Acessibilidade
Conheça as adaptações essenciais para um quarto de cadeirante

Conheça as adaptações essenciais para um quarto de cadeirante

Um quarto de cadeirante deve obedecer a um padrão específico, que ajude na sua locomoção e acesso aos objetos. Por isso, várias adaptações essenciais fazem parte na hora de tornar um quarto acessível para um cadeirante, a fim de que ele tenha qualidade de vida e autonomia.

Assim, pensando na segurança e conforto, precisamos fazer grandes e pequenos ajustes em todo o quarto, seu mobiliário e até em portas, para que tudo fique sem obstáculos e acessível. Pensando nisso, trouxemos várias dicas para quem quer fazer essas adaptações. Veja!

Uma das adaptações essenciais para o quarto de cadeirantes é o espaço

Quando falamos sobre a movimentação do cadeirante, precisamos lembrar do espaço necessário para manobra da própria cadeira de rodas dentro do quarto. Isso garante não apenas a segurança, como o uso pleno de todo o ambiente/peça.

Então, a dica é manter um afastamento considerável entre os móveis, a fim de permitir o trânsito livre do cadeirante. Além disso, se você quiser averiguar medidas específicas, pode recorrer a norma NBR 9050, que estipula, por exemplo, 150 centímetros de diâmetro para garantir a execução de manobras.

Seguindo essa linha, é importante evitar excesso de mobiliário dentro do quarto, optando por um espaço livre de impedimentos para a passagem. A porta de correr em roupeiros também é uma alternativa que deixa o espaço maior, permitindo a passagem sem separação de espaço para a própria abertura das portas.

As portas sanfonadas são outro recurso interessante

Em um projeto de arquitetura existe o espaço destinado para a abertura de portas nos cômodos. Nesse caso, temos a porta do quarto e talvez mais uma interna, para uma suíte. O grande problema referente a isso é que o espaço é fator determinante para a locomoção do cadeirante.

Portanto, esse tipo de projeto não favorece a autonomia da pessoa em seu quarto, porque diminui o espaço existente no local. Então, as portas com modelos sanfonados ou de correr são as mais interessantes para permitir que elas estejam lá, cumprindo seu papel, mas sem atrapalhar a locomoção.

Por isso, a dica é trocar a porta do quarto, e da suíte caso tenha, a fim de que haja um pouco mais de local destinado à passagem e manobra do cadeirante. Sem contar a instalação desse tipo de porta, que é simples e fácil, oferecem conforto e mais acessibilidade.

Cadeiras de rodas

O uso de obstáculos deve ser evitado

Por mais que você tenha obedecido às dicas que citamos antes, de ter pouca mobília e espaço para a passagem do cadeirante, pode ter cometido um erro comum. Na intenção de tornar o ambiente mais bonito, os tapetes são colocados dentro do quarto em versões maiores, ou pequenos, a fim de ficar na porta do ambiente.

O problema é que tapetes não são apenas para decoração do ambiente, eles cumprem funções, como de minimizar a sujeira nos pés ou sapatos de quem entra em um espaço. Então, pensando em sua funcionalidade, ele não vai servir no quarto de um cadeirante, porque se transforma em um obstáculo.

Os obstáculos são o principal problema que precisamos evitar, a fim de tornar a locomoção mais fácil e evitar problemas como quedas. Assim, nada de tapetes no quarto ou mesmo no caminho feito até o quarto, de modo a facilitar o trajeto.

É preciso que objetos sejam facilmente acessados

O cadeirante precisa ter acesso aos seus objetos de uso pessoal com facilidade, então, precisa existir todo um planejamento para guardar roupas, sapatos e outros. Por exemplo, na hora de se vestir é preciso que não haja um esforço desnecessário para alcançar uma roupa pendurada.

A altura confortável deve ser aquela na qual o cadeirante consegue pegar seus objetos do dia a dia sem esforço, de forma prática, como deve ser para todos. Assim, os suportes para cabides devem ser ajustados na altura que é mais adequada para o cadeirante.

Outro ponto importante é manter tudo no campo visual a partir da perspectiva da própria cadeira. Além de ver o bastante para alcançar, é preciso que o cadeirante veja tudo o que está ali organizado, a fim de administrar sua rotina com facilidade.

Os espelhos, caso sejam instalados, precisam considerar a altura da cadeira. Isso colabora para mais autonomia e autoestima na hora de se arrumar para sair de casa ou mesmo em ações da rotina, como escolher as roupas que vai usar depois do banho. São ajustes que fazem toda a diferença e colaboram para maior qualidade de vida.

Os móveis devem ter a altura ajustada

A altura dos móveis é crucial para terminar a nossa lista de ajustes para o quarto. Primeiramente, mesas precisam ter ao menos 50 centímetros para abrigar a cadeira na hora de utilizar o computador, por exemplo, além de 75 a 80 centímetros de altura.

Também precisamos ressaltar a necessidade de ajustar cama e colchão. Aqui, pensamos para além do acesso e visualização, porque a cama deve ter uma altura que facilite o processo de transição da cadeira para a cama. Então, colchão e cama devem ter um tamanho confortável para esse momento.

E pela dificuldade em encontrar esse tipo de recurso em lojas, a cama do tipo hospitalar podem ser uma ótima aposta para melhorar a qualidade de vida. São mais confortáveis e conseguem dar conta de colaborar com a autonomia do cadeirante.

Essa são as adaptações essenciais para um quarto de cadeirante, as quais visam nada mais nada menos do que facilitar o dia a dia. Da mesma forma que todos querem praticidade em seu dia a dia, o cadeirante também deseja, principalmente porque isso significa maior autonomia sobre seu autocuidado.

A mobilidade reduzida deve ser compensada com um espaço adaptado para manobras da cadeira de rodas, bem como a altura para acessar objetos deve ser ajustada. Então, é preciso prestar atenção ao espaço destinado a locomoção, altura de móveis, objetos dentro do campo visual, altura de cama e colchão.

Tudo isso junto forma um ambiente favorável para momentos de se arrumar, descansar, enfim, atividades necessárias ao nosso cotidiano.

E aí, gostou desse conteúdo? Então, siga a gente no Instagram. Lá, você confere as novidades em primeira mão, além de promoções exclusivas dos nossos produtos!

Nenhum post encontrado