Acessibilidade
Apoios de pés para cadeira de rodas: conheça os tipos

Apoios de pés para cadeira de rodas: conheça os tipos

Conhecer os tipos de apoios de pés para cadeira de rodas é essencial para garantir o conforto dos seus usuários. Essa escolha, por mais que não pareça tão importante quanto o assento, é uma das principais a serem feitas na compra de uma cadeira.

E por isso é tão importante conhecer os principais tipos de apoios disponíveis no mercado. Isso ajuda você a tomar as decisões certas, saber quais são as regulagens que você precisa, além de outras questões relacionadas à compra do seu produto.

E justamente para te ajudar a tomar a sua melhor decisão, quando você escolher o seu apoio, que nós preparamos esse artigo. No decorrer do texto, será possível conhecer os principais tipos, além de outras informações relacionadas aos produtos. Para saber mais sobre os tipos de apoios para pés para cadeira de rodas, continue a leitura.

Apoio de pés Swing-away

O primeiro apoio de pés para cadeira de rodas que vamos apresentar são os modelos Swing-away. Eles são extremamente versáteis e, por isso, são alguns dos mais comuns de serem encontrados no mercado.

Eles são populares por disponibilizarem uma abertura lateral completa para seus usuários, além da possibilidade de remover as pedaleiras. Isso faz com que a transferência frontal do indivíduo seja feita de maneira muito mais prática do que o habitual.

Além da questão da transferência, a remoção das pedaleiras também facilita diversas outras ações. Entre elas, a principal é a compactação da cadeira de rodas, o que torna mais fácil a aproximação de móveis, já que o espaço usado é menor.

Também é possível fazer a regulagem da altura das pedaleiras, o que torna o seu uso muito mais confortável. O usuário do produto tem a sua postura melhorada por conta do ajuste correto à sua altura, o que deixa o objeto muito melhor de ser utilizado.

No mais, os apoios de pés Swing-away são ótimas alternativas disponíveis, pois disponibilizam mais conforto e autonomia para seus usuários. As várias possibilidades de regulagem fazem dele uma das escolhas mais comuns entre o seu público-alvo.

Apoios destacáveis e reguláveis

Quando um apoio é destacável, ou seja, removível, ele facilita a transferência do indivíduo que estiver usando a cadeira. Esse tipo de produto é comum justamente por trazer mais praticidade para quem precisa de uma saída mais tranquila de cima do assento.

Não é necessário fazer uso de nenhum tipo de aparelho para que os procedimentos sejam feitos e, por isso, os apoios são tão usados. Além disso, também é importante que eles sejam reguláveis, afinal, esse ponto é crucial quando falamos de apoios.

Regular a altura do apoio é essencial para trazer mais firmeza e uma postura ergonômica mais fácil de ser conquistada. Além disso, se adequa a diferentes tamanhos de corpos, o que traz mais comodidade para quem quer que esteja usando a cadeira.

Em todo caso, a grande parte dos apoios atuais conta com a possibilidade de regular ou remover o produto com uma facilidade grande. Esse atributo acabou se tornando básico para trazer mais conforto e uma transferência menos trabalhosa.

Cadeira de rodas reclinável

Apoios de plataforma

Modelo mais comum há tempos atrás, hoje, os apoios de pés de plataforma estão ficando menos populares. No entanto, isso não significa que são ruins ou que não contam com algumas vantagens para seus usuários.

Os apoios de plataforma são usados, no geral, mais ao centro da cadeira, proporcionando maior controle do tronco de quem usa o aparelho. Além disso, por conta dessa posição, é possível contar com um posicionamento mais ergonômico de quem usa a cadeira.

O apoio desse tipo é comum por dar mais estabilidade para quem usa o assento, o que faz com que a manobrabilidade aumente consideravelmente. Isso dá maior autonomia para usuários que queiram se locomover com maior facilidade.

No mais, por mais que não sejam tão usados quanto antes, ainda assim, os apoios de pé de plataforma são boas opções entre as disponíveis. Os modelos podem não ser tão comuns de serem vistos, porém, contam com seus benefícios.

Apoios articulados

Os apoios articulados são muito valiosos para quem deseja ter mais conforto do que nas alternativas anteriores. Geralmente usados em conjunto um encosto reclinável, esses produtos permitem que seus usuários consigam até mesmo deitar em cima da cadeira.

A articulação, que pode mover a pedaleira em até 65º graus, faz com que a circulação dos seus usuários aumente, o que melhora a sensação de conforto. No geral, são simples, porém, contam com uma série de vantagens, e as variações de posição é o grande ponto alto desse tipo de apoio.

Outros aspectos para ficar atento na escolha da cadeira

Agora que conhecemos os principais tipos de apoios de pés para cadeiras de rodas, podemos falar sobre outros pontos para você ficar atento. É preciso ter atenção com alguns aspectos, que influenciam diretamente no conforto dos seus usuários.

Contar com um apoio de pé elevável e removível, por exemplo, é recomendado para aumentar o conforto de quem usa a cadeira. Além disso, também é preciso ficar atento aos seguintes pontos ao comprar o seu produto:

• Suporte e almofadas, para melhor colocação de panturrilha;
• Cintos e apoios, para garantir a segurança do usuário;
• Encosto reclinável, para aumentar o conforto do indivíduo;
• O material que o chassi da cadeira é feito;
• Qual é o diâmetro da roda, e se ele é o ideal para sua locomoção e tamanho da residência;
• Qual é o tipo de pneu e se ele suporta condições climáticas diversas;
• Qual é o tipo de almofada presente no assento e no encosto, pois isso influencia diretamente no conforto do usuário.

No mais, esses são os aspectos mais importantes a serem pensados quando falamos de comprar uma cadeira de rodas. Agora, você já sabe quais são os cuidados básicos ao fazer a sua escolha, além de conhecer os tipos de apoios para os pés para um maior conforto.

Nosso texto fica por aqui e se você gostou de nos acompanhar, não deixe de ler também "Manutenção na cadeira de rodas: conheça 3 pontos para você observar".

Nenhum post encontrado