Produtos
Munhequeira: conheça os tipos e saiba quando usar

Munhequeira: conheça os tipos e saiba quando usar

Quando nos machucamos fazendo alguma atividade física ou simplesmente cumprindo nossas tarefas do dia a dia, uma visita ao médico pode ser uma excelente ideia para diminuir ou acabar de vez com a dor. Geralmente, quando o problema em questão envolve tendões, músculos e articulações do pulso, pode ser preciso utilizar também uma munhequeira ortopédica.

Mas, você sabe exatamente o que é isso e como tal item funciona? No artigo de hoje, vamos explicar melhor como usar uma munhequeira, quais suas indicações e como escolher o melhor modelo para o seu caso.

Boa leitura!

O que é e para que serve uma munhequeira?

Também conhecida como “pulseira ortopédica” ou “tala para punho”, a munhequeira é um tipo de acessório bastante recomendado para tratamentos não invasivos em pessoas que apresentam algum problema na região do punho.

No geral, sua função é comprimir (apertar) a região em questão e, em alguns casos, certos dedos, limitando os movimentos articulares. Seu objetivo, nesse caso, é evitar esforços desnecessários e, consequentemente, diminuir a dor.

Como resposta do corpo, os ligamentos são reparados de maneira mais rápida, evitando novas lesões na área.

Embora sua recomendação se limite a tratamentos de saúde, é comum vermos as munhequeiras em ambientes completamente diferentes, como em academias, por exemplo. No caso destes lugares, o acessório costuma ser usado durante treinos de musculação e crossfit, com o objetivo de proteger os pulsos do impacto.

Hoje em dia, já podemos encontrar, aliás, modelos feitos especialmente para a prática de esportes, assim como opções que servem tanto para esse uso quanto para tratamentos.

Quais os principais benefícios no uso de uma munhequeira?

Como vimos acima, as munhequeiras são acessórios extremamente úteis e importantes para a proteção dos punhos. Para que essa importância fique ainda mais clara, separamos abaixo alguns dos principais benefícios de se uso. Acompanhe:

• Ajuda a aliviar a dor após lesões;
• Atua no tratamento de problemas musculares, em tendões e em articulações dos punhos e dedos (dependendo do modelo);
• Protege o pulso, imobilizando-o;
• Está disponível em uma boa variedade de modelos, com funções das mais variadas e com preços bastante acessíveis.

Produtos ortopédicos para punho

Qual a diferença entre uma munhequeira para tratamento e para exercícios?

Como citamos, muitas pessoas utilizam as munhequeiras, antes acessórios que se limitavam ao uso ortopédico, durante a prática esportiva. Mas, afinal, será que há alguma diferença entre os itens destinados para cada uma dessas finalidades?

Bem, no geral, a munhequeira usada na musculação ou no crossfit, costuma apresentar maior flexibilidade quando o assunto é impedir determinados movimentos. Embora tal acessório possa seu usado em casos de pequenas lesões nos tendões, articulações e músculos, sua principal utilidade não é essa.

Já as munhequeiras ortopédicas, são fabricadas com o uso de materiais específicos, além de serem projetadas com um design diferente, visando atuar no tratamento de doenças que causam dor e desconforto na região dos pulsos.

Quem deve usar uma munhequeira?

Independente de seu uso, seja com finalidade esportiva ou para o tratamento de lesões, o mais indicado é solicitar que o seu médico faça uma recomendação do melhor modelo de munhequeira para você.

Um dos principais motivos para a utilização do acessório é o tratamento de distúrbios leves no punho, o que geralmente ocorre durante a prática esportiva. Logo, faz perfeito sentido utilizá-lo também na academia, já que o mesmo pode prevenir possíveis problemas.

Em casos considerados mais graves, a munhequeira é indicada para o tratamento de lesões causadas por esforço repetitivo, o que chamamos normalmente de “LER”. A LER, aliás, costuma ocorrer quando a pessoa faz movimentos constantes com os punhos flexionados, como no caso de quem usa o computador por muitas horas.

Além disso, a munhequeira também pode ser utilizada por indivíduos com doenças como tendinite, pulso aberto ou Síndrome do Túnel do Carpo, também sendo indicado para tratamentos e cuidados em pós-operatórios.

No entanto, tenha em mente que, caso você esteja sentindo dores na região, não é recomendado adquirir uma munhequeira e usá-la por conta própria.

Afinal, como utilizar uma munhequeira da maneira correta?

Antes de utilizar qualquer tipo de munhequeira, seja ela voltada para a prática esportiva ou para algum tratamento de saúde, é fundamental consultar um especialista, que indicará a melhor versão, o tempo de uso e o modo de colocação ideal para o seu caso.

Entretanto, existem algumas recomendações gerais para o uso de tal item, como:

• Não aperte demais a pulseira, já que isso pode prender a circulação e prejudicar sua saúde;
• O ideal é não usar as munhequeiras quando há alguma lesão grave no local;
• Não utilize as munhequeiras para dormir ou durante o banho;
• Adquira seu acessório sempre em lojas voltadas para produtos ortopédicos e que seja de total confiança;
• Na hora da compra, foque na qualidade, não no preço ou na marca.

Cuidados fundamentais ao utilizar uma munhequeira

Utilizar uma munhequeira pode até parecer algo simples, mas acredite, não é! Isso porque, é comum que as pessoas cometam pequenos erros na hora de colocá-la, o que acaba prejudicando a saúde da região dos pulsos.

Abaixo, listamos alguns dos principais usos do acessório em questão e o que pode acontecer caso você não o utilize do modo certo:

• Coceira: quando não há uma higienização correta da munhequeira, é possível que o usuário sinta muita coceira na região, o que o fará retirar o item constantemente, prejudicando o tratamento. Portanto, mantenha-o sempre limpo e, se possível, compre mais de um;

Dor muscular: utilizar a munhequeira durante muito tempo pode causar desgaste na região, cortar a circulação e ocasionar um aumento desnecessário na dor muscular;

• Dormência: se você utilizar de maneira equivocada a sua munhequeira é possível que sinta dormência nas mãos, aumentando as dores em casos específicos, como em quadros de artrite.

Lembre-se que, usar a munhequeira do modo indicado é de extrema importância. No geral, a órtese deve permitir que os seus dedos e polegares se movimentem até, no máximo, a metade do seu antebraço. Para que o acessório faça a diferença no seu dia a dia, o ideal é fazer pausas, nunca vestindo-o por mais tempo que o indicado.

Aqui na Ortoponto, você encontra diversos modelos de talas para proteção do punho. Fale com um de nossos consultores para identificar o melhor modelo para você.

Nenhum post encontrado