noturno;
• Existência de sangue em meio ao sêmen;
Incontinência urinária ou fecal.

Naturalmente, apresentar apenas um desses sintomas, de forma isolada, não significa, em si, a presença de um câncer de próstata. Contudo, é sempre recomendado manter a atenção e consultar um urologista caso um ou mais desses problemas se tornem constantes. Lembre-se sempre que é melhor pecar pelo excesso de cuidado do que pela falta dele.

No entanto, se houver a presença de um câncer e ele se alastrar para outros locais do corpo, é natural a ocorrência de alguns sintomas frequentes e diversificados como, por exemplo, a sensação de fraqueza nas pernas, dores persistentes nas costas ou, até mesmo, insuficiência renal. Nessa situação, o médico poderá solicitar novos exames para avaliar a proporção da doença, indicando um tratamento adequado.

Como obter um diagnóstico?

Levando em consideração que o câncer em estado inicial não provoca sintomas, a maneira mais eficiente de diagnosticar a doença ocorre por meio do exame de sangue PSA ou pelo toque retal. Sendo assim, durante este toque, o médico poderá sentir a presença de um nódulo.

Diante desta situação, é recomendada uma investigação mais aprofundada a partir da coleta de uma biópsia para a análise em um laboratório. Da mesma forma, se o exame de sangue PSA demonstrar resultados muito alterados, o especialista também fortalecerá as pesquisas.

Almofada para conforto da próstata

Quais são as causas deste tipo de câncer?

Na verdade, não há um motivo específico a ser apontado no processo de desenvolvimento desta patologia. Porém, alguns fatores aparecem como possíveis indicadores. Entre eles estão:

Manter uma dieta inadequada, com alta ingestão de cálcio ou gorduras;
• Ter 50 anos ou mais;
• Possuir um histórico familiar de câncer de próstata, com parentes biológicos de primeiro grau como, por exemplo, pai ou irmãos;
• Obesidade ou sobrepeso.

Além disso, vale ressaltar que os homens que apresentam a etnia afro-americana tendem a aumentar em duas vezes as chances de desenvolver um câncer desta natureza, se comparados aos homens de qualquer outra etnia.

Quais são as fases do câncer de próstata?

Se o paciente, de fato, for diagnosticado com esse tipo de câncer, é essencial identificar o nível de estadiamento da patologia presente. Afinal, esse procedimento conseguirá indicar as melhores formas de tratamento. Então, confira as principais fases:

• T0: ocorre quando não há a presença de um tumor;
• T1: este estádio descreve um tumor que não foi descoberto por meio de exames de imagem ou palpação;
• T2: essa fase indica um tumor em estado primário que se limita a região da próstata;
• T3: esse tumor se encontra além da próstata, afetando, assim, a cápsula prostática. Além disso, ele também pode atingir as vesículas seminais;
• T4: nesta situação, o tumor se alastra para estruturas próximas, como reto, o esfíncter ou os músculos;
• N0: nesse momento, não ocorrem processos de metástases em nódulos linfáticos em regiões próximas à próstata;
• N1: aqui ocorrem metástases em nódulos linfáticos que se alojam próximos a próstata;
• M0: não é possível observar a presença de metástases à distância;
• M1: neste momento, há metástases em outros órgãos do corpo, em ossos ou, até mesmo, em nódulos linfáticos mais distantes da região da próstata.

Compreender os estádios de evolução é um procedimento muito importante. Afinal, ao definir o tratamento adequado por meio da compreensão do estadiamento, o médico trabalhará para aumentar as chances de cura dos pacientes.

De que forma o tratamento é feito?

Como já foi mencionado, o tratamento deste tipo de câncer deve ser indicado por um urologista. Para isso, algumas questões serão levadas em consideração como a gravidade do quadro, a idade do paciente, a expectativa de vida e as possíveis patologias associadas.

No entanto, existem algumas modalidades de tratamento utilizadas com maior frequência, como:

• Radioterapia: esse tratamento é realizado por meio da aplicação de uma radiação em algumas regiões da próstata, no intuito de eliminar as células cancerígenas.

• Prostatectomia: esse procedimento é o mais comum e consiste na realização de uma cirurgia para a total retirada da próstata do paciente.

• Tratamento hormonal: é recomendado para os quadros mais avançados e ocorre por meio da administração de remédios, com o objetivo de regular a produção hormonal, amenizando, assim, os sintomas.

Os tratamentos mencionados podem ser realizados de forma combinada ou individual. Para isso, o especialista deverá analisar o nível de evolução da patologia.

Após tirar as suas dúvidas a respeito do câncer de próstata, aproveite para fazer um comentário. Ficou ainda alguma dúvida sobre o tema? Tem algum outro assunto que você quer aprender sobre? Escreva para a gente abaixo!

Nenhum post encontrado