Bem-estar
Conheça 5 dicas para aliviar a tensão no pescoço

Conheça 5 dicas para aliviar a tensão no pescoço

Aliviar a tensão no pescoço é o desejo de muitos brasileiros, que sofrem de dores frequentes nessa região do corpo. No entanto, pouca gente sabe como se livrar desse incômodo, afinal, essas informações não são divulgadas em todos os locais.

Porém, saiba que existem algumas dicas que podem evitar boa parte dessas dores! Ao seguir algumas práticas simples no decorrer do seu dia, é possível contar com menos dores do que o normal, o que te ajuda a passar pela sua rotina de forma tranquila.

Por isso, nós estamos aqui para te apresentar 5 dicas práticas para te ajudar a se livrar da tensão no pescoço. A consulta ao médico é sempre recomendada, contudo, alguns problemas podem ser evitados com alguns ensinamentos básicos. Quer saber como aliviar a tensão que atinge o seu pescoço? Leia o artigo que preparamos!

Alongamentos e exercícios ajudam

Alongamentos e exercícios são excelentes para aliviar a tensão no pescoço, e essa não precisa ser uma prática complicada. Essas atividades podem ser feitas rapidamente, trazendo uma grande sensação de alívio assim que são finalizadas.

O exercício para aliviar a tensão consiste em elevar os ombros até a orelha, e então fazer movimentos circulares repetidamente. É importante fazer isso enquanto alterna entre ritmos e sentidos diferentes, para trabalhar bem a região que está sendo afetada.

Já no caso do alongamento, você simplesmente pode mover a cabeça até o ombro para a direita, com o pescoço esticado, e manter a posição por 1 minuto. Após isso, não deixe de fazer o mesmo para o outro lado, para que seja possível esticar por completo os músculos da região.

Após isso, também é recomendado levar o seu queixo até o peito, até que o seu pescoço esteja o mais reto possível. Isso deve aliviar as dores, porém, caso algum incômodo seja sentido durante a realização de alguma dessas atividades, não deixe de ir ao médico.

Compressas aliviam a tensão

Outra dica que ajuda a aliviar a tensão no pescoço é o uso de compressas mornas, que facilitam a circulação de sangue na região. Isso, inclusive, pode te ajudar a se livrar de dores em diversas outras áreas do seu corpo que estejam tensas.

O calor de uma compressa morna ajuda a relaxar os músculos, o que é excelente para o pescoço e também pode ajudar os ombros. Essa prática faz com que o oxigênio circule pelo corpo de maneira mais fácil, já que os vasos são dilatados em temperaturas mais altas.

E com isso, os nutrientes do nosso sangue circulam mais livremente, promovendo a cura da região mais rapidamente. No mais, molhar uma toalha com água quente e colocá-la dentro de um saco, para aplicá-la no local da dor, já pode ser o suficiente para o seu caso.

No entanto, caso precise melhorar ainda mais a capacidade de cura, não deixe de fazer uso de óleos analgésicos ou de bolsas térmicas/de água quente, que podem te ajudar com essa questão. Essa solução é simples, e costuma resolver o problema de boa parte das pessoas que sofrem com a tensão.

Bolsa térmica para cervical e pescoço

Massagem também facilita a recuperação

Após usar a sua compressa, também é interessante que uma massagem seja aplicada na região, para levar a dor embora de vez. Quando esse processo é feito com auxílio de um anti-inflamatório, os resultados podem ser muito melhores do que o esperado.

Essa prática age diretamente na dor, e evita com que a tensão tome conta da região. Para quem sofre com dores frequentes causadas por torcicolo, saiba que essa pode ser a solução que você tanto procura para acabar com esse incômodo.

No mais, caso não tenha um anti-inflamatório para auxiliar na massagem, o uso de um hidratante pode substituí-lo tranquilamente. No fim, faça a massagem por cerca de 2 minutos ou até que o produto usado seja absorvido pela pele. Ah, não esqueça de não se medicar sem orientação médica!

Travesseiros não podem ser volumosos

O seu travesseiro influencia diretamente nas dores que está sentindo no pescoço e pode ser a causa para que elas apareçam. Por isso, é importante escolher o modelo correto, que te proporcione conforto e não afete diretamente a sua saúde.

Para isso, dê preferência para travesseiros ortopédicos e que sejam mais firmes, além de evitar dormir de bruços, o que desalinha o seu corpo. Além disso, também é recomendado que não fique muito tempo deitado na mesma posição, pois isso prejudica a sua coluna.

No mais, ao trocar para um travesseiro que seja mais voltado para a sua saúde, a tensão no pescoço deve diminuir consideravelmente. Além disso, se você fica muito tempo sentado, não deixe de levantar de vez em quando, para esticar o corpo e evitar que as dores voltem.

Conheça ações que podem prevenir a tensão

No mais, nossa última dica para aliviar a tensão no pescoço é você fazer ações que previnam que ela aconteça. O melhor remédio para tudo é a prevenção e com as dores sentidas nessa região do corpo, isso não seria diferente.

Conhecer alguns comportamentos que podem te ajudar a impedir que as dores aconteçam é essencial para isso. Ao tomar algumas ações durante o seu dia, que não chegam a ser grandes, você pode se livrar de boa parte do que te incomoda.

Algumas das ações que podem ser feitas para evitar que a tensão apareça são as seguintes:

hidrate-se: os discos da região do pescoço precisam estar totalmente hidratados para que seja possível impedir que a tensão apareça;

• dormir de lado: é a posição certa de se dormir, pois, com apenas o pescoço e a cabeça no travesseiro, a sua coluna fica alinhada, além de manter a região hidratada;

• distribua o peso: sempre que for carregar algo, como sacolas, distribua o peso para que seu corpo não fique desalinhado e sobrecarregue o pescoço.

Como podemos ver, essas são ações básicas que ajudam a impedir que a tensão no pescoço apareça. Fazer essas simples mudanças no seu dia a dia já pode ser o suficiente para que boa parte das dores sentidas não venha a calhar.

No mais, esse é o nosso artigo. As informações foram úteis? Se você quer receber mais material do tipo, gratuitamente, siga a Ortoponto no Instagram e acompanhe tudo em primeira mão.

Nenhum post encontrado