Produtos
O que é o curativo Bota de Unna e como utilizá-lo corretamente?

O que é o curativo Bota de Unna e como utilizá-lo corretamente?

Você já ouviu falar no curativo Bota de Unna? No geral, esse produto, que surgiu em 1896, pode beneficiar pacientes que apresentam feridas em locais de difícil cuidado, como os pés e tornozelos.

Criada pelo dermatologista alemão Paul Gerson Unna, especialista em cuidados com a pele, a bota em questão foi pensada e desenvolvida para fornecer proteção durante toda a cicatrização do ferimento, mantendo-o na umidade ideal e sem a sensação de coceira constante.

Se você possui curiosidade para conhecer mais sobre o assunto, basta continuar conosco durante todo este texto. Além da história por trás da criação da Bota de Unna, você também descobrirá como ela deve ser utilizada e quais os resultados esperados após o tratamento. Vamos começar?

O que é, exatamente, um curativo Bota de Unna?

Como citamos anteriormente, o curativo Bota de Unna recebe este nome graças a seu inventor, o dermatologista alemão Paul Gerson Unna, especialista em doenças e problemas de pele.

No geral, a Bota de Unna é um curativo compressivo feito de algodão, que apresenta em sua composição uma pasta de óxido de zinco. Vale lembrar que a pasta de óxido de zinco, por sua vez, ajuda a aliviar a irritação da pele, além de manter a área afetada pela ferida úmida na medida certa.

Isso acontece porque o zinco promove a cicatrização, o que o torna fundamental para o tratamento de queimaduras e úlceras, por exemplo. Alguns modelos diferentes de Bota de Unna ainda contém “ingredientes” diferentes em sua composição, como a glicerina.

O que um curativo Bota de Unna é capaz de tratar?

Os curativos Bota de Unna são utilizados, na maioria das vezes, para os tratamentos de edemas, úlceras e feridas, fornecendo um nível de pressão exato para manter a região segura e acelerar a cura.

Seu objetivo é tratar feridas que necessitam de drenagem leve ou moderada, permitindo que o paciente em questão realize movimentos básicos por conta própria, ou seja, não é necessário repouso absoluto durante o processo.

Curativo Bota de Unna comprar

Como utilizar um Curativo Bota de Unna?

Primeiramente, é necessário realizar a limpeza da ferida. Nesse caso, todo resquício de pomada ou de medicamentos tópicos deve ser retirado da região. Em seguida, o profissional de saúde habilitado fará os seguintes passos para que a aplicação seja bem-sucedida:

• A perna do paciente deve ser levantada acima da linha do coração por cerca de 20 minutos. Para isso, o mais indicado é que o mesmo esteja sentado ou deitado em posição confortável. Esse passo acima é de extrema importância, já que ajudará a diminuir o inchaço na parte inferior da perna;

• Na sequência, é possível aplicar vaselina na pele que fica ao redor da ferida, para mantê-la hidratada e evitar a coceira. O profissional também avaliará se é necessário aplicar algum outro tipo de curativo em conjunto com a Bota de Unna;

• Na hora da aplicação da Bota, a perna deve ser envolvida desde a base dos dedos dos pés até os joelhos;

• É fundamental não puxar demais a Bota de Unna durante a aplicação. Isso porque a mesma se tornará rígida assim que secar por completo, o que pode acabar aplicando uma pressão desnecessária na região da ferida;

• Logo no início, a sensação de utilizar um curativo Bota de Unna pode ser estranha, já que o paciente sentirá um leve aperto. No entanto, isso não é motivo para preocupação, já que a bandagem afrouxará assim que os primeiros movimentos forem realizados.

Quais os principais cuidados na hora de aplicar uma Bota de Unna?

Além do cuidado com a ferida e a posição do paciente, é fundamental que o profissional se atente aos seguintes pontos:

• Não tenha pressa ao colocar a Bota. Todo o cuidado é pouco para que o item não fique muito apertado ou frouxo demais;

• Deixar espaço é fundamental. Caminhar com conforto só será possível se houver algum espaço sobrando no curativo;

• Uma conversa franca com o paciente é uma excelente ideia. Ao longo do processo, pergunte como ele se sente, se o curativo parece muito apertado ou coisas do tipo;

• Entenda a dor do paciente. Algumas pessoas sentem mais dor que outros e isso é perfeitamente normal. Lembre-se que o uso da Bota Unna não deve ser dolorido. Logo, certifique-se de que a pessoa está se sentindo bem com o uso do curativo.

Tenha em mente que o principal objetivo de utilizar um curativo Bota de Unna é ajudar o paciente a se recuperar de suas feridas e machucados abertos da melhor maneira, o que significa que é importante que a bandagem esteja apertada o suficiente para não sair de modo algum do lugar, mas solto na medida, para que ele possa se movimentar de maneira confortável e sem sentir nenhuma dor.

O que o paciente pode fazer para acelerar a cicatrização da ferida?

Durante o processo de cicatrização do ferimento, os pacientes podem fazer a sua parte para acelerar o processo (ou, ao menos, não atrasá-lo). Para isso, não basta apenas utilizar o curativo Bota de Unna. Também é preciso tomar alguns cuidados extras, como:

• Manter a Bota de Unna totalmente seca. É indispensável que eles saibam, por exemplo, como cobri-la durante o banho ou em dias de chuva;

• Gerenciar sua condição de saúde, como em casos de pressão alta ou de diabetes. Isso porque, a ferida pode não cicatrizar como deveria ou, até mesmo, novos ferimentos podem surgir, piorando o quadro inicial. Por isso, é preciso tomar os medicamentos indicados pelo médico e recorrer a ele sempre que algo parecer estranho ou preocupante;

• Caminhar todos os dias. As caminhadas ajudam a comprimir a Bota de Unna e melhorar o fluxo do sangue;

Alimentar-se de maneira adequada e ingerir pratos que ajudem na cicatrização das feridas, o que inclui frutas, legumes, laticínios com pouca gordura, carnes magras e peixes.

O curativo Bota de Unna é um item capaz de melhorar muito a qualidade de vida de pessoas que apresentam ferimentos na parte inferior do corpo. No entanto, para que ele possa cumprir seu papel, é preciso que o paciente também faça a sua parte. Também não deixe de conversar com o médico que acompanha seu caso, pois ele é a melhor pessoa para orientar você.

Agora que você já conhece o que é e quais são os benefícios da Bota de Unna, saiba que na Ortoponto você pode adquiri-la com segurança e o melhor preço. Além disso, entregamos para você em casa! Confira aqui o produto e fale com um de nossos consultores se precisar de algum auxílio.

Nenhum post encontrado