Acessibilidade
Como obter desconto de 80% nas passagens aéreas de acompanhante de PcD?

Como obter desconto de 80% nas passagens aéreas de acompanhante de PcD?

É possível obter desconto de 80% nas passagens aéreas de acompanhante de PcD, porém, é preciso realizar uma série de procedimentos para isso. Os processos podem parecer complicados, mas são simples, desde que você saiba o que está fazendo!

Ao fazer a solicitação correta, é possível conseguir o desconto facilmente, ao informar a companhia sobre o acompanhante da forma certa. No mais, para descobrir como conseguir o desconto de 80% que você tanto deseja, não deixe de ler o texto que preparamos hoje, com um passo a passo para te ajudar!

1) Faça a solicitação do MEDIF

Antes de qualquer coisa, para descobrir como obter 80% de desconto nas passagens de acompanhantes de PcD, é preciso entender o que é o MEDIF. Basicamente, é um documento que prova que a pessoa com deficiência pode realizar a viagem sem complicações.

É preciso preencher esse documento, que é fornecido pela companhia aérea, para só então iniciar o processo. É necessário destacar que o viajante não faz isso sozinho, já que parte do formulário é destinada a um médico que tenha o seu registro ativo. No campo de “informações médicas”, ele deve dar as informações solicitadas, além de carimbar e assinar o documento. O resto é de responsabilidade da pessoa com deficiência, que, após a assinatura, deve fazer o envio até a companhia aérea.

Em todo caso, saiba que também é possível contar com o FREMEC, que tem a mesma função, mas que é voltado para quem viaja com mais frequência. Ele diminui a burocracia, já que não é preciso estar solicitando assinaturas médicas todas às vezes. Isso porque ele tem validade de 1 ano de duração, o que torna o procedimento muito mais prático.

No mais, escolha entre os dois documentos e, então, já podemos passar para a próxima etapa, onde a compra da passagem é feita.

2) PcD deve adquirir a passagem

O próximo passo a ser tomado é a compra da passagem, que deve ser feita com antecedência. O procedimento pode acontecer mesmo que o MEDIF ainda não esteja emitido, afinal, é necessário reservar um espaço em seu nome.

Após fazer a compra da passagem, acesse o site e então faça a impressão do seu MEDIF. Depois dessa etapa, procure um médico para que a assinatura e o preenchimento do formulário sejam feitos, para que não haja nenhum tipo de problema.

Após isso, preencha o resto do questionário e, então, faça o envio para a companhia aérea. É possível adicionar o localizador de passagem no MEDIF e, por isso, não existe qualquer problema em adquirir a passagem antes de informar a sua condição!

No mais, é importante destacar que cada companhia pode ter os seus procedimentos feitos de maneira diferente. No entanto, em boa parte dos casos, basta seguir os passos que estamos apresentando aqui para que a sua compra com desconto seja efetuada.

Por fim, é necessário saber que a pessoa com deficiência só pode solicitar o acompanhante caso se enquadre em uma das categorias abaixo:

• quando for necessário viajar dentro de uma incubadora ou de uma maca;
• quando não puder ir até o banheiro ou fazer alguma outra necessidade fisiológica, como se alimentar, sozinha;
• quando tiver algum impedimento para realizar as ações de segurança durante o período de voo.

Cadeira de rodas Aktiva Ortobras

3) Solicitação do acompanhante

Como dissemos, é necessário cumprir com alguns requisitos para que seja permitido o acompanhamento. Além disso, durante o envio do MEDIF, é preciso informar que será necessário estar acompanhado de outra pessoa durante a viagem.

No mais, antes de tudo, recomendamos que solicite o acompanhante para a companhia com o máximo de antecedência possível. Isso porque, pode ser que a análise do seu MEDIF demore, o que pode acabar com o seu planejamento.

Porém, é importante destacar que o MEDIF pode ser enviado em até 48 horas antes da viagem, com o prazo sendo bem grande. No entanto, como dissemos, se você pretende contar com um acompanhante, o mais recomendado é que seja feito antes.

No fim, após informar para a companhia que pretende contar com um acompanhante, é necessário esperar. Somente após analisar o documento apresentado, é que ela irá decidir se será permitido contar com a pessoa que deseja ao seu lado.

Caso o pedido seja aprovado, então já podemos passar para a fase onde realizamos a compra da passagem desejada. Contudo, caso seja negada, recomendamos que entre em contato com a companhia aérea para entender o que aconteceu de errado.

4) Realize a compra com o desconto

Após passar por todos esses procedimentos burocráticos, o acompanhante já está autorizado a comprar a passagem com 80% de desconto. É importante destacar que o preço da compra será o mesmo da pessoa com PcD, independente do prazo.

No mais, é importante ficar atento a um pequeno detalhe em relação a tudo isso: a compra da passagem do acompanhante só deve ser feita após todos esses processos. Se um bilhete já foi comprado normalmente, e depois tentou conseguir o desconto, dificilmente ele será dado.

É necessário respeitar as regras de viagem e, por isso, é importante que você respeite a ordem das instruções que foram dadas aqui. Se todos os documentos forem apresentados normalmente, não existe motivo pelo qual o desconto não seja dado.

Contudo, ainda assim, isso pode acontecer. Para esses casos, o PcD tem direito a reaver todo o dinheiro gasto com a compra. Porém, ao fazer uma simples ligação para solicitar uma conversa com a companhia, pode ser que resolva esse pequeno mal entendido.

5) Atenção especial no caso das crianças

No mais, agora que já sabemos como comprar passagem com 80% de desconto para acompanhantes de PcD, vamos falar um pouco mais sobre as crianças. Elas também contam com esse mesmo desconto nos momentos de realizar a compra de um bilhete de viagem.

Caso elas tenham entre 2 e 11 anos e 11 meses, é possível contar com o desconto de 80% durante a compra de passagem. O procedimento é, basicamente, o mesmo. Basta solicitar o MEDIF e conseguir a assinatura de um médico autorizado a fazer isso.

Gostou do nosso artigo de hoje? Se você gostou de nos acompanhar até aqui, não deixe de se inscrever na nossa newsletter abaixo, para receber os novos conteúdos em primeira mão.

Nenhum post encontrado